Siga-nos:

Queria ter estudado em uma escola dessas

Fonte: Correio Popular - Campinas, quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - Cidades

Veja mais notícias no  Blog ECC na Mídia

Queria ter estudado em uma escola dessas

Há tempos fui alertado por uma mãe sobre as qualidades da escola em que sua filha estudava. Confesso que na hora não coloquei muita atenção, pensando tratar-se de entusiasmo de mãe que tinha acabado de colocar sua filha na escola. Com o passar do tempo, ouvi de outras mães e pais referências elogiosas à escola e acabei me interessando e procurei saber mais sobre o que de tão diferente existe nela.

Concluí algumas coisas:

1 – Tem uma política clara antibullying. A escola promove eventos para conscientização dos problemas causados por bullying. As crianças, desde o infantil até o Ensino Médio são ensinadas sobre o assunto e como isso prejudica as pessoas. Em um dos eventos, todas as crianças e pais usaram algo rosa para apoiar a campanha antibullying, participando assim de um movimento mundial chamado Pink Shirt Day.

2 – Ela promove o envolvimento social dos alunos. São educadas sobre a preservação da natureza, recebem incentivo para o trabalho social, são educadas no sentido de desenvolver o caráter e passa valores éticos e morais a seus alunos.

3 - Escola e pais são sócios na educação. Não é algo que a Secretaria da Educação tem a responsabilidade e os professores que se ralem para lidar com as salas de aula abarrotadas.

Pais, professores, alunos e funcionários trabalham em conjunto, harmônica e coordenadamente no sentido de prover ambiente e condições excelentes para que a educação se dê. Não se trata só de ensinar, de transmitir conhecimento, mas de educar, porque passa pelo comportamental e pelo ser humano integral.

4- Professores, coordenação pedagógica, administração, funcionários são todos apaixonados e dedicados ao que fazem. Eles sabem os nomes de todos os alunos e pais. Eles não medem esforços para atender as necessidades individuais de cada criança. Professores são altamente qualificados e constantemente treinados para se manterem atualizados.

5- Há o cuidado com a inclusão social. Crianças com deficiências são bem vindas,integradas ao contexto da escola, amadas e bem recebidas. A escola faz tudo para criar ambiente favorável para estas crianças, integrando-as aos demais alunos que cooperam e ajudam no processo.

6 – Reuniões regulares com os pais, quando são individualmente informados da  evolução ou dos problemas com os alunos. Planos de ação são estabelecidos para que pais e professores possam melhorar as áreas em que as necessidades estão sendo notadas.

Escolas como esta há em número pequeno por este Brasil afora. É verdade que se trata de uma escola particular, mas as características acima apontadas não exigem investimento financeiro, mas compromisso pessoal e familiar. Há escolas públicas que lograram níveis de excelência  iguais ao desta escola. Eu me refiro à Escola Comunitária de Campinas e meu único intuito aqui é mostrar que é possível uma educação excelente.

*** Marcos Inhauser é teólogo, pastor da igreja da irmandade e educador corporativo.

Veja mais notícias no  Blog ECC na Mídia



Veja mais abaixo:


Todos os direitos reservados ECC Desenvolvido por W2F Publicidade