Siga-nos:

O ensino das Artes

 

O ENSINO DAS ARTES

Criar arte é ver o mundo como que pela primeira vez. É buscar a origem, o gesto que o fundou. É re-aprender cada coisa, cada objeto, é dar novos significados às coisas existentes, é re-inventar, é re-conduzir, é re-construir. (Frederico Morais)

 

A arte, assim como a vida, está presente em todos nós, cabe-nos ajudar a desenvolvê-la. A formação da nossa percepção artística é feita olhando o invisível, a essência da alma, as particularidades do mundo. Mais importante que a construção de um artista é a construção da sensibilidade à arte. É desta maneira, que nos conscientizamos da importância da nossa participação na sociedade.

 

Fundamentos do ensino da arte na escola comunitária:

O ensino da arte na escola comunitária tem como objetivo principal possibilitar que o aluno tenha contato com as diferentes linguagens artísticas de forma que ele possa criar, conhecer e apreciar os produtos artísticos produzidos pelas sociedades nos diferentes momentos históricos e sociais.

Dessa maneira, o ensino da arte tem uma função específica: formar o aluno para que ele possa participar do mundo em que vive, sabendo analisar, interpretar e atuar como um indivíduo presente na sociedade.

É nesse momento, que a educação em arte possibilita que o aluno utilize os meios para organizar em produtos culturais as suas experiências subjetivas. Estes três elementos – meios, motivação e técnicas - estão pautados na pedagogia triangular que norteia o pensamento do ensino das artes.

  • Conhecer – ter contato com a obra de arte, os momentos artísticos, históricos, sociais, tecnológicos.
  • Apreciar – desenvolver o senso de apreciação crítica – formação do gosto.
  • Fazer – desenvolver seus próprios trabalhos a partir da formação de um repertório.

O campo da arte é formado por diversas linguagens (visual, musical, teatral e corporal) que se relacionam aos órgãos dos sentidos e a forma como eles são percebidos e desenvolvidos. Essas linguagens compõem a estrutura do ensino da arte na escola comunitária.

 

A ARTE NO FUNDAMENTAL 1

O ensino da arte no ensino fundamental 1 está centrado em duas linguagens: Artes Visuais e Música. Estas linguagens são desenvolvidas paralelamente ao longo de todo o curso.

 

ARTES VISUAIS:

O trabalho em Artes Visuais é realizado no Ensino Fundamental 1 e está voltado para o estudo, análise e compreensão da imagem plástica.

Esse trabalho está pautado na “pedagogia triangular”, linha base de orientação dos arte-educadores brasileiros. O tripé formado pelos eixos conhecer, apreciar e fazer capacita os alunos para que compreendam o objeto artístico (a obra de arte) e o momento de sua criação, para que possam adquirir repertório para que realizem suas obras. A construção do “gosto” também faz parte desse contexto, pois é através da apreciação crítica de uma obra que adquirimos fundamentos para apreciá-la plenamente.

Desenvolver o olhar para a apreciação crítica embute saber “ ler” a obra de arte: qual é sua temática, qual é a técnica empregada, em que época ela foi realizada, quem é o seu autor. Após essa leitura o aluno, como espectador, vai sentir como essa obra sensibilizou-o. É nesse momento, que o senso de apreciação e formação de repertório é fundamental para que, através das técnicas ele desenvolva as suas próprias obras.

A descoberta do sensível é o elemento principal da arte.  O resultado ou o produto da expressão artística infantil tem sentido para quem a faz e nem sempre para quem a observa. Diante desta formulação, devemos nos esforçar para compreender a arte desenvolvida pelas crianças, pois demonstram a essência do momento vivido, as projeções interiores mais profundas, desde o esforço inconsciente, até a realização (aparentemente) mais displicente. É nesse momento de observação, que se realiza a interação entre a pessoa que observa a obra e quem a realizou, e, é, desta forma, que se trava uma correspondência entre a matéria e o espírito.

Como diz o teórico Ernst Fischer: “a função da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas”. A arte existe não como uma forma de recreação, mas de percepção, de pensamento e de ação.

 

MÚSICA :

A Música como parte de uma das linguagens da arte está presente no ensino Fundamental 1 como participante do desenvolvimento educacional do aluno. É uma das formas de aproximação entre arte e vida pelo viés da sensibilidade.

O ensino da Música se pauta na descoberta de símbolos e signos da linguagem musical como forma de construção de repertório que permita a decodificação do universo musical.

“Incluir a arte no cotidiano de uma escola é aproximar a arte da vida e isto traz uma contribuição inestimável para a educação do ser sensível inerente a cada criança” (João Lopes – prof. de Música da ECC).

Acesso o Blog do Núcleo de Artes para ver alguns trabalhos realizados.

 

 


Todos os direitos reservados • ECC • Desenvolvido por W2F Publicidade