•  

Siga-nos:

Projetos Especiais

 

Projeto Música na Escola

“Incluir a arte no cotidiano de uma escola é aproximar a arte da vida e isto traz uma contribuição inestimável para a educação do ser sensível inerente a cada criança.” (João Lopes -  professor de Música da ECC)

Acontece todos os anos no 2º semestre e tem como objetivo criar um espaço onde, em meio aos acontecimentos do dia-a-dia escolar, possamos:

• Aproximar Arte e Vida

• Apreciar manifestações de beleza e arte

• aproximar o artista do público, para que ambos possam interagir de maneira mais espontânea e natural

• Tornar a arte cada vez mais acessível às pessoas

• Possibilitar o exercício da sensibilidade




Projeto Acolhida

Nosso objetivo é que os alunos (as) se sintam acolhidos pelos professores (as) e coordenadoras, para que as mudanças sejam sentidas como desafio próprio do crescimento, mas sempre acompanhadas de segurança e afeto.

Nas últimas semanas de aulas do ano, as professoras de classe, as professoras auxiliares, os professores (as) de Música, Artes Visuais, Educação Física e as coordenadoras vão até as classes do 1o. anos  para se apresentarem aos alunos, conversar e responder questões dos alunos sobre o 2º ano.

Em outro momento, as professoras de cada classe buscam os alunos do infantil  para conhecerem o espaço físico que frequentarão no 2º ano e também as pessoas que trabalham nestes espaços como: monitores, assistente administrativo, etc.

Ainda fazendo parte do “Projeto Acolhida”, cada aluno recebe em casa uma carta, durante o período de férias.

Esta carta é a primeira aproximação com os pais. Depois é feita uma reunião coletiva antes do início do ano letivo para apresentarmos a equipe de professores (as), as coordenadoras e para conhecerem também o espaço, a metodologia, a organização da rotina, enfim um pouco do trabalho do Ensino Fundamental.

Neste momento conversamos sobre as dúvidas, preocupações e expectativas dos pais com o Ensino Fundamental  1.

 


Projeto Passagem do Ensino Fundamental 1 para o Ensino Fundamental 2

O Projeto Passagem do 5º para o 6º ano é realizado pela coordenação e professoras dos 5º anos, no segundo semestre do ano letivo, tendo como objetivos:

  • Refletir sobre o momento de transição (passagem) do Ensino Fundamental 1 para o Ensino Fundamental 2;
  • Expressar sentimentos, dúvidas e expectativas;
  • Visitar e conhecer melhor os espaços físicos e as pessoas que atuam neles;
  • Rever propósitos em relação às posturas de estudante;
  • Viver com responsabilidade, compromisso e alegria este momento.

 

As atividades propostas aos alunos, individualmente e em grupos, são realizadas em vários encontros com momentos de:

  1. Conversas com o orientador, alguns professores e alunos do 6º ano sobre questões de interesse dos alunos do 5º ano.
  2. Visita aos espaços específicos do 6º ano;
  3. Troca de ideias entre o próprio grupo da classe sobre o assunto
  4. Vivências  que promovam a auto confiança, o compromisso e respeito.

 
Acantonamento som os alunos dos 5os. anos

                Assim costumamos chamar a vivência que realizamos, fora do espaço escolar, com os alunos, professores (as) e coordenação, num local com a estrutura de sítio, fazenda, chácara, há mais de 10 anos.

                Saímos pela manhã da Escola e passamos dois dias realizando atividades que promovem experiências de colaboração, tomada de consciência dos cuidados consigo mesmo e com seus pertences, bem como a iniciativa para perceber o outro e respeitá-lo em diferentes situações.

                São cuidadosamente pensadas pelos professores (as), coordenadoras e monitores(as) do próprio local atividades desafiadoras que possibilitam vivência de atitudes e valores  importantes na convivência entre todos. Após a realização de cada atividade os alunos verbalizam opiniões a respeito. Há sempre uma avaliação e retomada de princípios importantes deste encontro.

 

SARAU

O trabalho com poesias desenvolvido com alunos de 4os. anos, que começou com a adoção do livro - "Varal de Poesias", contendo poemas de Henriqueta Lisboa, Jose Paulo Paes, Fernando Paixão e Maio Quintana, culminará com a aprentação do SARAU.

Como experimentar a poesia é uma grande possibilidade de trabalhar com sentimentos, sensibilidade, criticidade e fruição, procuramos nas aulas explorar as características de poesia, analisando as produções de autores variados, ampliando o repertório de conhecimentos dos alunos sobre este assunto, dando subsídios para "criar poesias".

O SARAU dos 4os. anos terá também a participação das áreas de artes visuais, inglês e música.

Clique para ver as Fotos do SARAU 2012

 


Todos os direitos reservados • ECC • Desenvolvido por W2F Publicidade