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Tecnologias na Educação

“Dos primórdios da civilização, com a escrita cuneiforme e as tabuletas de argila, até os dias de hoje, nas telas sensíveis ao toque dos tablets, o homem sempre se utilizou de algum tipo de tecnologia para se comunicar.” (Revista Educatrix – outubro/2012

 

A Educação na Escola Comunitária é pautada por princípios claros, expressos no seu projeto pedagógico, efetivado por práticas educativas. Há um compromisso de adequá-lo aos novos tempos, mantendo valores e competências essenciais e desenvolvendo novas competências, apropriadas à sociedade contemporânea.

As rápidas e significativas mudanças estão acontecendo na sociedade como um todo e em todos os setores. Queremos destacar o desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação que delineiam novos panoramas na sociedade, inclusive no âmbito educacional. É esperado que a Educação se posicione diante dessas transformações.

Na Escola Comunitária, buscamos fundamentação para definir como absorvê-las crítica e eticamente.

Como aproveitar os seus benefícios e as inúmeras possibilidades para facilitar o processo de ensinar e de aprender? Como ajudar na aquisição de competências e habilidades, imprescindíveis à inserção das pessoas nesta vida complexa?

O olhar da Comunitária sobre as tecnologias vem de muito tempo, com base em estudos e discussões que desenvolvem a consciência responsável pelas escolhas e pelas implantações feitas. Por exemplo, a Comunitária foi a primeira escola da América do Sul a conectar-se à internet e a ter um site, com o apoio de Dora Lange Canhos, mãe-diretora do Conselho Administrativo da época. Também foi a primeira a ter documentações escolares informatizadas, o que deu início a uma série de melhorias às ferramentas administrativas no âmbito das escolas.

Este percurso é planejado, envolvendo o Conselho Administrativo da Sociedade e a equipe de profissionais do setor pedagógico e administrativo da Escola. Há um plano financeiro para provisionar essas implantações.

Tivemos o primeiro Laboratório de Informática em 1997 e o segundo em 2004; a implantação das multimídias em cada classe iniciou-se em 2009 e agora, em meados de 2013, teremos a inclusão do uso de tablet (iPad) em sala de aula para alunos dos 9os anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A parte essencial de uma escola é seu projeto político pedagógico - é seu eixo, é seu norte. E é nesse projeto que todo o nosso esforço se concentra: na capacitação constante dos profissionais que aqui trabalham; na construção das práticas educativas que compreendem valores, conhecimentos, competências e habilidades. Entendemos que as tecnologias, usadas de forma planejada e consciente, são instrumentos que facilitam a organização e a realização das propostas pedagógicas, também por incorporar uma linguagem própria da nova geração. Elas podem contribuir para a maior eficácia de certas atividades, podem ter ação motivadora, integradora e interativa, ajudando na aquisição dos significados do aprender e, sem dúvida, desenvolvendo outras habilidades importantes. É diante deste panorama que estamos nos deslocando gradualmente em relação ao uso das tecnologias na ECC.

É importante a comunidade ECC conhecer este percurso.

Sandra M. Salgado Galli

 

Termo de responsabilidade para uso de recursos tecnológicos

 

no ambiente educacional

 

 

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