Siga-nos:

Mais uns Instantes E estarei iluminado - Eduardo Mello - GALERIA DE ARTE DA ESCOLA COMUNITÁRIA–FRANCISCO BIOJONE

 

 

 

 

 

MAIS UNS INSTANTES E ESTAREI ILUMINADO

 

Fotografias de Eduardo Mello

 

 

O registro da fotografia de palco no Brasil, e, mais especificamente, do teatro brasileiro, é algo ainda muito recente. As primeiras imagens foram feitas no início da década de 50 pelo ator e fotógrafo alemão Fredi Kleemann, demonstrando  influência da estética hollywoodiana.

Publicado em 2008, o livro “Fotografia de Palco”, da fotógrafa Lenise Pinheiro, revela a inspiração e a referência de Fredi Kleemann. Outros livros sobre esse assunto são publicados, como “Palco Paulistano”, da fotógrafa Vânia Toledo; “Antunes Filho – Poeta da Cena”, do fotógrafo Emidio Luisi; “Teatros por João Caldas”, do fotógrafo João Caldas; “Retratos do Teatro”, do fotógrafo Bob Sousa, entre outros.


EDUARDO MELLO E A FOTOGRAFIA DE PALCO


Docente de Fotografia na Universidade Paulista e no SENAC Campinas, Eduardo Mello descobriu o teatro na cidade de São Carlos, onde passou sua infância e adolescência. Posteriormente, encantou-se pela fotografia na cidade de Niterói, durante a faculdade de Cinema e Vídeo. Convidado para fotografar um projeto de leituras dramáticas na cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Mello passou a se interessar pela fotografia de palco. De lá pra cá, muitos atores já foram retratados por suas lentes.

Voltado para a documentação do teatro brasileiro contemporâneo, o trabalho de Eduardo Mello segue essa vertente. Caracterizada como uma exposição de retratos, fotos feitas nos camarins e coxias dos teatros, além de imagens produzidas durante a encenação das peças, a mostra “Mais Uns Instantes e Estarei Iluminado” traz uma pequena síntese da sua produção realizada durante cinco anos.

“Procuro sempre capturar, seja no reflexo dos espelhos, seja sob o foco da luz cênica, toda a beleza e toda dignidade dos atores e atrizes do nosso país. É sobre este universo que quero falar com minhas fotos.”.

A exposição “Mais Uns Instantes e Estarei Iluminado” foi apresentada no teatro Glauce Rocha, na cidade do Rio de Janeiro em 2013; no SENAC Campinas em 2015 e no Espaço Galeria do Teatro Augusta, em São Paulo, também em 2015.

Organização da mostra: Gabriela Copolla e Tina Gonçalez

Período: 26 de agosto a 18 de outubro de 2016

Clique aqui para conhecer a história da

Galeria de Arte da Escola Comunitária de Campinas



Veja mais abaixo:


Todos os direitos reservados ECC Desenvolvido por W2F Publicidade