Siga-nos:

O mundo em que vivemos

 

O mundo contemporâneo é complexo, é um mundo globalizado que traz uma revolução na visão de espaço, de tempo, de cosmos. Estamos diante de um cenário em escala mundial. A expansão da humanidade, em que a tecnologia encurta o tempo e o espaço, relaciona os diferentes aspectos da atividade mundial, de maneira cada vez mais estreita, o que confere uma dimensão planetária às decisões tomadas. A interdependência planetária não cessa de aumentar no plano econômico, científico, cultural e político. O mundo atual é composto de novos mundos interligados, de novas representações, de novas maneiras de pensar o ser humano. Novos paradigmas regem a sociedade da informação e da comunicação. As mudanças são profundas, rápidas e substanciais. A velocidade e a qualidade das conquistas científicas e tecnológicas, ampliam espaços deixando-os sem limites, sem fronteiras, expandindo e diversificando as possibilidades de conexão. A evolução é cósmica, universal. Há um estado de desequilíbrio permanente que é fonte de criatividade e que gera um universo repleto de sucessivas novidades. O conhecimento é, visivelmente, uma construção inacabada, que pode ser alterado ou ampliado à medida de novos estudos ou descobertas. As ciências, com suas teorias e modelos explicativos, orientam as situações, os fenômenos e os contextos atuais, mas, à luz de novas conquistas, trazem outros referenciais, num tempo cada vez mais curto. As informações e os acontecimentos são veiculados em tempo real, assim como a comunicação entre pessoas e organizações, por voz, texto e imagem. A interatividade favorece a construção simultânea de ideias, de estudos, de negócios, de ações. As relações interpessoais presenciais somam-se às virtuais com a difusão das redes sociais. Os imigrantes digitais buscam a sua inserção neste novo mundo, buscam se adaptar a um novo ambiente e se relacionam com os nativos digitais, com facilidade para o uso das tecnologias, modificando pressupostos na dinâmica de pensar, de aprender, de lidar com muitas e diferentes atividades ao mesmo tempo.

Todas essas mudanças, em curto espaço de tempo, nos remete a um novo mundo, porém um mundo que permanece com muitas contradições: melhora e avança positivamente em vários aspectos da condição humana, ao mesmo tempo em que abre fendas, acentua disparidades e cria novos antagonismos. A diferença está na escala, tanto as descobertas e os avanços quanto os problemas são muito mais complexos, estão numa dimensão mundial, e até mesmo planetária.

O que sabemos é que estamos diante de um mundo difícil de decifrar e, ainda mais, de prever. O estado de desequilíbrio permanente, trazido pelo mundo complexo, que evidencia as incertezas, precisa encontrar o rumo da criatividade na busca de soluções para os problemas em escala mundial, pautando-se em princípios que garantam a digna realização dos indivíduos, das sociedades e das espécies e o equilíbrio nessas relações.

 

Todos os direitos reservados • ECC • Desenvolvido por W2F Publicidade