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Ensino Médio

Apresentação
1 - Período de aula / Calendário das provas substitutivas
2 - Vestuário dos Alunos
3 - Valores e Atitudes
4 - Utilização dos Setores
5 - Comunicação dos Pais ou Responsável com a Escola
6 - Medidas Disciplinares
7 - Instâncias de Participação Democrática


Apresentação

Todo agrupamento tem as suas normas para que seus membros possam se organizar e conviver como cidadãos responsáveis pelo bem-estar do próprio grupo.
A Escola Comunitária é uma instituição onde convivem diariamente mais de 2.000 pessoas de diferentes idades: crianças, adolescentes, jovens e adultos.
As normas e regras já estabelecidas são revistas com regularidade, sendo reformuladas e atualizadas. Este processo baseia-se na convivência diária, nas observações, nas colocações das pessoas e na resolução dos conflitos. Portanto, as regras orientam e regulam o dia a dia da vida de nossa Escola.
Uma vez estabelecidas as regras, elas precisam ser respeitadas para que o grupo, a instituição, ganhe e adquira respeitabilidade.
Desejamos que a nossa convivência seja sadia, alegre e, se isto se realizar, é porque as regras já estão sendo cumpridas e respeitadas. E é para isto que elas existem.
Equipe Pedagógica do Ensino Médio


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1 - Período de aula e Calendário das provas substitutivas

Período da manhã :
1as e 2as séries – 7h10min às 12h40min
3as séries – 7h10min às 13h30min

Período da tarde:
- Aulas de Inglês das 1as e 2as séries, divididas em três níveis de domínio da língua (Intermediate, Upper Intermediate e Advanced).
- Aulas de Espanhol das 1as e 2as séries com as mesmas turmas do Inglês, porém sem divisão em níveis.

2ª feira 13h30min às 17h05min
1as e 2as séries – Inglês Upper Intermediate / Espanhol
3ª feira 13h30min às 17h05mim
1as e 2as séries – Inglês Intermediate / Espanhol
4ª feira 13h30min às 17h05min
1as e 2as séries – Inglês Advanced / Espanhol

- as aulas de recuperação acontecerão em momentos oportunos, durante o ano letivo, em datas agendadas pelos professores.

A pontualidade no horário é fundamental para o bom andamento das atividades.

Medida disciplinar
Ao aluno que não assistir às aulas (cabular aulas) será aplicada a medida disciplinar de suspensão das aulas do período ou das aulas do dia posterior. Qualquer ausência da sala de aula deverá ser comunicada e justificada aos professores ou monitores.
Como proceder em caso de atraso para na primeira aula do período.
Atrasos para o início do período podem ocorrer eventualmente. Nesse caso, o aluno deverá cumprir os seguintes procedimentos:

Para pequeno atraso (máximo 10 minutos)

a) Dirigir-se imediatamente ao balcão dos monitores para que seja registrado o atraso.

b) Aguardar a liberação dos monitores para a entrada em sala. Este procedimento é importante para que aconteça apenas uma interrupção da aula com a entrada de todos os alunos que chegaram atrasados.

c) O aluno que chegar a tempo de entrar para a primeira aula, mesmo atrasado, e não o fizer, estará sujeito à medida disciplinar de suspensão das aulas do dia seguinte.

d) O professor faz a chamada no início da aula. Portanto, os alunos atrasados já estarão com falta registrada. Queremos com isso garantir que o aluno não tenha prejuízo das aulas, mas que seja responsável com a pontualidade do horário.

Para atraso maior (mais de 10 minutos)

a) Dirigir-se imediatamente ao balcão dos monitores para que seja registrado o atraso e feita a autorização de entrada na segunda aula do período. Em seguida, o aluno estará liberado para aguardar a segunda aula nos locais apropriados (Biblioteca, cantina, praça ou galpão de entrada).

b) O aluno que chegar na escola a partir da segunda aula (8h00 / 14h20min) deverá trazer justificativa, por escrito, dos pais ou responsável, para assistir às aulas do dia.

Medida disciplinar
Esta regra aplica-se aos alunos que têm atrasos eventuais. No caso de atrasos frequentes, o aluno será impedido de entrar na 1ª aula, sendo o aluno e a família previamente comunicados pela Escola. Se ainda assim persistirem os atrasos, mais de 5 no trimestre, o aluno será impedido de assistir às aulas do período. Neste caso, os pais e o aluno serão comunicados previamente.
Atrasos durante o período, nas trocas de aula ou volta do recreio:
Entre uma aula e outra não há intervalo e um mesmo sinal anuncia o término e o início da próxima aula ou recreio. A aula tem início a partir do momento em que o professor troca de classe e os alunos entram na sala. A partir deste momento, o aluno atrasado assistirá à aula com falta. Em caso de reincidência, o professor comunicará à Orientação Educacional para que sejam tomadas as providências cabíveis.

O que é preciso para sair da escola durante o período de aula:

a) Saída prevista
Os pais deverão enviar, por escrito, solicitação de dispensa do (a) filho (a), especificando o horário e o motivo. A justificativa deverá ser entregue aos monitores para que façam a autorização de saída em duas vias (uma para ser entregue ao professor e a outra na Portaria).

b) Saída imprevista
Os pais deverão comparecer pessoalmente ao balcão dos monitores e solicitar a dispensa do (a) filho (a) ou telefonar para a Recepção da escola deixando as informações necessárias (aluno, classe, horário da saída).

c) Semana de feriado e finais de semestre
Nessas ocasiões, assim como nos outros dias letivos, não será permitido ao aluno telefonar para pedir dispensa das aulas diretamente aos pais.

Observações
• Pedimos aos pais que não interrompam as aulas para solicitar a saída dos filhos. Os pais devem sempre procurar os monitores.
• Por medida de segurança, os alunos sempre aguardarão os pais dentro da Escola.

O que é preciso para sair da Escola desacompanhado dos pais ou responsável, após o período de aula:
Os alunos devem solicitar o formulário para a autorização de saída na sala da Assistente Administrativa Escolar. Com isso, o aluno terá essa autorização impressa em sua carteira de estudante, com validade de um ano, e deverá apresentá-la aos porteiros no momento da saída.
Essa autorização de saída é válida somente nas seguintes situações:
- após o término das aulas;
- quando for dispensado mais cedo pela Escola, por exemplo, no caso de falta do professor.

No caso de faltas às aulas ou às provas, o que é necessário fazer para manter o compromisso com a Escola:


No caso de falta às aulas é preciso, na medida do possível, comunicação com antecedência aos professores ou aos orientadores, principalmente quando se tratar de mais de um dia de falta. É recomendável que o aluno contate um colega para que passe as informações sobre as aulas que foram perdidas (exemplo: tarefas dadas, provas marcadas, textos entregues, etc.). Entendemos que a falta não pode significar ausência das responsabilidades.

Orientações:

  • No caso de falta em provas marcadas, o aluno deverá apresentar atestado médico ou justificativa dos pais (por escrito) ao professor, que o encaminhará para a prova substitutiva. O aluno deve retirar com o professor um impresso para a justificativa da falta que deverá ser preenchido e devolvido a ele.
  • As provas substitutivas serão realizadas ao final de cada trimestre, conforme calendário abaixo.
  • A prova substitutiva englobará o conteúdo do trimestre, independentemente de qual prova o aluno deixou de fazer.

 

Calendário de provas substitutivas:

 

Disciplinas

1º trimestre

2º trimestre

3º trimestre

Português

18/04 (5ª feira)

22/08 (5ª feira)

21/11 (5ª feira)

Biologia

18/04 (5ª feira)

22/08 (5ª feira)

21/11 (5ª feira)

Química

18/04 (5ª feira)

22/08 (5ª feira)

21/11 (5ª feira)

Matemática 2

18/04 (5ª feira)

22/08 (5ª feira)

21/11 (5ª feira)

Inglês/Espanhol

18/04 (5ª feira)

22/08 (5ª feira)

21/11 (5ª feira)

 

 

 

 

Matemática

19/04 (6ª feira)

23/08  (6ª feira)

22/11 (6ª feira)

Matemática 1

19/04 (6ª feira)

23/08  (6ª feira)

22/11 (6ª feira)

Matemática 3

19/04 (6ª feira)

23/08  (6ª feira)

22/11 (6ª feira)

Filosofia

19/04 (6ª feira)

23/08  (6ª feira)

22/11 (6ª feira)

 

 

 

 

Geografia

20/04 (sábado)

24/08 (sábado)

23/11 (sábado)

Literatura

20/04 (sábado)

24/08 (sábado)

23/11 (sábado)

História/Sociologia

20/04 (sábado)

24/08 (sábado)

23/11 (sábado)

 

Obs:    Redação, Cinema e Design não terão prova substitutiva

Horários das provas substitutivas:

  • Para alunos de 1º e 2º anos - início 13h30
  • Para alunos de 3º anos – início 14h30
  • Para alunos de 1º, 2º e 3º anos provas do sábado – início 8h

Observações:

·         O tempo para a realização das provas será estipulado pelo professor.

Lembramos que:

  • Não haverá outra prova se o aluno faltar na prova substitutiva.
  • O aluno não terá direito à prova substitutiva no caso de ter sido suspenso das aulas em dias de prova.

 

Pedimos que os pais reforcem com seus filhos a importância e a necessidade do compromisso com as aulas e avaliações, evitando faltas desnecessárias.

No caso da falta do professor, como a escola procede:
A falta do professor às aulas pode ocorrer por motivos previstos ou imprevistos. Quando a falta do professor é comunicada à escola, com antecedência, é feito todo um esforço para que seja feita a substituição do professor.
O horário das aulas poderá ser alterado para acomodar a substituição do professor. Toda e qualquer alteração no horário é de responsabilidade da Escola e será comunicada aos alunos pelos monitores ou orientadores.
Porém, quando não há tempo hábil para providenciar a substituição do professor, os alunos são dispensados da aula pelos orientadores ou monitores e poderão sair mais cedo caso a aula vaga seja a última do período (a saída será permitida mediante autorização dos pais).


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2 - Vestuário dos Alunos

Nas aulas diárias:
Os alunos do Ensino Médio estão dispensados do uso do uniforme. Todavia, pedimos a atenção de pais e alunos com relação à adequação das roupas para frequentarem a Escola.
Não é permitido ao aluno:
- ficar descalço na sala de aula;
- circular sem camisa pela Escola;
- shorts, miniblusa e minissaia.
Educação Física:
A prática de Educação Física requer o uso de roupas e calçados apropriados:
- roupas: camiseta / agasalho e bermuda / calça (moletom, helanca, tactel, lycra)
- calçado: tênis
- a calça jeans ou strech não poderão ser usadas na prática de Educação Física


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3 - Valores e Atitudes

A escola deve ser o lugar onde cada aluno encontre a possibilidade de se instrumentalizar para a realização de seus projetos, sejam eles relacionados ao ensino-aprendizagem ou à convivência social e afetiva. Portanto, o convívio na escola deve favorecer o desenvolvimento dos conceitos de justiça, respeito e solidariedade, de tal forma que sejam vividos e compreendidos pelos alunos.
A escola também se caracteriza, por princípio, como um espaço de diversidade, pois é o ponto de convergência dos mais variados valores, atitudes e comportamentos das pessoas que a integram. Em virtude do grande número de membros que reúne, necessita de uma estrutura, de uma organização, de regras e de normas que estabeleçam formas de convívio em seu interior, que garantam os princípios e objetivos a que se propõe.
Nesse sentido, a observação dos itens a seguir é de fundamental importância para uma boa convivência.

Drogas
De acordo com a legislação vigente, não é permitido usar nem favorecer o uso de qualquer tipo de droga (tabaco, bebida alcoólica e demais substâncias psicoativas), tanto no ambiente interno como no externo (em frente à Portaria, no estacionamento de ônibus/carros, ponto de ônibus e nos demais arredores da Escola).

Namoro
O relacionamento de namoro entre alunos deve ser adequado ao espaço coletivo de convivência social da escola. Comportamentos não aceitáveis no ambiente escolar serão sinalizados pelos educadores (monitoras de aluno, professores, orientadores e coordenadores). Os alunos estarão sujeitos também às medidas disciplinares da Escola.
Posturas esperadas do aluno

Compromisso com as atividades escolares
O papel de aluno supõe o cumprimento de alguns deveres básicos e imprescindíveis ao desenvolvimento da relação de ensino-aprendizagem, a saber:

a) Material escolar - o aluno deve ficar atento às solicitações de material feitas pelo professor a cada aula. A falta de material pode inviabilizar a participação do aluno na realização da proposta da aula.
A maior parte do material será útil durante todo o ano letivo, podendo alguns itens terem duração de vários anos. O cuidado com o material é fundamental para sua conservação e durabilidade e garantirá que o aluno tenha sempre à mão o que é solicitado pelo professor.

b) Estudo complementar – o estudo em casa tem uma importância muito grande no aproveitamento das aulas. É um aspecto importante na construção do conhecimento, no sentido do fornecimento de dados para o aluno (questionamentos, dúvidas, descobertas, constatações) e para o professor (avaliação do processo, dificuldades dos alunos, necessidades da introdução de novas informações).

c) Recuperação - o aluno deverá atender à convocação do professor para o processo de recuperação em uma ou mais disciplinas, realizando os trabalhos solicitados, estando presente nas aulas marcadas e colaborando com o clima de trabalho para o bom aproveitamento deste momento. Recuperar significa refazer um processo, com o objetivo de aprender o que ainda não foi bem assimilado ou desenvolvido.

O processo de recuperação paralela realizada na Escola, com a presença do professor, não será disponibilizado aos alunos que têm toda a condição de aprender nas aulas regulares, mas não as aproveitam com compromisso.

Faltar com os deveres escolares poderá dificultar ou mesmo inviabilizar a participação do aluno nas aulas. Nesse caso, o aluno será sinalizado pelos professores e pela Orientação Educacional e as possíveis providências serão tomadas:
- comunicado aos pais;
- advertência ou suspensão da (s) aula (s) ou do período de aula.

Compromisso com as atitudes
Nas relações interpessoais
As relações interpessoais na escola - dentro e fora da sala de aula - são pautadas no respeito às pessoas, ao espaço coletivo e ao clima de trabalho.
As atitudes que interfiram negativamente nestas relações serão sinalizadas pelas pessoas envolvidas (o próprio colega, o professor, o funcionário, o orientador), visando encaminhar e administrar os conflitos. Na mediação destes, a Escola conta com o serviço de orientação educacional, podendo o aluno ser encaminhado ou encaminhar-se a esse setor.

No ambiente escolar

a) Não será permitido o uso desses objetos e aparelhos
Na sala de aula
- óculos escuros
- caneta laser
- telefone celular *
- estilete, canivete, faca e afins
- games
- skate e patins
- cards e baralhos
- isqueiro
- outros objetos que o professor julgar inconvenientes para o desenvolvimento da sua aula.
* O telefone celular deverá ficar totalmente desligado (sem vibra call) e guardado na mochila.
Nas demais dependências da Escola
- estilete, canivete, faca e afins
- caneta laser
- skate e patins
- bicicleta
- isqueiro
- bolas (a Escola fornece para os momentos apropriados de esporte e recreação)
- outros objetos que venham a interferir no bem-estar coletivo.
O aluno que descumprir essas orientações terá seu objeto ou aparelho recolhido para posterior devolução a ele ou a seus pais. Medidas disciplinares também poderão ser tomadas na reincidência de tal atitude.

b) Cuidados com o material
A escola é um espaço coletivo onde convivem aproximadamente duas mil pessoas por dia, entre alunos, professores, funcionários, pais, prestadores de serviço, entre outras pessoas.
Os pertences pessoais deverão ter identificação.
Para que a convivência aconteça de maneira respeitosa é importante o cuidado com o outro e seus pertences. Danificar ou se apossar do que é do outro além de ser um delito, contribui para gerar um clima de desconfiança e insegurança.
Todo e qualquer material encontrado na escola deve ser entregue ao setor de Achados e Perdidos para que seja localizado pelo dono.
Cada aluno deve se responsabilizar por seus materiais (inclusive dinheiro). A Escola não assumirá os prejuízos ou danos materiais.

c) Responsabilidade com o uso de recursos tecnológicos no ambiente educacional
As normas para uso de recursos tecnológicos visam permitir a utilização de dispositivos móveis da instituição (iPad, notebook e desktop) e particulares (tablets, notebooks, celulares, smartphones, etc) de maneira ética e responsável.  As normas a seguir aplicam-se aos alunos, pais, professores e funcionários.

Para iPad da instituição 

É de uso diário em classe e não substitui práticas educativas realizadas com outros materiais escolares, registros em sala de aula, etc
· Deve ser trazido todos os dias com autonomia de bateria suficiente para o período de aula.
·Deve ser usado segundo as orientações dos professores. O recurso de som deve estar desativado durante as aulas e o uso de fone de ouvido ficará a critério do professor.
·O equipamento deve ser ligado diariamente em casa tanto para realização das atividades como para recebimento de orientações, comunicados, circulares e atualizações.
·Os recursos de multimídia não poderão ser utilizados para gravar áudio e imagem (foto e vídeo) das aulas, a não ser quando solicitado pelo professor para atividades pedagógicas.
·O uso da capacidade de armazenamento do iPad deve ser priorizado com aplicativos e documentos de natureza pedagógica. Outros tipos de aplicativos e conteúdos não podem comprometer a finalidade do equipamento.
·A conservação e o cuidado com o aparelho é de responsabilidade do aluno na escola e quando o leva para casa ao final de cada dia de aula.
·É obrigatória a utilização da capa fornecida pela ECC, item imprescindível para a conservação e proteção do iPad. O aluno não poderá retirar a capa ou substituí-la por outro modelo. Quando o iPad não estiver em uso o zíper deve ser fechado para protegê-lo em caso de queda.
·O aluno deve manter sigilo dos seus dados de acesso (login e senha), não revelando, divulgando ou compartilhando-os com terceiros.

Para todos os recursos tecnológicos é vedado:

·Acessar ou armazenar conteúdo impróprio, de natureza ilegal ou antiética, configurando crime virtual. Crimes virtuais são os delitos praticados através da internet que possam ser enquadrados na legislação penal brasileira e seguem as punições previstas na Lei. Os menores infratores estão sujeitos às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
(mais informações acesse: 
http://www.internetresponsavel.com.br/professores/o-que-sao-crimes-virtuais.php ).
·Utilizar o nome da ECC ou sua marca (logotipo) para criar ou participar de redes sociais ou outros ambientes virtuais.
·Divulgar documentos particulares da ECC ou de autoria de seus professores sem a devida autorização.
·Utilizar, revelar ou divulgar qualquer informação interna que tenha ou venha a ter conhecimento em razão do seu relacionamento com a ECC.
·Publicar quaisquer imagens (foto e vídeo) envolvendo pessoas (professores, alunos, funcionários e pais) ou situações ligadas à ECC, exceto com a prévia autorização dos mesmos.


d) Conservação do patrimônio da escola
Nossa Escola é uma grande demonstração do que a união das pessoas é capaz de construir. Sua história foi marcada pela gradual construção do patrimônio que temos hoje e que será ainda aperfeiçoado.
A manutenção rotineira desse patrimônio (pintura, limpeza, desgaste dos materiais, etc.) tem um custo significativo para as contas da Escola. Todavia, esse custo pode ser ainda maior se as pessoas danificarem a Escola (carteiras, mesas da Cantina, paredes, extintores, etc.).
A conservação do patrimônio sugere também a economia de materiais, energia elétrica e água. Aqui também cada um pode fazer sua parte usando a iluminação natural ou desligando luzes e ventiladores quando a sala está vazia.

Com relação à atitude de danificar materiais do outro ou da Escola, a primeira medida a ser adotada será a ação reparadora, ou seja, o conserto ou substituição do material danificado ou limpeza/reforma do ambiente danificado. Contudo, medidas disciplinares também poderão ser tomadas.

e) Ocupação dos espaços
• Os alunos devem observar e respeitar os espaços reservados para o recreio.
• Os alunos não devem permanecer nos corredores e outros espaços que interfiram no clima de aula.
• É vedada a entrada e permanência de não-alunos (amigos, namorado(a) de alunos) na Escola, durante o período de aula.
• Aos ex-alunos é permitida a entrada na Escola, durante o período de aula, apenas nos horários de recreio, uma vez que somente neste horário poderão rever/encontrar seus colegas e professores.
• Para permanecer na escola fora do período de aula, o aluno deve solicitar autorização da Assistente Administrativa Escolar e receber as orientações necessárias.


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4 - Utilização dos Setores

Ambulatório

O Ambulatório Escolar obedece a um protocolo de atendimento focado no encaminhamento dos alunos que apresentem algum problema de saúde. O Ambulatório não pode medicar alunos sem a devida prescrição médica, mesmo quando a família autoriza tal procedimento. Por essa razão, mesmo quando a família autorize o uso de algum medicamento na Ficha de Informações de Saúde, o Ambulatório da Escola insistirá para que o aluno seja levado pelos pais para casa e, se necessário, ao médico.

Os seguintes medicamentos são disponibilizados pelo Ambulatório Escolar em situações de extrema necessidade:

· TYLENOL GOTAS – analgésico e antitérmico

·  NOVALGINA GOTAS – analgésico e antitérmico

·  NOVALGINA SOLUÇÃO ORAL - analgésico e antitérmico

· ZYRTEC OU ZETALERG SOLUÇÃO ORAL – antialérgico

·  MATERIAIS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA FERIMENTOS LEVES.

Observações muito importantes quanto aos medicamentos:

a) A finalidade dos medicamentos disponibilizados pelo Ambulatório Escolar é proporcionar um primeiro atendimento em situações extremas, quando não são localizadas as pessoas responsáveis pelo aluno e nem seu médico. Também passamos estas informações para a equipe médica quando há a necessidade de translado do aluno para algum hospital.

b) É importante consultar o médico do aluno para definir quais medicamentos poderão ser ministrados.

c) O Ambulatório da Escola não está autorizado a ficar com outros medicamentos enviados pela família. Caso o aluno precise de medicação de uso diário (temporário ou permanente), seguir essas orientações:

     ·Organizar a administração da medicação nos horários em que o aluno estiver em casa. O médico poderá ajudar no ajuste dos horários.
     ·Não sendo possível medicar em casa, a família deverá comparecer na escola e ministrar a medicação no horário prescrito pelo médico.
     ·O Ambulatório Escolar deverá ser a última opção da família e apenas administrará a medicação do aluno com a apresentação da RECEITA MÉDICA ATUALIZADA e ciência da Coordenação do Curso.
     ·O aluno nunca deve trazer qualquer tipo de medicação para a escola dentro da mochila ou lancheira.

É fundamental que os pais mantenham atualizados os dados da Ficha de Informações de Saúde durante todo o ano, inclusive os números de telefones para contato.

A Escola possui convênio com a Unimed, na modalidade de “Área Protegida”, para os casos de necessidade de translado para Pronto Socorro hospitalar.


Achados e Perdidos

Para este setor são encaminhados todos os objetos e materiais esquecidos ou encontrados na Escola.
Recomendações importantes:
- Sempre coloque nome e série nos seus materiais.
- Ao encontrar algum material, encaminhe-o imediatamente a esse setor.
- Ao procurar algum pertence na sala de Achados e Perdidos, certifique-se de ele realmente lhe pertence, evitando levar material alheio e prejudicar o colega.
- Observamos que ao longo do semestre vai se acumulando um número grande de objetos perdidos, sem que sejam procurados. Ao final de cada semestre os objetos são encaminhados à Comissão de Solidariedade para doação a entidades assistenciais.
Horário de funcionamento: das 7h00 às 18h45min

Portarias

As duas Portarias da Escola fazem a recepção das pessoas que chegam, orientando e cumprindo as regras de segurança:
- Identificação dos visitantes.
- Os alunos podem sair da Escola somente com a autorização dos monitores responsáveis pelo curso.
- Os alunos não devem se aglomerar, nem brincar na frente do portão, atrapalhando assim o serviço do porteiro.
- Os alunos devem ficar atentos à chegada dos pais e dirigir-se imediatamente para o carro, evitando assim o congestionamento na frente da Portaria.

Biblioteca

A Biblioteca da ECC está aberta a todos, pais, professores, alunos e funcionários da Escola, tanto para empréstimo como para consulta de livros.
Os alunos têm livre acesso à Biblioteca, podendo frequentá-la em atividades orientadas pelo professor ou fora do horário de aula.
Os livros, tanto de pesquisa quanto de literatura, podem ser retirados para empréstimo e devolvidos no prazo determinado, podendo ou não ser renovados.
Para retirar livros cada aluno deve apresentar sua carteirinha, pois a Biblioteca conta com sistema informatizado de leitura de código de barras.

Normas para uso da Biblioteca:
- a renovação poderá ser feita por mais tempo, desde que não haja procura pelo mesmo livro;
- os livros deverão ser devolvidos diretamente às bibliotecárias e nunca deixados sobre as mesas ou estantes;
- havendo atraso na entrega, o aluno ficará impedido de retirar novos livros pelo mesmo número de dias de atraso;
- caso não haja devolução, outros livros não poderão ser retirados;
- em caso de perda ou dano, outro livro deverá ser reposto;
- não serão permitidos empréstimos de livros em nome de colegas;
- o aluno que retirou o material será responsável por ele até sua devolução;
- obras de referência, tais como enciclopédias, dicionários, coleções, almanaques, anuários, etc. não estão livres para empréstimos, apenas para consulta na Biblioteca ou xerox;
- cada aluno poderá retirar 02 (dois) livros por vez;
- nenhum livro poderá sair da Biblioteca, mesmo que seja para classe ou xerox, sem antes ter sido registrado pelas bibliotecárias;
- não é permitida a entrada na Biblioteca com qualquer tipo de alimento ou bebida;
- horário de funcionamento: das 7h00 às 18h00.
A Biblioteca é um local de estudo, leitura e trabalho, o que exige silêncio e concentração de seus usuários. Colabore, nesse sentido, evitando brincadeiras e conversas em voz alta.

Gráfica

A Gráfica da ECC produz a maioria do material didático utilizado no trabalho em sala de aula, além de atender também os setores administrativos.
Os alunos e os sócios em geral podem utilizar a Gráfica para cópias particulares, desde que respeitem o prazo de 2 dias e façam o pagamento antecipado.
Horário de funcionamento: 7h00 às 18h00.

Recepção

A Recepção da Escola não realiza ligações para os alunos. Estes devem utilizar os aparelhos públicos localizados na entrada da Escola e na área da Cantina. Os cartões telefônicos podem ser adquiridos na Tesouraria.

Atenção!

- Não será permitida a saída de aula para telefonar.
- O aluno que precisar telefonar deverá fazê-lo no horário do recreio.
O uso do telefone celular é permitido apenas fora do horário de aula (no recreio e na saída).

Obs.: o contato direto do aluno com os pais deve ser feito somente para assuntos particulares. Quando envolver assuntos escolares, o contato deve ter a intermediação de um responsável da ECC.

Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática é para uso exclusivo em projetos desenvolvidos pelos professores de toda a Escola. Ele é estruturado para receber classes, tendo suas máquinas ligadas em rede e com a internet.
Não é possível o uso individual dos computadores do laboratório para digitação ou impressão de trabalhos. Os alunos devem se organizar para realizar os trabalhos escolares em casa.

Cantina
A Cantina é espaço de convívio social, do qual se utiliza toda a comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, pais e outras pessoas.

A finalidade primeira da Cantina é ser um local adequado e prazeroso para o lanche ou o almoço. O uso das mesas para trabalhos escolares depende de combinação antecipada com os professores (durante as aulas) ou com os monitores (fora do período de aula).
Atitudes como sentar nas mesas, colocar os pés nas cadeiras, furar fila para ser atendido são inadmissíveis no que diz respeito à higiene e à educação. Pedimos a colaboração dos alunos para que respeitem o ambiente da Cantina.
Horário de funcionamento: das 8h30min às 19h00.
Almoço: das 11h00 às 14h00.


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5 - Comunicação dos Pais ou Responsável com a Escola

TELEFONES
Recepção 3758 8500 6h45min às 19h00
Fax 3758 8510
Secretaria 3758 8502 7h00 às 17h15min
Tesouraria 3758 8504 7h00 às 17h15min
Biblioteca 3758 8514 7h00 às 18h00
Cantina 3758 8529 8h30min às 19h00
SITE - www.ecc.br

Para contatar o setor de Orientação Educacional
a - Marcar entrevista - a Recepção da Escola encaminhará o agendamento de horário.
b - Falar com os orientadores - a Recepção procederá à localização do Orientador para transferir a ligação. Esse contato nem sempre é possível no momento da ligação, pois os orientadores, além do atendimento a pais, alunos, professores, coordenação, também desenvolvem trabalhos em sala de aula e participam de reuniões pedagógicas. Não sendo possível atender à ligação, o recado será anotado para posterior retorno.

Para deixar recado para o (a) filho (a):
a - Pessoalmente - os pais ou responsável devem procurar os monitores de alunos. As aulas nunca devem ser interrompidas pelos pais para entrega de material, lanche ou recados.
b - Por telefone - o recado deve ser deixado na Recepção da Escola. É importante para a localização do aluno que os pais informem a série e a classe do (a) filho (a). Os recados deixados na Recepção serão transmitidos aos alunos pelos monitores.


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6 - Medidas Disciplinares

No desrespeito desses princípios e não cumprimento de qualquer uma das regras, o aluno estará sujeito às seguintes medidas disciplinares, não necessariamente nesta ordem:
- advertência oral
- ação reparadora
- advertência por escrito
- suspensão de aula
- suspensão de dias de aula
- transferência compulsória


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7 - Instâncias De Participação Democrática

Conselho de Representantes
O Conselho de Representantes (Ensino Fundamental III e IV Ciclos e Ensino Médio) é uma instância de participação democrática dos vários segmentos da Escola e tem como objetivos:

• Exercício da representação - a responsabilidade e o compromisso com os anseios e pensamentos de um grupo, tanto da classe quanto do próprio Conselho. Portanto, o representante exerce esta função em via de mão dupla: da classe para o Conselho e do Conselho para a classe.
• A convivência e a aproximação entre as pessoas: diferentes faixas etárias, papéis e funções.
• Debate de assuntos, abordados em diferentes pontos de vista.
• Encaminhamento de problemas e possíveis soluções.
• A consciência dos limites de decisão do grupo e o respeito aos diferentes papéis e competências.

1 - Eleição dos representantes de classe
• Os orientadores educacionais fazem um trabalho de reflexão sobre o perfil e o papel dos representantes, atividade esta que culmina com a eleição dos representantes de cada classe.
• São eleitos dois representantes de cada classe dos Ciclos III e IV e do Ensino Médio, sendo um aluno e uma aluna.
• A escolha dos representantes ocorre a cada início de ano ou de semestre, portanto, cada representante exerce esta função para a qual foi escolhido anual ou semestralmente.

2 - Pauta das reuniões
• Todas as representações (vide item 3 - participantes) podem encaminhar assuntos para a formação da pauta do Conselho.
• Cada classe poderá encaminhar assuntos ao Conselho após serem discutidos nas aulas de Psicologia das Relações Humanas.
• Os assuntos levados à reunião do Conselho de Representantes são discutidos e suas resoluções são retomadas, posteriormente, nas classes.

3 - Reunião do Conselho de Representantes
• frequência: bimestral
• horário: das 11h10min às 12h30min
• os alunos representantes são dispensados das aulas no momento da reunião e devem, posteriormente, retomar o que foi trabalhado em aula
• participantes:
- representantes de cada classe dos Ciclos III e IV e do Ensino Médio
- Grêmio Estudantil Comunitário - GREC
- representantes dos professores
- representantes dos funcionários (monitores de aluno)
- orientadores educacionais
- coordenadores de curso
- diretora pedagógica

Grêmio Estudantil Comunitário - GREC
O Grêmio Estudantil foi criado na Escola no ano de 1988 para ser o órgão de representação dos alunos na Comunitária e fora dela, no movimento estudantil e em outras esferas da sociedade.

A diretoria do Grêmio cumpre mandato anual e é eleita por voto direto e secreto dos alunos do Ensino Fundamental (Ciclos III e IV) e do Ensino Médio. A gestão do Grêmio é feita em colegiado, o qual é composto por alunos das várias classes no desempenho das seguintes funções:
• 3 coordenadores gerais
• 1 tesoureiro
• 1 secretário

São objetivos do Grêmio, previstos em seu estatuto:

• Congregar o corpo discente da referida escola.
• Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos.
• Incentivar a cultura em todas as formas pelas quais se pode expressá-la, assim como contribuir na formação de sujeitos críticos da realidade e com capacidade de intervenção.
• Promover a cooperação entre administradores, professores, funcionários e alunos, no trabalho escolar, buscando seu aprimoramento.
• Realizar o intercâmbio e colaboração de caráter cultural, educacional, político, desportivo e social com entidades congêneres.
• Defender a democracia e o respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política ou religiosa.
• Lutar pela democracia permanente dentro e fora da escola, através do direito de participação nos fóruns deliberativos adequados.


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