Siga-nos:

A ARTE EXISTE PORQUE A VIDA NÃO BASTA - Galeria de Arte da Escola Comunitária de Campinas - "Francisco Biojone"

A ARTE EXISTE PORQUE A VIDA NÃO BASTA
Período:  3 de novembro a 13 de dezembro

 

A frase de Ferreira Gullar, que nomeia esta mostra, expressa o poder de transcendência que a arte tem na produção humana. Ela não se resume à produção do artista, mas reflete uma das intenções do ensino da arte.

Desde a sua formação, a arte na Escola Comunitária recebeu atenção especial de Dona Amélia, que procurou o apoio de artistas para realizar eventos que propiciassem a aproximação da escola com o universo da arte. Segundo ela, a sensibilização do aluno à arte dependia do estímulo e da atenção dados ao estudante pelo professor e pela instituição.

 

Era com cuidado que os professores eram instigados a buscar novos caminhos que ajudassem a despertar no aluno seu potencial criativo e perceptivo, possibilitando que a relação entre a arte e a educação se estendesse além dos muros da escola.

A Galeria de Arte da Escola Comunitária foi criada no esteio dessa filosofia, dando continuidade ao pensamento de formação artístico pedagógica.

Quando ela foi iniciada em 1996, ainda que de forma incipiente, buscava dar prosseguimento aos leilões de paredes, salões e festivais de arte realizados na escola, para os quais os artistas eram convidados especiais. O apoio dado pela coordenação pedagógica e administrativa foi fundamental para que as exposições continuassem a ser realizadas, e se tornassem um ponto cultural da cidade de Campinas.

Como forma de homenagear a memória de Amélia Pires Palermo, encerramos a programação de 2013 com artistas convidados que têm, de alguma forma, suas trajetórias artísticas ligadas à educação.

“A arte é a expressão do que a pessoa tem de mais sensível. É uma outra maneira de dialogar com alguém (...). Um diálogo não imposto, não forçado, um diálogo em que o artista dá o seu recado e espera, pacientemente, silenciosamente, a reflexão e a descoberta do outro.” (Amélia Pires Palermo)

 

Afrânio Montemurro

Ana Maria Duprat

Ana Helena Grimaldi

Carolina Engler

Fábio Fantazzini

Francisco Biojone

Fulvia Gonçalves

Lisa França

Magaly Farias

Maria Inês Teixeira

Norma Vieira

Paulo Cheida Sans

Raquel Figueiredo

Rodrigo Bryan

Sílvia Matos

Tina Gonçalez

Vera Ferro

Vera Orsini

 

Curadoria: Tina Gonçalez



Veja mais abaixo:


Todos os direitos reservados ECC Desenvolvido por W2F Publicidade