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Concepção de mundo e de homem

 

CONCEPÇÃO DE MUNDO

Que princípios e valores devem caracterizar a identidade terrena?

Que mundo idealizamos?

Que consciência esse mundo precisa preservar?

Que pensamentos devem orientar essa construção?

 

Princípios e valores que devem orientar o mundo:

 - a justiça - na relação de igualdade e equidade;

- a ética - por decisão livre e consciente, favorecer as condições de uma vida desejável para todos, pautada na possibilidade de realização individual e coletiva ao mesmo tempo;

- a estética - valorizando as belezas naturais e preservando-as; criando ambientes acolhedores: organizados, limpos, harmoniosos; valorizando as produções artísticas em suas diferentes modalidades, entendendo que a sensibilidade complementa a racionalidade; valorizando cidades planejadas, esteticamente pensadas, com espaços que tragam bem estar e qualidade de vida;

- a liberdade - como pressuposto do desenvolvimento humano, relacionando- a à responsabilidade ; mantendo a relação indissociável entre o indivíduo e o outro;

- a democracia - para que haja compatibilidade entre as liberdades individuais e a organização social pautada no bem comum; com um sistema de representação política e um modelo de exercício de poder menos centralizador; com conceito de hierarquia e autoridade legitimado; estimulando a participação comprometida e responsável;

- a paz - entendendo que os conflitos são inerentes ao desenvolvimento humano e à vida social e são fontes de crescimento, mas que as diferenças não devem ser resolvidas com a violência, mas com respeito, tolerância, diálogo e ações coerentes e eficazes à solução dos conflitos.

 

Com consciência:

antropológica - que reconhece a unidade na diversidade; que valoriza as múltiplas competências na perspectiva da diversidade compartilhada e não na direção da desigualdade;

ecológica - que reconhece a biosfera como o habitat de todos os seres mortais, nutrindo valores de convivibilidade e equilíbrio;

social terrena- de pertencimento mútuo que nos une à nossa Terra, baseada na responsabilidade e solidariedade com os filhos da Terra; de identidade genética, cerebral, afetiva comum presente em nossas diversidades individuais, culturais e sociais; de reconhecimento da identidade terrena onde partilhamos um destino comum, pois o mundo torna-se cada vez mais um todo, cada parte do todo faz parte do mundo, trazendo a sua singularidade, e o mundo está cada vez mais presente em cada uma de suas partes, sem homogeneizar;

sobre a globalização- na busca por somar, compartilhar, multiplicar e não dividir; com a intenção de quebrar as fronteiras que delimitam o poder, o individualismo, as desigualdades, a nacionalidade ultrapassada; que respeite a pluralidade cultural, étnica, ideológica, religiosa; que as sociedades não interiorizem modelos externos indiscriminadamente, mas reflita sobre eles, processe e incorpore à sua realidade o que for significativo para ela;

da condição humana - vista de maneira complexa, sendo objeto de todo o ensino com base numa educação inserida no contexto que se apresenta.

 

Com pensamento:

complexo e sistêmico- um pensar universal, integrado e interdependente, com conexão entre as partes e o todo, atendendo o princípio da complementariedade; que estabelece relações múltiplas e em rede;

sustentável- que estruture os padrões de consumo, respeitando a capacidade de suporte dos ecossistemas, sendo responsável com as próximas gerações;

de preservação- valorizando o patrimônio histórico, cultural, intelectual e apresentando-o às novas gerações;

de inovação- abrindo espaço para as novas conquistas, ideias e mudanças nos diversos setores da sociedade;

científico- estimulando os estudos e as pesquisas que geram conhecimentos sobre o mundo físico, biológico, econômico, social, político, a fim de melhorar a condição da vida humana, sua maneira de pensar e a sua realização terrena; que articule as informações para que gerem conhecimentos e que articule conhecimentos para que gerem sabedoria;

tecnológico- estimulando os estudos e as pesquisas que aperfeiçoam e criam novas tecnologias, com a consciência de que são instrumentos poderosos, meios eficientes para os fazeres e para novas descobertas;

- humano- estimulando os estudos e as pesquisas que contribuem com o conhecimento e a valorização dos aspectos do eu, da existência, do funcionamento das capacidades humanas, além do cognitivo, incluindo o mundo psicológico, o mundo das emoções; abordando o desenvolvimento da personalidade individual e moral, a busca pelo sentido da vida, a busca da felicidade, tratando dos aspectos corporais, emocionais, relacionais, espirituais; possibilitando as diversas formas de expressão humana;

cultural- valorizando o patrimônio da humanidade e das diferentes sociedades sobre os saberes, fazeres, crenças e mitos adquiridos e transmitidos de geração em geração, levando em conta a memória e os diversos documentos que mostram a cultura; estimulando as produções artísticas, literárias e arquitetônicas de cada localidade, valorizando-as porque permitem complementar o olhar sobre o homem e sobre mundo.

      Ter essa consciência sobre o mundo nos encaminha à reflexão sobre a importância e a responsabilidade da Educação em ensinar a identidade terrena à nova geração e, ao mesmo tempo, ensinar a condição humana, desenvolvendo competências que capacite a nova geração a dar continuidade à construção desse mundo, buscando melhores soluções para os problemas e aproximando todas as partes no sentido de contribuir, mas também de usufruir as conquistas do todo.

 

CONCEPÇÃO DE HOMEM

Que condição humana?

A autonomia é uma construção feita ao longo de toda a vida e é imprescindível à condição humana, mas precisa de uma educação e de um ensino que a desenvolva. Para isso é preciso considerar o ser:

PENSANTE


-  que constrói para si significados de qualidade sobre os conhecimentos historicamente construídos, de forma coerente e consistente em ideias, modelos, teorias e práticas; que constrói o conhecimento de forma bem estruturada logicamente, com maior apoio nas evidências, com maior riqueza de dados e relações, com diversidade criativa para entender a complexidade das situações e buscar soluções coerentes; com capacidade e atitude de aprender ao logo de toda a vida em situações cada vez mais mutantes; com pensamento sistêmico integrando relações em rede; curioso, criativo, crítico e autocrítico, argumentativo,  questionador, reflexivo; com capacidade de discernir sobre as inúmeras informações disponibilizadas, selecionando as mais relevantes, priorizando-as para uso adequado no contexto; que sabe buscar e manejar informação, organizá-la , reformulá-la e avaliá-la diante de critérios debatidos e consensuados para a situação; com repertório significativo de conhecimentos em diversas áreas, em constante aperfeiçoamento e com a capacidade de interligá-los; com capacidade de discernir sobre os princípios e valores que fundamentam a ideias contidas nos textos, nas mídias, nos projetos...; com compreensão crítica; com equilíbrio entre a competência intelectual e a emocional; que reflete sobre os valores que a sociedade oferece, sobre as qualidades das pessoas e escolhe os valores e as virtudes que quer para si e para sua vida; que é capaz de definir seu projeto de vida ao longo do tempo.

 

ATUANTE

- que utilize toda a bagagem de conhecimento, as competências desenvolvidas e os valores escolhidos para orientar as suas atitudes; não ter medo de errar e aprender com os erros; saber se comunicar de maneira compreensível, passando com clareza as ideias; buscar coerência entre o discurso e as ações; ser verdadeiro; saber falar e ouvir; ser participativo e responsável com sua participação; trabalhar em grupo cooperativamente; tentar soluções criativas; buscar o exercício do protagonismo e menos da vitimização; agir com respeito a si mesmo cuidando de sua saúde física e mental; orientar as suas ações sociais por valores morais e éticos; saber liderar situações construtivas; opinar, saber defender as suas ideias, argumentar, sugerir ideias ou encaminhamentos; ser capaz de expressar conhecimentos e sentimentos de forma construtiva; ter disposição para corrigir-se quando agir inadequadamente ou incorretamente; ter atitude colaborativa e cooperativa; ter inciativa; prontificar-se a fazer, a realizar, a atuar, a agir, a viver para aprender e não parar no campo do pensamento; conquistar o seu espaço social pela coerência da atuação.

 

CIDADÃO

- íntegro, que respeite a si mesmo e aos outros, solidário, capaz de integrar seu projeto pessoal com o coletivo, que respeite as leis naturais e sociais, consciente de ser construtor da história pessoal e coletiva, cidadão local e do mundo, esperançoso e atuante nas transformações sociais, que valoriza o patrimônio coletivo, que cuida da preservação do ambiente, que saiba resolver conflitos com diálogo, que aceita e integra as diferenças, atento aos acontecimentos do mundo, que expresse opinião construída pelo estudo consciente da questão ou do contexto para tomar posição baseada em argumentos, que tenha consciência de sua identidade complexa e de sua identidade comum a todos os outros humanos.

 

         Todos esses princípios e valores nos remetem a uma concepção de EDUCAÇÃO e à escolha de uma proposta pedagógica que revela esta concepção de ENSINO-APRENDIZAGEM:

         Acreditamos que o conhecimento, construído historicamente, deve ser apresentado à nova geração (ensino), não como simples transmissão, estático e acabado, mas de maneira viva, que possibilite ser reconstruído dentro de cada ser aprendiz, dando-lhe a chance do desenvolvimento dos princípios, valores e competências essenciais para assumir a construção da sua vida pessoal, para a inserção social e que garanta a continuidade da construção da história humana.

 

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