•  

Siga-nos:

Estudo do Meio

 

A prática do Estudo do Meio nasceu com a própria ECC e vem sendo aprimorada e revista a cada ano. Além de ser um momento de grande riqueza do ponto de vista cognitivo, que nos permite um contato direto com o nosso ponto de estudo formando um elo entre conceito teórico e a realidade, é também um momento rico de integração entre alunos e professores.

Um Estudo do Meio não pode ser confundido com um passeio ou excursão. Qualquer saída com os nossos alunos (da Educação Infantil ao Ensino Médio) deve ser feita com a expectativa de adquirirmos grandes resultados, desde que seja muito bem preparada, considerando não apenas o aspecto da aprendizagem, mas também a sociabilização.

Embora haja sempre uma inter-relação de diversas áreas, aqui na ECC o Estudo do Meio merece uma atenção especial dos núcleos de Geografia e História, que consideram “amostra de algo maior” - uma amostra significativa da realidade, através da qual o professor consegue garantir, junto aos alunos, uma relação do conteúdo estudado frente a outros contextos, resgatando no campo conceitos trabalhados durante o ano todo.

Preparar um Estudo do Meio exige um planejamento em várias etapas: a escolha e o reconhecimento do local, as áreas envolvidas, a seleção do conteúdo, a orientação e preparo dos alunos com relação a posturas, atitudes e regras do grupo; o preparo dos professores que vão e dos que aqui ficam, procurando garantir a normalidade das aulas nas outras classes.

A integração e disponibilidade da nossa equipe de professores, aliada à seriedade e valorização desse trabalho, bem como à compreensão e confiança depositada pelos pais, têm permitido aos nossos alunos repetirem essa experiência (com novos enfoques e novos conteúdos) em todos os cursos, proporcionando-lhes, sem sombra de dúvidas, uma grande soma de conhecimentos e experiências para a vida toda.

Estudo do Meio funciona como um elo entre o conceito teórico e a realidade.

fotos


Todos os direitos reservados • ECC • Desenvolvido por W2F Publicidade