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Ensino Fundamental 2

Apresentação
1 - Período de aula / Calendário de provas substitutivas
2 - Uniforme Escolar
3 - Valores e Atitudes
4 - Utilização dos Setores
5 - Comunicação dos Pais ou Responsável com a Escola
6 - Medidas Disciplinares
7 - Instâncias de Participação Democrática


Apresentação

Todo agrupamento tem as suas normas para que seus membros possam se organizar e conviver como cidadãos responsáveis pelo bem-estar do próprio grupo.
A Escola Comunitária é uma instituição onde convivem diariamente mais de 2.000 pessoas de diferentes idades: crianças, adolescentes, jovens e adultos.
As normas e regras já estabelecidas são revistas com regularidade, sendo reformuladas e atualizadas. Este processo baseia-se na convivência diária, nas observações, nas colocações das pessoas e na resolução dos conflitos. Portanto, as regras orientam e regulam o dia a dia da vida de nossa Escola.
Uma vez estabelecidas as regras, elas precisam ser respeitadas para que o grupo, a instituição, ganhe e adquira respeitabilidade.
Desejamos que a nossa convivência seja sadia, alegre e, se isto se realizar, é porque as regras já estão sendo cumpridas e respeitadas. E é para isto que elas existem.

Equipe Pedagógica do Ensino Fundamental 2


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1 - Período de aula

  • período da manhã (6º e 7º anos) - das 7h05min às 12h30min.
  • período da manhã (8º e 9º anos) - das 7h05min às 12h35min.
  • período da tarde - das 13h10min às 18h35min.


A pontualidade no horário é fundamental para o bom andamento das atividades.

Medida disciplinar:

Ao aluno que não assistir às aulas (cabular aulas) será aplicada a medida disciplinar de suspensão das aulas do período. Qualquer ausência da sala de aula deverá ser comunicada e justificada aos professores ou monitores.

Como proceder em caso de atraso para a primeira aula do período:

Atrasos para o início do período podem ocorrer eventualmente. Neste caso, o aluno deverá cumprir os seguintes procedimentos:

- Para pequeno atraso (máximo 10 minutos)

a) dirigir-se imediatamente ao balcão dos monitores para que seja registrado o atraso.

b) aguardar a liberação dos monitores para a entrada em sala. Este procedimento é importante para que aconteça apenas uma interrupção da aula com a entrada de todos os alunos que chegaram atrasados.

c) o aluno que chegar a tempo de entrar para a primeira aula, mesmo atrasado, e não o fizer, estará sujeito à medida disciplinar de suspensão das aulas do dia seguinte.

d) o professor faz a chamada no início da aula. Portanto, os alunos atrasados já estarão com falta registrada. Queremos com isso garantir que o aluno não tenha prejuízo das aulas, mas que seja responsável com a pontualidade do horário.

- Para atraso maior (mais de 10 minutos)

a) dirigir-se imediatamente ao balcão dos monitores para que seja registrado o atraso e feita a autorização de entrada na segunda aula do período. Em seguida, o aluno estará liberado para aguardar a segunda aula nos locais apropriados (Biblioteca, Cantina, Praça ou Galpão de Entrada).

b) o aluno que chegar na escola a partir da segunda aula (8h25min. / 14h25min.) deverá trazer justificativa, por escrito, dos pais ou responsável, para assistir às aulas do dia.

Medida disciplinar:

Será permitida a entrada do aluno com atraso na 1ª ou 2ª aula duas vezes em cada mês. A partir do 2º atraso, os pais serão comunicados de que, se houver novo atraso, o aluno não poderá entrar na 1ª aula do período até que o término do mês.

Atrasos durante o período, nas trocas de aula ou volta do recreio.

Entre uma aula e outra há um espaço de tempo de 3 minutos para os alunos trocarem de sala, tocando um sinal para o término de uma aula e o início da outra, horário em que o professor recebe os alunos na sala, faz a chamada e começa a aula. A partir deste momento, o aluno atrasado assistirá à aula com falta. Em caso de reincidência, o professor comunicará à Orientação Educacional para que sejam tomadas as providências cabíveis.

O que é preciso para sair da escola durante o período de aula.

a) Saída prevista
Os pais deverão enviar, por escrito, solicitação de dispensa do (a) filho (a), especificando o horário e o motivo. A justificativa deverá ser entregue aos monitores para que façam a autorização de saída em duas vias (uma para ser entregue ao professor e a outra na Portaria).

b) Saída imprevista
Os pais deverão comparecer pessoalmente ao balcão dos monitores e solicitar a dispensa do (a) filho (a) ou telefonar para a recepção da escola deixando as informações necessárias (aluno, classe, horário da saída).

c) Semana de feriado e finais de semestre
Nessas ocasiões, assim como nos outros dias letivos, não será permitido ao aluno telefonar para pedir dispensa das aulas diretamente aos pais.

Observações:
• Pedimos aos pais que não interrompam as aulas para solicitar a saída dos filhos. Os pais devem sempre procurar os monitores.
• Por medida de segurança os alunos sempre aguardarão os pais dentro da Escola.


O que é preciso para sair da Escola desacompanhado dos pais ou responsável, após o período de aula.

Os alunos devem solicitar o formulário para a autorização de saída na sala da Assistente Administrativa Escolar. Com isso, o aluno terá essa autorização impressa em sua carteira de estudante, com validade de um ano, e deverá apresentá-la aos porteiros no momento da saída.
Essa autorização de saída é válida somente nas seguintes situações:
- após o término das aulas;
- quando for dispensado mais cedo pela Escola, por exemplo, no caso de falta do professor.
- entre períodos, manhã e tarde, para almoço fora da escola.
    Obs.: não é permitido o uso de delivery por questão de segurança.

No caso de faltas às aulas ou às provas, o que é necessário fazer para manter o compromisso com a Escola.

No caso de falta às aulas é preciso, na medida do possível, comunicação com antecedência aos professores ou aos orientadores, principalmente quando se tratar de mais de um dia de falta. É recomendável que o aluno contate um colega para que passe as informações sobre as aulas que foram perdidas (exemplo: tarefas dadas, provas marcadas, textos entregues, etc.). Entendemos que a falta não pode significar ausência das responsabilidades.

Orientações:

  • No caso de falta em provas marcadas, os pais receberão e-mail da Escola com orientações para justificar a falta do aluno em formulário online. Se houver atestado médico para a falta, o aluno deverá entregá-lo à Orientação Educacional. Cumpridos esses procedimentos, o aluno poderá realizar a prova substitutiva do trimestre.
  • As provas substitutivas serão realizadas ao final de cada trimestre, conforme calendário abaixo.
  • A prova substitutiva englobará o conteúdo do trimestre, independentemente de qual prova o aluno deixou de fazer.

Calendário de provas substitutivas do Ensino Fundamental 2 (6º a 9º anos) - 2016:

  •  1º trimestre - dia 28/04 (quinta-feira) - 11h (alunos da tarde) e 13h30min (alunos da manhã)
     
  •  2º trimestre - dia 27/08 (sábado) - 8h 
     
  •  3º trimestre - dia 01/12 (quinta-feira) - 11h (alunos da tarde) e 13h30min (alunos da manhã)


Observações:

  • O tempo para a realização das provas será estipulado pelo professor.
     
  • Os alunos que tiverem mais de uma prova substitutiva farão a primeira prova no horário de início das provas e as demais na sequência. Os alunos da tarde, quando a prova substitutiva ocorrer na quinta-feira, serão avisados sobre o início da primeira prova.
     
  •  A realização da prova substitutiva não pode ser um recurso usado pelo aluno aleatoriamente e, em caso de recorrência, será analisado pela orientação/coordenação.

 

Lembramos que:

  • Não haverá outra prova se o aluno faltar na prova substitutiva.
  • O aluno não terá direito à prova substitutiva no caso de ter sido suspenso das aulas em dias de prova.
  • O calendário das provas substitutivas está disponível na agenda do Mosyle e no site da ECC (aba Secretaria - Informações e normas).

Pedimos que os pais reforcem com seus filhos a importância e a necessidade do compromisso com as aulas e avaliações, evitando as faltas desnecessárias.

 

No caso da falta do professor, como a escola procede:

A falta do professor às aulas pode ocorrer por motivos previstos ou imprevistos. Quando a falta do professor é comunicada à escola, com antecedência, é feito todo um esforço para que seja feita a substituição do professor.
O horário das aulas poderá ser alterado para acomodar a substituição do professor. Toda e qualquer alteração no horário é de responsabilidade da escola e será comunicada aos alunos pelos monitores ou orientadores.
Porém, quando não há tempo hábil para providenciar a substituição do professor, os alunos são dispensados da aula pelos orientadores ou monitores e poderão sair mais cedo caso a aula vaga seja a última do período (a saída será permitida mediante autorização dos pais).


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2 - Uniforme Escolar

O uso de uniforme é obrigatório para todos os alunos do Ensino Fundamental. Informações sobre padronização e fornecedores do uniforme podem ser obtidas no site www.ecc.br , no link Secretaria.

Peças do uniforme escolar

  •  camiseta branca gola careca com logotipo da ECC bordado
  • bermuda ou calça azul marinho, preferencialmente com bordado "Comunitária" na perna esquerda (na bermuda de tacktel o bordado é no bolso esquerdo);
  • bermuda ou calça azul marinho, sem detalhes
  • bermuda ou calça jeans, azul marinho, sem detalhes
  • agasalho aberto ou fechado, azul marinho, preferencialmente com o logotipo da ECC bordado
  • agasalho aberto ou fechado, azul marinho, sem detalhes
  • calçado: tênis, preferencialmente, ou outro tipo de calçado “preso” aos pés

Uniforme para Educação Física

  • camiseta branca gola careca com logotipo da ECC bordado
  • camisetas das Olimpíadas ECC (que deverão ser trocadas para as outras aulas).
  • bermudas ou calças já especificadas acima (exceto jeans).
  • é proibido o uso de camisas de times de futebol

 

Observações:

1)   Após a Ed. Física, os alunos retornam suados para a sala de aula, muitas vezes com a camiseta molhada. Para possibilitar uma melhor condição de retorno à sala de aula, recomendamos a troca da camiseta.

2)   Uso de protetor solar nas aulas de Ed. Física

·       As aulas de Ed. Física acontecem preferencialmente no Ginásio de Esportes, local protegido do sol. Porém, parte das aulas é realizada ao ar livre devido à utilização do campo de futebol ou ao revezamento do uso do Ginásio entre as classes.

·     Os professores de Ed. Física orientam os alunos sobre a importância do uso de protetor solar para as atividades ao sol, mas sabemos que ainda é um hábito pouco comum, principalmente entre os adolescentes.

·       Nesse sentido, solicitamos que os pais nos auxiliem nesse trabalho, providenciando o protetor solar que acharem mais adequado para seus filhos e que também os incentivem a usá-lo tanto na Escola quanto em outras situações de exposição ao sol.

 

Não são considerados uniformes:

-   Camisetas da ECC customizadas (cortadas, desenhadas, alteradas);

-   Bermudas alteradas para shorts;

 -  Calça jeans customizadas (rasgadas, desbotadas, desenhadas, bordadas etc).

 

Os pais serão comunicados se houver alteração no padrão do uniforme para que façam sua regularização. As lojas que comercializam o uniforme da ECC estão proibidas de alterar medidas a pedido de pais e alunos.

 

Como funciona o controle do uniforme

         O controle do uniforme é feito pelos monitores na entrada do período de aula ou pelos professores em sala de aula. Constatada a falta do uniforme serão dados os seguintes encaminhamentos:

·       Será solicitada ao aluno a solução imediata do problema.

·       Caso o aluno permaneça sem o uniforme durante o período de aula ficará suspenso das aulas do dia seguinte.

·       Situações especiais serão tratadas no setor de Assistência Administrativa Escolar.

 

Para prevenir a falta do uniforme, recomendamos que os pais providenciem pelo menos duas peças do uniforme.

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3 - Valores e Atitudes

A escola deve ser o lugar onde cada aluno encontre a possibilidade de se instrumentalizar para a realização de seus projetos, sejam eles relacionados ao ensino-aprendizagem ou à convivência social e afetiva. Portanto, o convívio na escola deve favorecer o desenvolvimento dos conceitos de justiça, respeito e solidariedade de tal forma que sejam vividos e compreendidos pelos alunos.

A escola também caracteriza-se, por princípio, como um espaço de diversidade, pois é o ponto de convergência dos mais variados valores, atitudes e comportamentos das pessoas que a integram. Em virtude do grande número de membros que reúne, necessita de uma estrutura, de uma organização, de regras e normas que estabeleçam formas de convívio em seu interior, que garantam os princípios e objetivos a que se propõe.

Nesse sentido, a observação dos itens a seguir é de fundamental importância para uma boa convivência.

Drogas
De acordo com a legislação vigente, não é permitido usar nem favorecer o uso de qualquer tipo de droga (tabaco, bebida alcoólica e demais substâncias psicoativas), tanto no ambiente interno como no externo (em frente à portaria, no estacionamento de ônibus/carros, ponto de ônibus e nos demais arredores da Escola).

Namoro
O relacionamento de namoro entre alunos deve ser adequado ao espaço coletivo de convivência social da escola. Comportamentos não aceitáveis no ambiente escolar serão sinalizados pelos educadores (monitores de aluno, professores, orientadores e coordenadores). Os alunos estarão sujeitos também às medidas disciplinares da Escola.

Posturas esperadas do aluno
Compromisso com as atividades escolares:

O papel de aluno supõe o cumprimento de alguns deveres básicos e imprescindíveis ao desenvolvimento da relação de ensino-aprendizagem, a saber:

a) Material escolar - o aluno deve ficar atento às solicitações de material feitas pelo professor a cada aula. A falta de material pode inviabilizar a participação do aluno na realização da proposta da aula.
A maior parte do material será útil durante todo o ano letivo, podendo alguns itens terem duração de vários anos. O cuidado com o material é fundamental para sua conservação e durabilidade e garantirá que o aluno tenha sempre à mão o que é solicitado pelo professor.

b) Estudo complementar – o estudo em casa tem uma importância muito grande no aproveitamento das aulas. É um aspecto importante na construção do conhecimento, no sentido do fornecimento de dados para o aluno (questionamentos, dúvidas, descobertas, constatações) e para o professor (avaliação do processo, dificuldades dos alunos, necessidades da introdução de novas informações).

c) Estudos do meio e outras atividades

Durante o ano letivo, realizamos algumas atividades extraclasses, como estudos do meio, visitas a exposições, confraternização de final de ano, etc. Todas essas atividades exigem uma organização por parte da Escola: fretamento de ônibus, lista de passageiros, agendamento dos locais a serem visitados, compra de ingressos, etc. Tudo isso é condicionado a prazos que precisam ser respeitados.
Para participar de atividade de estudo do meio ou similar o aluno deverá apresentar autorização por escrito dos pais ou responsável no prazo determinado.


d) Recuperação - o aluno deverá atender à convocação do professor para o processo de recuperação em uma ou mais disciplinas, realizando os trabalhos solicitados, estando presente nas aulas marcadas e colaborando com o clima de trabalho para o bom aproveitamento deste momento. O processo de recuperação significa a possibilidade de o aluno refazer o processo de aprendizagem com outras estratégias, para que adquira melhores condições de aprendizagem na sala de aula.

O aluno deverá entregar a convocação escrita aos pais ou responsáveis e retornar o canhoto com assinatura de ciência dos mesmos.

O processo de recuperação paralela realizada na Escola, com a presença do professor, não será disponibilizado aos alunos que têm toda a condição de aprender nas aulas regulares, mas não as aproveitam com compromisso.

Faltar com os deveres escolares poderá dificultar ou mesmo inviabilizar a participação do aluno nas aulas. Nesse caso, o aluno será sinalizado pelos professores e pela Orientação Educacional e as possíveis providências serão tomadas:
- comunicado aos pais;
- advertência ou suspensão da (s) aula (s) ou do período de aula.

Compromisso com as atitudes

Nas relações interpessoais:
As relações interpessoais na escola - dentro e fora da sala de aula - são pautadas no respeito às pessoas, ao espaço coletivo e ao clima de trabalho.
As atitudes que interfiram negativamente nestas relações serão sinalizadas pelas pessoas envolvidas (o próprio colega, o professor, o funcionário, o orientador), visando encaminhar e administrar os conflitos. Na mediação destes, a Escola conta com o serviço de orientação educacional, podendo o aluno ser encaminhado ou encaminhar-se a esse setor.

No ambiente escolar

a) Não será permitido o uso dos seguintes objetos e aparelhos:

Na sala de aula

  • óculos escuros
  • caneta laser
  • telefone celular *
  • estilete, canivete, faca e afins
  • games
  • caixas de som
  • skate e patins
  • cards e baralhos
  • isqueiro
  • outros objetos que o professor julgar inconvenientes para o desenvolvimento da sua aula.


*O telefone celular deverá ficar totalmente desligado (sem vibra call) e guardado na mochila.

Nas demais dependências da Escola

 

  • estilete, canivete, faca e afins
  • caneta laser
  • skate e patins
  • bicicleta
  • isqueiro
  • caixas de som
  • bolas (a Escola fornece para os momentos apropriados de esporte e recreação)
  • outros objetos que venham a interferir no bem-estar coletivo.


O aluno que descumprir essas orientações terá seu objeto ou aparelho recolhido para posterior devolução a ele ou a seus pais. Medidas disciplinares também poderão ser tomadas na reincidência de tal atitude.

b) Cuidados com o material

A escola é um espaço coletivo onde convivem aproximadamente duas mil pessoas por dia, entre alunos, professores, funcionários, pais, prestadores de serviço, entre outras pessoas.
Os pertences pessoais deverão ter identificação.
Para que a convivência aconteça de maneira respeitosa é importante o cuidado com o outro e seus pertences. Danificar ou se apossar do que é do outro além de ser um delito, contribui para gerar um clima de desconfiança e insegurança.
Todo e qualquer material encontrado na escola deve ser entregue ao setor de achados e perdidos para que seja localizado pelo dono.
Cada aluno deve se responsabilizar por seus materiais (inclusive dinheiro). A Escola não assumirá os prejuízos ou danos materiais.

c) Responsabilidade com o uso de recursos tecnológicos no ambiente educacional

As normas para uso de recursos tecnológicos visam permitir a utilização de dispositivos móveis da instituição (iPad, notebook e desktop) e particulares (tablets, notebooks, celulares, smartphones, etc) de maneira ética e responsável.  As normas a seguir aplicam-se aos alunos, pais, professores e funcionários.

Para iPad da instituição (apenas para os alunos dos 9os anos)

É de uso diário em classe e não substitui práticas educativas realizadas com outros materiais escolares, registros em sala de aula, etc
·Deve ser trazido todos os dias com autonomia de bateria suficiente para o período de aula.
·Deve ser usado segundo as orientações dos professores. O recurso de som deve estar desativado durante as aulas e o uso de fone de ouvido ficará a critério do professor.
·O dispositivo MDM (gerenciador dos iPads) deverá ficar permanentemente ativo no iPad do aluno.
·As configurações do aplicativo Mosyle não devem ser alteradas pelo aluno.
·O equipamento deve ser ligado diariamente em casa tanto para realização das atividades como para recebimento de orientações, comunicados, circulares e atualizações.
·Os recursos de multimídia não poderão ser utilizados para gravar áudio e imagem (foto e vídeo) das aulas, a não ser quando solicitado pelo professor para atividades pedagógicas.
·O uso da capacidade de armazenamento do iPad deve ser priorizado com aplicativos e documentos de natureza pedagógica. Outros tipos de aplicativos e conteúdos não podem comprometer a finalidade do equipamento.
·A conservação e o cuidado com o aparelho é de responsabilidade do aluno na escola e quando o leva para casa ao final de cada dia de aula.
·É obrigatória a utilização da capa fornecida pela ECC, item imprescindível para a conservação e proteção do iPad. O aluno não poderá retirar a capa ou substituí-la por outro modelo. Quando o iPad não estiver em uso o zíper deve ser fechado para protegê-lo em caso de queda.
·O aluno deve manter sigilo dos seus dados de acesso (login e senha), não revelando, divulgando ou compartilhando-os com terceiros.

Para todos os recursos tecnológicos é vedado:

·Acessar ou armazenar conteúdo impróprio, de natureza ilegal ou antiética, configurando crime virtual. Crimes virtuais são os delitos praticados através da internet que possam ser enquadrados na legislação penal brasileira e seguem as punições previstas na Lei. Os menores infratores estão sujeitos às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
(mais informações acesse:    (mais informações acesse:
http://www.safernet.org.br/site/ ).


·Utilizar o nome da ECC ou sua marca (logotipo) para criar ou participar de redes sociais ou outros ambientes virtuais.
·Divulgar documentos particulares da ECC ou de autoria de seus professores sem a devida autorização.
·Utilizar, revelar ou divulgar qualquer informação interna que tenha ou venha a ter conhecimento em razão do seu relacionamento com a ECC.
·Publicar quaisquer imagens (foto e vídeo) envolvendo pessoas (professores, alunos, funcionários e pais) ou situações ligadas à ECC, exceto com a prévia autorização dos mesmos.

d) Portal – pais e alunos

Ocorrências – são informações sobre o dia a dia do aluno na Escola, tais como atrasos, falta de material/tarefa, participação em aula, etc. Informações como Recuperação (convocação, plano, atividades a serem cumpridas e presença) também serão divulgadas para que a família acompanhe e dê ciente.

Boletim – será disponibilizado após o final de cada trimestre.

e) Conservação do patrimônio da escola

Nossa Escola é uma grande demonstração do que a união das pessoas é capaz de construir. Sua história foi marcada pela gradual construção do patrimônio que temos hoje e que será ainda aperfeiçoado.
A manutenção rotineira desse patrimônio (pintura, limpeza, desgaste dos materiais, etc.) tem um custo significativo para as contas da Escola. Todavia, esse custo pode ser ainda maior se as pessoas danificarem a Escola (carteiras, mesas da cantina, paredes, extintores, etc.).
A conservação do patrimônio sugere também a economia de materiais, energia elétrica e água. Aqui também cada um pode fazer sua parte usando a iluminação natural ou desligando luzes e ventiladores quando a sala está vazia.
Com relação à atitude de danificar materiais do outro ou da Escola, a primeira medida a ser adotada será a ação reparadora, ou seja, o conserto ou substituição do material danificado ou limpeza/reforma do ambiente danificado. Contudo, medidas disciplinares também poderão ser tomadas.

f) Ocupação dos espaços

• Os alunos devem observar e respeitar os espaços reservados para o recreio;
• Os alunos não devem permanecer nos corredores e outros espaços que interfiram no clima de aula;
• É vedada a entrada e permanência de não-alunos (amigos, namorado(a) de alunos) na Escola, durante o período de aula;
• Aos ex-alunos é permitida a entrada na Escola, durante o período de aula, apenas nos horários de recreio, uma vez que somente neste horário poderão rever/encontrar seus colegas e professores.
• Para permanecer na escola fora do período de aula, o aluno deve solicitar autorização da Assistente Administrativa Escolar (Patrícia) e receber as orientações necessárias.


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4 - Utilização Dos Setores

Ambulatório

O Ambulatório Escolar obedece a um protocolo de atendimento focado no encaminhamento dos alunos que apresentem algum problema de saúde. O Ambulatório não pode medicar alunos sem a devida prescrição médica, mesmo quando a família autoriza tal procedimento. Por essa razão, mesmo quando a família autorize o uso de algum medicamento na Ficha de Informações de Saúde, o Ambulatório da Escola insistirá para que o aluno seja levado pelos pais para casa e, se necessário, ao médico.

Os seguintes medicamentos são disponibilizados pelo Ambulatório Escolar em situações de extrema necessidade:

· TYLENOL GOTAS – analgésico e antitérmico

·  NOVALGINA GOTAS – analgésico e antitérmico

·  NOVALGINA SOLUÇÃO ORAL - analgésico e antitérmico

· ZYRTEC OU ZETALERG SOLUÇÃO ORAL – antialérgico

·  MATERIAIS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA FERIMENTOS LEVES.

Observações muito importantes quanto aos medicamentos:

a) A finalidade dos medicamentos disponibilizados pelo Ambulatório Escolar é proporcionar um primeiro atendimento em situações extremas, quando não são localizadas as pessoas responsáveis pelo aluno e nem seu médico. Também passamos estas informações para a equipe médica quando há a necessidade de translado do aluno para algum hospital.

b) É importante consultar o médico do aluno para definir quais medicamentos poderão ser ministrados.

c) O Ambulatório da Escola não está autorizado a ficar com outros medicamentos enviados pela família. Caso o aluno precise de medicação de uso diário (temporário ou permanente), seguir essas orientações:

     ·Organizar a administração da medicação nos horários em que o aluno estiver em casa. O médico poderá ajudar no ajuste dos horários.
     ·Não sendo possível medicar em casa, a família deverá comparecer na escola e ministrar a medicação no horário prescrito pelo médico.
     ·O Ambulatório Escolar deverá ser a última opção da família e apenas administrará a medicação do aluno com a apresentação da RECEITA MÉDICA ATUALIZADA e ciência da Coordenação do Curso.
     ·O aluno nunca deve trazer qualquer tipo de medicação para a escola dentro da mochila ou lancheira.

É fundamental que os pais mantenham atualizados os dados da Ficha de Informações de Saúde durante todo o ano, inclusive os números de telefones para contato.

A Escola possui convênio com a Unimed, na modalidade de “Área Protegida”, para os casos de necessidade de translado para Pronto Socorro hospitalar.


Achados e perdidos

Para este setor são encaminhados todos os objetos e materiais esquecidos ou encontrados na Escola.

Recomendações importantes:

- Sempre coloque nome e série nos seus materiais;
- Ao encontrar algum material encaminhe-o imediatamente a esse setor;
- Ao procurar algum pertence na sala de achados e perdidos certifique-se de ele realmente lhe pertence, evitando levar material alheio e prejudicar o colega;
- Observamos que ao longo do semestre vai se acumulando um número grande de objetos perdidos sem que sejam procurados. Ao final de cada semestre os objetos são encaminhados à Comissão de Solidariedade para doação a entidades assistenciais.
Horário de funcionamento: das 7h30min às 18h.

Portarias

As duas portarias da Escola fazem a recepção das pessoas que chegam na Escola, orientando e cumprindo as regras de segurança:
- Identificação dos visitantes;
- Os alunos podem sair da Escola somente com a autorização dos monitores responsáveis pelo curso;
- Os alunos não devem se aglomerar, nem brincar na frente do portão, atrapalhando assim o serviço do porteiro;
- Os alunos devem ficar atentos à chegada dos pais e dirigir-se imediatamente para o carro, evitando assim o congestionamento na frente da portaria.

Biblioteca

A Biblioteca da ECC está aberta a todos, alunos, professores, funcionários e pais da Escola, tanto para empréstimo como para consulta de livros.

            Os alunos têm livre acesso à Biblioteca, podendo frequentá-la em atividades orientadas pelo professor ou fora do horário de aula.

            Os livros, tanto de pesquisa quanto de literatura, podem ser retirados para empréstimo e devolvidos no prazo determinado, podendo ou não ser renovados.

            Para retirar livros cada aluno deve apresentar sua carteirinha, pois a Biblioteca conta com sistema informatizado de leitura de código de barras.

           

Normas para uso da Biblioteca:    

  • a renovação poderá ser feita por mais tempo, desde que não haja procura pelo mesmo livro;
  • os livros deverão ser devolvidos diretamente às bibliotecárias e nunca deixados sobre as mesas ou estantes;
  • havendo atraso na entrega, o aluno ficará impedido de retirar novos livros pelo mesmo número de dias de atraso;
  • caso não haja devolução, outros livros não poderão ser retirados;
  • em caso de perda ou dano, outro livro deverá ser reposto;
  • não serão permitidos empréstimos de livros em nome de colegas;
  • o aluno que retirou o material será responsável por ele até sua devolução;
  • obras de referência, tais como enciclopédias, dicionários, coleções, almanaques, anuários, não podem ser emprestados. Estão disponíveis para consulta;
  • cada aluno poderá retirar 02 (dois) livros por vez;
  • nenhum livro poderá sair da Biblioteca, mesmo que seja para classe, sem antes ter sido registrado pelas bibliotecárias;
  • não é permitida a entrada na Biblioteca com qualquer tipo de alimento ou bebida;
  • horário de funcionamento: das 7h às 18h.

A Biblioteca é um local de estudo e leitura. Sempre que puder, visite a Biblioteca e conheça as novidades do acervo. Leia, deleite-se e enriqueça o seu conhecimento!


Gráfica


A Gráfica da ECC produz a maioria do material didático utilizado no trabalho em sala de aula, além de atender também os setores administrativos.
Os alunos e os sócios em geral podem utilizar a Gráfica para cópias particulares, desde que respeitem o prazo de 2 dias e façam o pagamento antecipado.
Horário de funcionamento: 7h00 às 18h00.

 

Recepção

A recepção da Escola não realiza ligações para os alunos. Havendo motivo importante, o aluno deve se dirigir à sala da Assistente Administrativa Escolar para realizar telefonema.


Atenção!

- Não será permitida a saída de aula para telefonar.
- O aluno que precisar telefonar deverá fazê-lo no horário do recreio.
O uso do telefone celular é permitido apenas fora do horário de aula (no recreio e na saída).
Obs.: o contato direto do aluno com os pais deve ser feito somente para assuntos particulares. Quando envolver assuntos escolares, o contato deve ter a intermediação de um responsável da ECC.

Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática é de uso exclusivo em projetos desenvolvidos pelos professores de toda a Escola. Ele é estruturado para receber classes, tendo suas máquinas ligadas em rede e com a internet.
Não é possível o uso individual dos computadores do laboratório para digitação ou impressão de trabalhos. Os alunos devem se organizar para realizar os trabalhos escolares em casa.

Cantina

A Cantina é espaço de convívio social, do qual se utiliza toda a comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, pais e outras pessoas.
A finalidade primeira da Cantina é ser um local adequado e prazeroso para o lanche ou almoço. O uso das mesas para trabalhos escolares depende de combinação antecipada com os professores (durante as aulas) ou com os monitores (fora do período de aula).
Atitudes como sentar nas mesas, colocar os pés nas cadeiras, furar fila para ser atendido são inadmissíveis no que diz respeito à higiene e à educação. Pedimos a colaboração dos alunos para que respeitem o ambiente da Cantina.
Horário de funcionamento: das 8h30min às 19h00.
Almoço: das 11h00 às 14h00.


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5 - Comunicação dos Pais ou responsável com a Escola

TELEFONES

Recepção 3758 8500 6h45min. às 19h00
Fax 3758 8510
Secretaria 3758 8502 7h00 às 17h15min.
Tesouraria 3758 8504 7h00 às 17h15min.
Biblioteca 3758 8514 7h00 às 18h00
Cantina 3758 8529 8h30min. às 19h00
SITE - www.ecc.br

Para contatar o setor de Orientação Educacional:

a - Marcar entrevista - a recepção da Escola encaminhará o agendamento de horário.
b - Falar com os orientadores - a recepção procederá à localização do Orientador para transferir a ligação. Esse contato nem sempre é possível no momento da ligação, pois os orientadores, além do atendimento a pais, alunos, professores, coordenação, também desenvolvem trabalhos em sala de aula e participam de reuniões pedagógicas. Não sendo possível atender à ligação, o recado será anotado para posterior retorno.
Para deixar recado para o (a) filho (a):
a - Pessoalmente - os pais ou responsável devem procurar os monitores de alunos. As aulas nunca devem ser interrompidas pelos pais para entrega de material, lanche ou recados.
b - Por telefone - o recado deve ser deixado na recepção da Escola. É importante para a localização do aluno que os pais informem a série e a classe do (a) filho (a). Os recados deixados na recepção serão transmitidos aos alunos pelos monitores.


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6 - Medidas Disciplinares

No desrespeito desses princípios e não cumprimento de qualquer uma das regras, o aluno estará sujeito às seguintes medidas disciplinares, não necessariamente nesta ordem:
- advertência oral
- ação reparadora
- advertência por escrito
- suspensão de aula
- suspensão de dias de aula
- transferência compulsória


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7 - Instâncias De Participação Democrática

Conselho de Representantes

O Conselho de Representantes (Ensino Fundamental III e IV Ciclos e Ensino Médio) é uma instância de participação democrática dos vários segmentos da Escola e tem como objetivos:
• exercício da representação - a responsabilidade e o compromisso com os anseios e pensamentos de um grupo, tanto da classe quanto do próprio Conselho. Portanto, o representante exerce esta função em via de mão dupla: da classe para o Conselho e do Conselho para a classe.
• A convivência e a aproximação entre as pessoas: diferentes faixas etárias, papéis e funções.
• debate de assuntos, abordados em diferentes pontos de vista.
• encaminhamento de problemas e possíveis soluções.
• A consciência dos limites de decisão do grupo e o respeito aos diferentes papéis e competências.

1 - Eleição dos representantes de classe

• os orientadores educacionais fazem um trabalho de reflexão sobre o perfil e o papel dos representantes, atividade esta que culmina com a eleição dos representantes de cada classe.
• são eleitos dois representantes de cada classe dos Ciclos III e IV e do Ensino Médio, sendo um aluno e uma aluna.
• A escolha dos representantes ocorre a cada início de ano ou de semestre, portanto, cada representante exerce esta função para a qual foi escolhido anual ou semestralmente.

2 - Pauta das reuniões

• Todas as representações (vide item 3 - participantes) podem encaminhar assuntos para a formação da pauta do Conselho.
• Cada classe poderá encaminhar assuntos ao Conselho após serem discutidos nas aulas de Orientação Educacional.
• Os assuntos levados à reunião do Conselho de Representantes são discutidos e suas resoluções são retomadas, posteriormente, nas classes.

3 - Reunião do Conselho de Representantes

• freqüência: bimestral.
• horário: das 11h30min. às 12h30min. ou das 14h às 15h30min                          
• os alunos representantes são dispensados das aulas no momento da reunião e devem, posteriormente, retomar o que foi trabalhado em aula.
• participantes:
- representantes de cada classe dos Ciclos III e IV e do Ensino Médio
- Grêmio Estudantil Comunitário - GREC
- representantes dos professores
- representantes dos funcionários (monitores de aluno)
- orientadores educacionais
- coordenadores de curso
- diretora pedagógica

Grêmio Estudantil Comunitário – GREC


O Grêmio Estudantil foi criado na Escola no ano de 1988 para ser o órgão de representação dos alunos na Comunitária e fora dela, no movimento estudantil e em outras esferas da sociedade.
A diretoria do Grêmio cumpre mandato anual e é eleita por voto direto e secreto dos alunos do Ensino Fundamental (Ciclos III e IV) e do Ensino Médio. A gestão do Grêmio é feita em colegiado, o qual é composto por alunos das várias classes no desempenho das seguintes funções:

• 3 coordenadores gerais
• 1 tesoureiro
• 1 secretário

São objetivos do Grêmio, previstos em seu estatuto:

• Congregar o corpo discente da referida escola;
• Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos;
• Incentivar a cultura em todas as formas pelas quais se pode expressá-la, assim como contribuir na formação de sujeitos críticos da realidade e com capacidade de intervenção;
• Promover a cooperação entre administradores, professores, funcionários e alunos, no trabalho escolar, buscando seu aprimoramento;
• Realizar o intercâmbio e colaboração de caráter cultural, educacional, político, desportivo e social com entidades congêneres;
• Defender a democracia e o respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política ou religiosa;
• Lutar pela democracia permanente dentro e fora da escola, através do direito de participação nos fóruns deliberativos adequados.


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