Siga-nos:

Atividades

 

1 - Estudos do Meio

A prática do Estudo do Meio nasceu com a própria ECC e vem sendo aprimorada e revista a cada ano. Além de ser um momento de grande riqueza do ponto de vista cognitivo, que nos permite um contato direto com o nosso ponto de estudo formado um elo de ligação entre conceito teórico e a realidade, é também um momento rico de integração entre alunos e professores.

Um Estudo do meio não pode ser confundido com um passeio ou excursão. Qualquer saída com os nossos alunos (da Educação Infantil ao Ensino Médio) deve ser feita com a expectativa de adquirirmos grandes resultados, desde que seja muito bem preparada, considerando não apenas o aspecto da aprendizagem, mas também a sociabilização.

Embora haja sempre uma inter-relação de diversas áreas, aqui na ECC o Estudo do Meio merece uma atenção especial dos núcleos de Geografia e História, que consideram “ amostra de algo maior” - uma amostra significativa da realidade, através da qual o professor consegue garantir junto aos alunos uma relação do conteúdo estudado frente a outros contextos, resgatando no campo conceitos trabalhados durante o ano todo.

Preparar um Estudo do Meio é difícil e laborioso, exigindo um planejamento em várias etapas: a escolha e o reconhecimento do local, as áreas envolvidas, a seleção do conteúdo, a orientação e preparo dos alunos com relação a posturas, atitudes e regras do grupo; o preparo dos professores que vão e dos que aqui ficam, procurando garantir a normalidade das aulas nas outras classes.

A integração e disponibilidade da nossa equipe de professores, aliada à seriedade e valorização desse trabalho, bem como à compreensão e confiança depositada pelos pais, têm permitido aos nossos alunos repetirem essa experiência (com novos enfoques e novos conteúdos) em todos os cursos, proporcionando-lhes, sem sombra de dúvidas, uma grande soma de conhecimentos e experiências para a vida toda.

Estudo do meio funciona como um elo de ligação entre o conceito teórico e a realidade.

2 - Exposições

Com o objetivo de valorizar os trabalhos produzidos pelos alunos, a Escola realiza diversas exposições ao longo do ano letivo - trabalhos de arte, de literatura, fotografias, maquetes, exposições de trabalhos realizados em sala de aula e em estudos do meio. A intenção é mostrar o que é feito nos diversos cursos e estimular expositores e visitantes, incentivando a apreciação e elevando o conhecimento.

3 - Teatro

Desde cedo, as crianças têm oportunidade de entrar em contato com o teatro na Escola. As peças são cuidadosamente selecionadas pelos professores. Algumas vezes, os alunos é que vão ao teatro, acompanhados pelos professores. No curso do Ensino Fundamental 1, os alunos já começam a fazer os seus primeiros ensaios artísticos e a apresentá-los à própria classe ou a alunos de outras classes.
Os alunos passam a ter um contato maior com o teatro. O trabalho funciona como uma espécie de laboratório, em que têm oportunidade de ampliar conhecimentos e analisar o seu trabalho.

4 - Olímpiada e Jogos da Primavera

A idéia de uma Olimpíada surgiu depois de várias conversas entre o Núcleo de Educação Física e a Coordenação Pedagógica, que já vinham percebendo a necessidade de promover alguma atividade especial aqui na Escola, ligada a essa área , que pudesse envolver a todos de forma não acadêmica.

Em 1990, foi realizada a I Olimpíada Comunitária, entre alunos de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, superando todas as expectativas. A participação e o interesse dos alunos, aliados ao incentivo e companheirismo dos professores e funcionários da Escola, vieram comprovar a importância do evento, que passaria então a fazer parte do calendário da ECC, repetindo-se a cada ano.

A partir daí, os alunos do 2ºs ao 5ºs anos, que acompanhavam toda a movimentação da Escola, demonstraram um grande desejo de participar também dessas atividades. Novamente a equipe se reuniu e, pensando nos objetivos mais específicos desse curso, decidiu criar os Jogos da Primavera, destinado especialmente aos alunos de 2ºs ao 5ºs anos, que antecederia a Olimpíada.

A preparação dos dois eventos requer um cuidado todo especial da equipe, que avalia as experiências anteriores, revê e atualiza os seus objetivos, considerando que “a Escola, e em especial a quadra de esportes, deve ser exemplo de democracia, mesmo porque não nos interessa a criação de modelos atléticos nem heróis recordistas na instituição escolar” (reflexão de Fanny Abramovich).

Conhecendo bem os valores e princípios da nossa Escola, bem como o caráter competitivo do Esporte, o Núcleo de Educação Física propõe que os alunos participem das atividades esportivas com igualdade de direitos, objetivando a promoção coletiva em detrimento da individual.

Além da programação das modalidades e da organização das equipes, há todo um cuidado na preparação do espaço e dos horários, no estabelecimento das regras e de novas formas de cooperação, para que tudo ocorra dentro de um clima favorável, propiciando a integração, o envolvimento e a participação de todos os alunos, nos dois períodos.

A participação e o interesse dos alunos vieram comprovar a importância do evento.


Todos os direitos reservados • ECC • Desenvolvido por W2F Publicidade