Siga-nos:

Processo de Matrícula

 

 

POR QUE ESTUDAR NA ESCOLA COMUNITÁRIA?

Escola Comunitária tem como missão educar integralmente o ser humano, articulando conhecimentos científicos, valores e ações éticas, para formar sujeitos autônomos, criativos e competentes na construção de seu projeto de vida, atuantes em um mundo em constante mudança.

Para isso, a Escola Comunitária desenvolve a sua proposta pedagógica embasada nas teorias sócio interacionista e construtivista do conhecimento. Essas duas concepções têm em comum o aluno ativo, que constrói o conhecimento na interação consigo mesmo, com os outros e com o objeto do conhecimento, mediado pela linguagem.

Dentre as características de nossa concepção de ensino e aprendizagem, destacamos alguns dos norteadores:

  • a relevância dos conteúdos que serão ensinados e aprendidos e a aplicação desses conteúdos em múltiplos contextos;
     
  • a diversidade de metodologias ativas, interativas e colaborativas;
     
  • a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;
     
  • a intencionalidade de estratégias e intervenções que atuem no campo do conhecimento científico, do autoconhecimento, das relações interpessoais, da resolução de conflitos, da cooperação e do diálogo;
     
  • educação atualizada, pautada nos seguintes valores: solidariedade, autoconhecimento, alteridade e respeito, conhecimento compartilhado e colaborativo, cultura da paz, democracia e participação, diversidade cultural, ética e estética, inovação, sustentabilidade, justiça e liberdade.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a Escola Comunitária, através de sua proposta pedagógica, cumpre o compromisso de proporcionar uma experiência educacional significativa para seus alunos e pais.

Venha para a Escola Comunitária de Campinas!

 

ETAPAS DO PROCESSO DE INGRESSO NA ESCOLA COMUNITÁRIA

1. Preencha um breve cadastro desta página.

2. A partir do cadastro, logo entraremos em contato para agendar visita.

3. Na visita, você conhecerá as instalações e a proposta pedagógica.
     Reserve um tempo de aproximadamente 2 horas.

Como forma de prevenção à COVID-19, mantemos atendimento remoto do Setor de Matrículas e também atendimento presencial restrito, através de agendamento.

Para conhecer a Escola Comunitária e a sua proposta pedagógica é possível escolher o atendimento virtual (telefone, e-mail, vídeo chamada) ou presencial, no qual a ECC cumpre protocolos seguros: aferição de temperatura de visitantes e atendentes, distanciamento social, uso de máscaras pelos visitantes e atendentes, higienização constante de ambientes e móveis, disponibilização de álcool em gel.

No cadastro, você deverá informar a preferência por atendimento virtual ou presencial.

4. Folder institucional

Folder ECC

Contém informações importantes sobre a história da Escola Comunitária e da Sociedade Comunitária, seu projeto político pedagógico, os níveis de ensino, os projetos, os valores das anuidades e muito mais.

Na visita presencial entregamos o folder impresso e seu conteúdo pode também ser conferido aqui em sua versão digital.

Idade de referência para preenchimento do cadastro nas séries da Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental 1

Infantil 1 - Alunos que completam 3 anos de 1º de abril a 31 de dezembro do ano de interesse.

Infantil 2 - Alunos que completam 3 anos de 1º de janeiro a 31 de março ou 4 anos de 1º de abril a 31 de dezembro do ano de interesse.

Infantil 3 (Pré-Escola-1ª fase) - Alunos que completam 4 anos de 1º de janeiro a 31 de março ou 5 anos de 1º de abril a 31 de dezembro do ano de interesse.

Infantil 4 (Pré-Escola-2ª fase) - Alunos que completam 5 anos de 1º de janeiro a 31 de março ou 6 anos de 1º de abril a 31 de dezembro do ano de interesse.

1º ano do Ensino Fundamental - Alunos que completam 6 anos de 1º de janeiro a 31 de março ou 7 anos de 1º de abril a 31 de dezembro do ano de interesse.

Informação

Deliberação do Conselho Estadual de Educação nº 166/2019 e Indicação nº 173 de 30/01, publicada no DOE-SP de 05/02/2019. "Art. 4º - As crianças que até a data da publicação desta Deliberação, já estejam matriculadas e frequentando a Pré-Escola ou o Ensino Fundamental devem ter a sua progressão assegurada, sem interrupção, mesmo que sua data de nascimento seja posterior ao dia 31 de março, considerando seus direitos de continuidade e prosseguimento nos estudos."

 

MATRÍCULA

   1. Disponibilidade de vagas

Para os anos/séries com disponibilidade de vagas as matrículas podem ser efetuadas a partir do contato com o Setor de Matrículas (visita à escola e conhecimento da proposta pedagógica)

Para os anos/séries que ainda não tenham disponibilidade de vagas, o processo de matrícula deverá aguardar a rematrícula dos nossos alunos, realizada no mês de agosto. O Setor de Matrículas fará contato com os pais cadastrados na Comunitária assim que houver definição sobre a liberação de vagas.

2. Documentação necessária do aluno

Certidão de nascimento;

RG (quando possuir);

CPF (quando possuir);

Declaração de estar cursando a série/ano atual (a partir do infantil 3);

Foto 3x4 recente;

Pagamento do valor de R$ 500,00 como antecipação a ser deduzida da parcela de janeiro/2021;

Preenchimento do requerimento da matrícula, da ficha de saúde, da ficha cadastral, do seguro-educação e do Termo de Adesão à SCEC.

Declaração de transferência, com RA, constando a conclusão do ano/série atual – deve ser entregue no final do ano letivo (2020);

Histórico Escolar (a partir do 2º ano do Ensino Fundamental) – entregar na Secretaria no início do ano letivo (2021).

 

Obs.: enquanto a Escola estiver com as aulas presenciais suspensas, toda a documentação poderá ser enviada de forma digital seguindo orientações do Setor de Matrículas.

 

A ESCOLA QUER CONHECER SEUS FUTUROS ALUNOS DE 2021 AINDA NESTE ANO.

Para que isso aconteça, agendaremos a partir do mês de outubro algumas atividades:

Alunos da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental 1Será realizada uma atividade interativa das crianças com acompanhamento de professoras da equipe pedagógica.

Alunos do 2º ano do Fundamental 1 ao Ensino MédioOs alunos realizarão atividade diagnóstica dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos de 8º e 9º anos do Fundamental 2 e do Ensino Médio, realizarão também atividade de Inglês para definição da turma (nível).

A partir do resultado dessas atividades, caso necessário, poderá ser agendada reunião entre os pais e a coordenação pedagógica.

Clique aqui para cadastrar

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Entre em contato com o setor de Matrículas que estará à disposição para ajudar.

 


Todos os direitos reservados ECC Desenvolvido por W2F Publicidade