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Ensino Fundamental 1

A necessidade de regras
1 - Organização diária
2 - Uniforme
3 - Aniversário
4 - Lanche
5 - Ambulatório
6 - Uso de objetos e aparelhos
7 - Cuidados com o material
8 - Biblioteca
9 - Entrevistas trimestrais
10 - Reunião de classe com pais e professores


A necessidade de regras

Todo agrupamento tem os seus princípios e regras para que seus membros possam se organizar e conviver como cidadãos responsáveis pelo bem-estar individual e do grupo.

A Escola Comunitária é uma instituição na qual convivem diariamente mais de duas mil pessoas de diferentes idades: crianças, adolescentes, jovens e adultos. Portanto, a necessidade de princípios, valores e regras é fundamental para essa convivência. Os princípios que norteiam a nossa prática educacional, como: justiça, dignidade, lealdade, honestidade, respeito a si mesmo e ao outro, são o que sustentam e dão sentido às regras estabelecidas.

Com as crianças trabalhamos com o conceito de que há regras que são estabelecidas pelos adultos responsáveis pela Escola e outras que são construídas juntamente com os alunos, a partir das necessidades do grupo da classe. Trabalhamos, ainda, com a concepção de que as questões relacionadas à convivência são reguladas pelas regras e tratadas pelo diálogo, buscando a formação de pessoas autônomas, críticas e éticas.

As regras, embora importantes e necessárias, não garantem, por si só, o bem- estar individual e do grupo, por isto, acreditamos que, juntamente com elas, o diálogo pode favorecer a formação de valores e princípios que nos fazem agir de maneira ética e dão sentido às regras.

Pedimos aos pais que conversem com seus filhos a respeito das regras  e os ajudem, no dia a dia, a respeitá-las, entendendo os valores e os princípios que queremos vivenciar.

Equipe Pedagógica do Ensino Fundamental 1


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1- Organização diária


1.1 Horário:
1.2- Horário de entrada:
Período da manhã – 7h30min
Período da tarde – 13h25min

1.3- Horário de saída:
Período da manhã – 12h15min
Período da tarde – 18h10min

As monitores ficam com as crianças nas quadras a partir das 7h (período da manhã) e 13h (período da tarde). As professoras estarão no local das filas às 7h30min e 13h25min.

Os alunos dos  2os, 3os, 4os e 5os anos (período da manhã e tarde) deverão aguardar a entrada nas quadras cobertas e após o sinal formarem fila na Praça da Amizade nos locais determinados para cada classe. 

1.4- Saída fora do horário normal:
Caso os pais necessitem retirar seus filhos antes do horário normal de saída, deverão avisar, via agenda com antecedência, a professora ou a assistente administrativa escolar. A criança sairá com a devida autorização por escrito e deverá entregá-la, na saída, ao guarda da portaria.

 No caso de mudança do  esquema habitual da criança  ir embora (por exemplo: ao invés de ir com o transporte escolar, vai para casa de um colega, deverá trazer por escrito a autorização dos pais ou responsável e encaminhá-la para a assistente administrativa escolar que providenciará uma carteira de saída com os nomes dos responsáveis.

1.5- Atrasos no horário de entrada:
É extremamente importante que os alunos cheguem à Escola em tempo de acompanhar a fila e entrar em sala com seus colegas e professoras.

Os alunos que, eventualmente, chegarem atrasados poderão entrar em sala de aula. No entanto, pedimos a colaboração dos pais, pois sabemos que o atraso provoca constrangimento à própria criança e acarreta desorganização na sala de aula.

1.6- Atrasos no horário de saída:
MANHÃ – das 12h15min às 12h30min os alunos deverão esperar os pais e/ou responsáveis nas portarias da frente da Escola ou do Curso Infantil. Pedimos que os pais venham buscá-los dentro deste horário. Lembramos que após às 13horas não temos monitores para cuidar dos alunos.

TARDE – das 18h10min às 18h30min os alunos deverão esperar os pais e/ou responsáveis nas portarias da frente da Escola ou do Curso Infantil.

A portaria do Curso Infantil estará fechada a partir das 18h50min. Lembramos que após as 19horas não temos monitores para cuidar dos alunos.

 As opções de local de espera da criança no horário da saída são: galpão do infantil e galpão de entrada. Cada família combinará com a criança uma dessas opções. O galpão do prédio de administração não é local de espera das crianças.


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2 – Uniforme

2.1- O uso do uniforme é obrigatório para os alunos do Ensino Fundamental: calça, short, bermuda ou saia azul-marinho, camiseta amarela com o emblema da Escola. No inverno, o agasalho também deverá ser azul-marinho.

2.2- Nos dias de aula de Educação Física os alunos deverão vir com tênis, short, bermuda ou calça de moletom. Não será permitido o uso de sandália e calça jeans.

2.3- Informações sobre padronagem e fornecedores do uniforme da ECC podem ser obtidas no site www.ecc.br.

2.4- Pedimos aos pais que coloquem o nome e sobrenome no uniforme, com bordado ou caneta própria para tecido.

O uniforme igual para todas as crianças é uma forma de valorização do indivíduo que deve ser respeitado pelo ser humano que é, pelas relações que estabelece, pelos gestos de ajuda e partilha, pela cooperação, pelas amizades e coleguismo que constrói e não pela roupa que veste e nem pelo calçado que usa. Este é um princípio que trabalhamos com nossos alunos em diferentes situações.


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3 - Aniversário

A Escola vê a comemoração do aniversário das crianças como mais uma oportunidade de socialização e integração. Por isso, todos os aniversários serão lembrados e comemorados com o grupo da classe através do parabéns e cumprimento dos colegas.

Quando os pais quiserem comemorar na Escola, devem enviar  somente o bolo com pratinhos, garfinhos, guardanapo de papel, espátula de bolo e vela. No momento do lanche será comemorado o aniversário com a professora e os colegas. O bolo deverá ser entregue à assistente administrativa escolar antes do horário de entrada. Pedimos que o aniversariante não dê nenhum tipo de “lembrancinha” para os colegas da classe.

Considerando a organização dos horários das aulas e do trabalho diário, os irmãos do aniversariante não serão chamados para o parabéns.

Para as comemorações fora da Escola, se o aniversariante for convidar toda a classe, poderá fazer a distribuição dos convites em sala de aula, na hora do lanche. Caso contrário, deverá fazer os convites fora da Escola evitando com isto constrangimento entre os colegas.

A família poderá trazer máquina fotográfica para registrar o momento, mas a professora irá fotografar apenas o aniversariante ao apagar a velinha.

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4 - Lanche

4.1- Diariamente as crianças deverão trazer o lanche de casa, com um guardanapo de tecido para ser colocado sobre a carteira, no momento de comerem o lanche.

Temos o momento para tomar o lanche separado da recreação para que a criança adquira bons hábitos ao se alimentar. Esse momento será também uma oportunidade para trabalharmos noções de higiene e saúde.

Pedimos aos pais que procurem seguir a orientação básica recomendada pela Comissão de Saúde da Escola:

a) Os iogurtes, embora boa opção dietética, não podendo ficar fora da geladeira, pedimos que não sejam enviados no lanche;
b) Os embutidos: salame, mortadela, salsicha, sugerimos que sejam usados apenas quando comprados no dia anterior.No verão e no período da tarde os riscos são maiores.
c) Os achocolatados, flavorizantes de sabor morango, banana, etc. também correm o risco de se estragarem. Sugerimos o uso do leite em embalagem longa vida.
d) Sucos de frutas feitos em casa também correm o risco de se degradarem. São preferíveis os sucos já prontos esterilizados ou pasteurizados.
e) Bolos com cobertura e bolachas com recheio têm o inconveniente de serem muito doces. Não constituem problema se utilizados com moderação.
f) Balas, chicletes, pirulitos e refrigerantes não serão permitidos.
g) Frutas são sempre uma boa opção, inteiras ou cortadas, embaladas convenientemente.


4.2 - Cantina
Uma vez por semana, no dia determinado para a classe, os alunos, se quiserem, poderão trazer dinheiro para comprar lanche na cantina. Os professores orientam e acompanham os alunos nesse momento. As opções de lanche e os preços são divulgados no Informativo da Escola ou no site da ECC.


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5 - Ambulatório

O Ambulatório Escolar obedece a um protocolo de atendimento focado no encaminhamento dos alunos que apresentem algum problema de saúde. O Ambulatório não pode medicar alunos sem a devida prescrição médica, mesmo quando a família autoriza tal procedimento. Por essa razão, mesmo quando a família autorize o uso de algum medicamento na Ficha de Informações de Saúde, o Ambulatório da Escola insistirá para que o aluno seja levado pelos pais para casa e, se necessário, ao médico.

Os seguintes medicamentos são disponibilizados pelo Ambulatório Escolar em situações de extrema necessidade:

· TYLENOL GOTAS – analgésico e antitérmico

·  NOVALGINA GOTAS – analgésico e antitérmico

·  NOVALGINA SOLUÇÃO ORAL - analgésico e antitérmico

· ZYRTEC OU ZETALERG SOLUÇÃO ORAL – antialérgico

·  MATERIAIS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA FERIMENTOS LEVES.

Observações muito importantes quanto aos medicamentos:

a) A finalidade dos medicamentos disponibilizados pelo Ambulatório Escolar é proporcionar um primeiro atendimento em situações extremas, quando não são localizadas as pessoas responsáveis pelo aluno e nem seu médico. Também passamos estas informações para a equipe médica quando há a necessidade de translado do aluno para algum hospital.

b) É importante consultar o médico do aluno para definir quais medicamentos poderão ser ministrados.

c) O Ambulatório da Escola não está autorizado a ficar com outros medicamentos enviados pela família. Caso o aluno precise de medicação de uso diário (temporário ou permanente), seguir essas orientações:

     ·Organizar a administração da medicação nos horários em que o aluno estiver em casa. O médico poderá ajudar no ajuste dos horários.
     ·Não sendo possível medicar em casa, a família deverá comparecer na escola e ministrar a medicação no horário prescrito pelo médico.
     ·O Ambulatório Escolar deverá ser a última opção da família e apenas administrará a medicação do aluno com a apresentação da RECEITA MÉDICA ATUALIZADA e ciência da Coordenação do Curso.
     ·O aluno nunca deve trazer qualquer tipo de medicação para a escola dentro da mochila ou lancheira.

É fundamental que os pais mantenham atualizados os dados da Ficha de Informações de Saúde durante todo o ano, inclusive os números de telefones para contato.

A Escola possui convênio com a Unimed, na modalidade de “Área Protegida”, para os casos de necessidade de translado para Pronto Socorro hospitalar.


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6 - Uso de Objetos e Aparelhos

Não será permitido o uso dos seguintes objetos e aparelhos:

6.1- Na sala de aula
• telefone celular
• games
• cards e baralhos
• outros objetos que o professor(a) e coordenação julgarem inconvenientes para o desenvolvimento da aula serão comunicados ao aluno.


6.2- Nas demais dependências da Escola
• bolas (a escola fornece para os momentos de esporte e recreação)
• outros objetos que venham a interferir no bem estar coletivo ( a criança será comunicada)

Não há necessidade da criança utilizar celular, pois, se necessário, a Escola entra em contato com a família e vice-versa.


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7 - Cuidado com o material

A Escola é um espaço coletivo onde convivem aproximadamente duas mil pessoas por dia, entre alunos, professores, funcionários, pais, prestadores de serviço, entre outras pessoas.

Para que a convivência aconteça de maneira respeitosa é importante o cuidado com o outro e seus pertences. Danificar ou se apossar do que é do outro além de ser um delito, contribui para gerar um clima de desconfiança e insegurança.

Todo e qualquer material encontrado na Escola deve ser entregue ao setor de Achados e Perdidos para que seja localizado pelo dono.

Cada aluno deve se responsabilizar por seus materiais (inclusive dinheiro). A Escola não assumirá os prejuízos ou danos materiais.

Solicitamos aos pais que verifiquem com regularidade os objetos levados para casa que não foram adquiridos pela família. Os pertences pessoais deverão ter identificação.


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8 - Biblioteca

A Biblioteca é aberta a todos os alunos e adultos sócios da Escola. Os alunos do Ensino Fundamental 1  frequentam  semanalmente, com a professora, a Biblioteca podendo retirar livros de interesse próprio, favorecendo, assim, a formação do gosto pela leitura e do hábito de leitura como entretenimento. Os alunos deverão obedecer o prazo de devolução do livro.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento estético e ético dos alunos, os professores orientam os alunos para leitura de obras literárias específicas, desenvolvendo com cada classe um trabalho voltado para a compreensão e análise das obras indicadas.

A Biblioteca é também um espaço de estudo e coleta de informações, propiciando aos alunos as fontes necessárias para a realização de trabalhos escolares.

A participação dos pais é muito importante para a formação do hábito de leitura, dentre outros. Ler com a criança, no caso dos menores, comentar o livro, interessar-se por conhecer o tipo de literatura que a criança lê, ajudá-la no cuidado com o livro e na responsabilidade quanto a data de devolução do mesmo à Biblioteca, são ações recomendadas.

A valorização da leitura pode, em muito, contribuir para a formação do leitor autônomo, sendo assim, de responsabilidade da Escola e da família.


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9 - Entrevistas Trimestrais

Com o intuito de favorecer o processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos e de manter uma ação única e coerente entre a Escola e a família, realizamos as entrevistas trimestrais, individuais com os pais. Elas são realizadas dentro do período de trabalho dos professores, em horários fixados e divulgados anteriormente. Pedimos que o horário e o tempo da entrevista sejam respeitados para não provocar atrasos e desconforto para todos.

É extremamente importante a presença e participação dos pais e alunos nesse momento, pois a troca de dados e observações enriquece o conhecimento e o trabalho com o aluno.
A participação do aluno na entrevista é fundamental, uma vez que é a avaliação de seu desempenho e de sua postura como estudante que será tratada.

No entanto, tanto os pais como as professoras, poderão pedir que o aluno/filho participe apenas de uma parte da entrevista, pois há considerações que não são pertinentes para compartilhar com a criança.

9.1- Outras entrevistas:
Sempre que a Escola ou os pais sentirem necessidade de marcar outras entrevistas além das trimestrais, estas acontecerão também no período de aula e poderão ser agendadas pessoalmente com a professora  via agenda ou com a assistente administrativa escolar via telefone.

9.2- Entrevistas com profissionais especializados:
A Escola Comunitária de Campinas mantém contato, desde que autorizada pelos pais, com profissionais que trabalham com a criança (psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, etc.)
Essas entrevistas visam a compreensão e trabalho coerente com a criança, sempre respeitando a ética que envolve essas relações. Elas podem ser solicitadas pela própria Escola, pelos profissionais e pelos pais.


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10 - Reunião de classe com pais e professores

Durante o ano letivo a Escola promove reuniões coletivas, de caráter pedagógico, que visam transmitir aos pais o trabalho realizado em sala de aula. 
A presença dos pais é  muito importante, pois nessas reuniões conversaremos sobre a prática de sala de aula, os conceitos de aprendizagem, os princípios filosóficos e outros assuntos também relacionados à educação e formação de nossas crianças.


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