Siga-nos:

Fábulas não escritas e outras histórias - GALERIA DE ARTE DA ESCOLA COMUNITÁRIA–FRANCISCO BIOJONE

Francisco Biojone

A possibilidade de fantasiar e imaginar faz parte do universo das fábulas, em que pequenas histórias protagonizadas, principalmente, por animais com características antropomórficas, podem ser contadas sob o prisma da vida e do cotidiano, geralmente trazendo um desfecho de cunho moral.

            As fábulas pensadas por Biojone não se realizam plenamente nem no plano da escrita e nem da pintura, mas na intermediação entre as duas linguagens. Como parte de um jogo entre o artista e o espectador, as fábulas são construídas através do imaginário de ambos.  Biojone fornece as pistas para o desenvolvimento das histórias - as imagens e os títulos - cabendo ao espectador à tarefa de construí-las. Dessa junção diversas histórias podem surgir do mesmo ponto de partida, possibilitando que cada espectador tenha uma experiência individualizada de acordo com a sua imaginação.            Apresentada inicialmente em 2013 no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), a série de aquarelas denominadas “Fábulas não escritas” foi complementada para esta mostra, por outras séries de aquarelas que  trazem traços de identificação, possibilitando a construção de novas narrativas, seja no campo da arte, como também no papel que o artista tem com a história da arte.

            A mostra “Fábulas não escrita e outras histórias” encerra a programação da Galeria de Arte da Comunitária no ano em que se comemora o seu 20º aniversário, homenageando ao mesmo tempo, o artista que nomeia este espaço.

Tina Gonçalez

 De 26 de outubro a 12 de dezembro de 2016

Clique aqui para conhecer a história da

Galeria de Arte da Escola Comunitária de Campinas



Veja mais abaixo:


Todos os direitos reservados ECC Desenvolvido por W2F Publicidade