Siga-nos:

JOGO DAS INUTILEZAS - ESTEFANIA GAVINA - GALERIA DE ARTE DA ESCOLA COMUNITÁRIA-FRANCISCO BIOJONE

JOGO DAS INUTILEZAS

ESTEFANIA GAVINA

Segundo Nicolas Bourriaud “a atividade artística constitui não uma essência imutável, mas um jogo cujas formas, modalidades e funções evoluem conforme épocas e contextos sociais.”

Como se fosse um organismo vivo, “Jogo das Inutilezas” trata de uma mostra em construção, dentro de um processo relacional da arte que propõe criar um movimento de troca entre o espectador e o artista, no qual o primeiro é convidado a colaborar na montagem da obra como afirmativa de um espaço simbólico autônomo.


Esta proposta inverte os objetivos estéticos, culturais e políticos postulados pela arte moderna, propiciando uma experiência de proximidade e elaboração coletiva de sentidos em que a “inclusão do outro” faz parte de um dos objetivos do projeto.

Estefania procura estabelecer uma cumplicidade criativa com o público para que atuem ativamente no processo construtivo, que não se limita ao início da mostra, mas que se estende a todo o período em que a mostra permanecerá na Galeria.


A troca de objetos entre a artista e o público permite que haja um diálogo sobre a afetividade dos artefatos ao mesmo tempo em que trata da perda de significado.


Dessa maneira, “Jogo das Inutilezas” se firma pela ideia de que o descartável e a ausência de referência encontram novos sentidos na sociedade contemporânea.

Tina Gonçalez – curadora

SOBRE A ARTISTA
Nascida em 1972 em Buenos Aires, Argentina, Estefania Gavina vive e trabalha em Campinas, SP. Atualmente integra um grupo de pesquisa em fotografia contemporânea coordenado por Fabiana Bruno.
Em 2014 participou do 46° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba e foi premiada pelo Salão de Artes de Vinhedo.
Em 2011, foi finalista no concurso fotográfico “Visite Campinas”, promovido pelo Museu de Imagem e Som.
Dentre as exposições coletivas recentes estão: Pluralidades (Museu de Arte Contemporânea de Americana, SP) e Até meio quilo, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas. 

Clique aqui para conhecer a história da

Galeria de Arte da Escola Comunitária de Campinas



Veja mais abaixo:


Todos os direitos reservados ECC Desenvolvido por W2F Publicidade