MODALIDADE |
TURMA |
DIA |
HORÁRIO |
LOCAL DA ATIVIDADE |
VAGAS |
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Basquete |
T1 – 3º ao 5º ano | 3ª e 5ª feira | 18h40 às 19h40 | Quadras do F1 |
Vagas disponíveis |
Basquete |
T2 – a partir do 6º ano | 3ª e 5ª feira | 19h às 20h | Ginásio |
Vagas disponíveis |
Escolinha |
T1 - 1º e 2º anos |
3ª e 5ª feira |
13h20 às 14h20 |
Ginásio/ Sala Espelhada |
Vagas |
Escolinha de Lutas |
T2 - 1º e 2º anos | 3ª e 5ª feira | 18h40 às 19h40 | Quadras do EF1 |
Vagas disponíveis |
Futsal |
T1 - 2º e 3º ano |
2ª e 4ª feira |
13h30 às 14h30 |
Ginásio |
Vagas |
Futsal |
T2 - 4º e 5º ano |
2ª e 4ª feira |
13h30 às 14h30 |
Ginásio |
Vagas |
Futsal |
T3 - a partir do 6º ano - EF2 |
2ª e 4ª feira |
13h30 às 14h30 |
Ginásio |
Vagas |
Futsal |
T4 – 2º e 3º ano |
2ª e 4ª feira |
18h40 às 19h40 |
Quadras do F1 |
Vagas |
Futsal |
T5 – 4º e 5º ano |
2ª e 4ª feira |
18h40 às 19h40 |
Quadras do F1 |
Vagas |
Futsal |
T6 – a partir do 6º ano - EF2 |
2ª e 4ª feira |
19h às 20h |
Ginásio |
Vagas |
Futsal (Novo) |
T8 – EM | 6ª feira | 14h às 15h | Ginásio |
Vagas disponíveis |
Futsal (Novo) |
T9 – EM | 6ª feira | 17h às 18h | Ginásio |
Vagas disponíveis |
Futsal |
T7 - a partir do 6º ano |
3ª e 5ª feira |
19h às 20h |
Ginásio |
Vagas |
Ginástica |
T1 – 1º ao 5º ano | 4ª e 6ª feira | 13h20 às 14h20 | Sala Espelhada |
Vagas disponíveis |
Ginástica |
T2 – 1º ao 5º ano | 3ª e 5ª feira | 18h40 às 19h40 | Ginásio |
Vagas disponíveis |
Mini |
3º ao 5º ano |
2ª e 4ª feira |
18h40 às 19h40 |
Ginásio |
Vagas |
Multiesportes |
1º e 2º anos do EF1 |
2ª e 4ª feira |
18h40 às 19h40 |
Quadras do F1 |
Vagas |
Basquete
É um esporte coletivo que estimula diversas capacidades motoras, e pode ser iniciado em idades bem precoces, podendo ser jogado em qualquer ambiente. A prática do basquete traz muitos benefícios físicos e emocionais para as crianças: melhora da coordenação motora, aumenta a concentração e rapidez de reflexos, desenvolve a agilidade e as habilidades locomotoras, fortalece o sistema cardiovascular e melhora a resistência muscular. Além disso, a prática do basquete incentiva a sociabilidade, ajuda a agir com rapidez, tomar decisões e resolver situações-problema; incentiva a autonomia das crianças e também as ajuda a se sentirem parte de um grupo.
Durante o processo de iniciação, com crianças de 07 a 10 anos, enfatiza-se a familiarização com o equipamento esportivo, a exemplo da bola (através do seu peso, rigidez, da sua capacidade de quicar, do seu tempo de voo), da altura da cesta/distância e do tamanho da quadra. Os fundamentos específicos são introduzidos de forma lúdica e adaptada, dando preferência aos movimentos amplos e naturais. Progressivamente são introduzidos os jogos coletivos, observando-se espaço, regras e números de jogadores. Nesse momento, alguns conceitos, regras e fundamentos mais específicos do Basquetebol podem ser aprimorados, a exemplo de bater bola, driblar, passar, conduzir e arremessar, já contextualizados dentro dos objetivos do esporte.
A partir de 11 anos, aumenta-se o repertório de jogos regrados e estratégias, além de propiciar aos alunos a tomada de decisões, que no Basquetebol já envolve várias situações de jogo formal, de marcação, de confrontos, de posicionamentos, de colaboração, oposição e de organização tática.
Participações: jogos amistosos e campeonatos com instituições que dialoguem com nosso objetivo de entender o esporte dentro de um contexto pedagógico e educacional.
Escolinha de Lutas
A Escolinha de Lutas foi criada com o objetivo de oportunizar aos alunos, de maneira inclusiva, a prática das Lutas, independentemente das limitações ou vivência anteriores. Os conceitos trabalhados durante as aulas possibilitam o aprendizado dos aspectos técnicos e também auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Todas as influências culturais das diversas modalidades de Lutas são valorizadas e aproveitadas nas atividades propostas, tornando as aulas uma misto de esporte, lazer, cultura, saúde e educação.
As diversas disputas com desequilíbrio, imobilização ou exclusão, jogos com técnicas de lutas ou oposição, jogos de rapidez e atenção, jogos de conquista de objetivos, jogos de conquista de território, jogos de desequilíbrio, jogos para reter, imobilizar e livrar-se, descaracteriza a prática de lutas como algo violento, diferenciando a luta de briga, ganhando os jogos e as brincadeiras um papel importante neste contexto.
Os conteúdos desenvolvidos em aulas serão distribuídos a partir das características específicas de cada modalidade, possibilitando uma maior organização didática, facilitando o entendimento dos alunos praticantes:
Curta distância |
Média distância |
Longa distância |
Judô |
Kung fu |
Kendô |
Sumo |
Boxe |
Esgrima |
Greco romana |
Taekwondo |
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Características |
Características |
Características |
Desequilibrar |
Tocar |
Tocar (intermédio de implemento) |
Rolar |
Golpear |
Manipular (implemento) |
Projetar |
Mãos, braços e cotovelos |
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Cair |
Pernas, joelhos e pés |
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Controlar |
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Excluir |
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Futsal
O futsal busca desenvolver, através de uma formação adequada, as habilidades técnicas e táticas específicas da modalidade, na qual o aluno exercitará suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A partir dos movimentos básicos como correr, saltar e rolar, o aluno vai se aprimorando de modo que aprenda a fazer os gestos técnicos específicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico individual do futsal.
Respeitando as fases do desenvolvimento da criança e com a devida moderação na fase de iniciação, os professores introduzem os fundamentos técnicos com atividades lúdicas para melhorar a aprendizagem, e a ausência de posicionamento definido na quadra é muito importante, pois muitas informações podem atrapalhar a criança no seu desenvolvimento. No aprimoramento da modalidade e da categoria, os fundamentos específicos, as regras e situações de jogo são aplicados progressivamente. Aumenta a compreensão de que a "intenção tática" (o que deve ser feito) vem antes da "modalidade técnica" (como deve ser feito), de modo que as ações escolhidas pelos alunos estejam de acordo com a antecipação das ações que os adversários pretendem aplicar.
O futsal na escola tem uma formação básica, desenvolvendo as habilidades físico-mentais: consciência corporal, coordenação, flexibilidade, ritmo, agilidade, equilíbrio, percepção espaço-temporal e descontração. A maioria dos movimentos é realizada de posse da bola, como o domínio, o controle, a condução, o chute, o cabeceio, o passe, o drible e a proteção. Existem também os movimentos realizados sem a posse da bola, como a finta, a marcação e a antecipação. Aquele que finta, marca e antecipa não está de posse da bola, mas sempre tem o objetivo de estar de posse da bola ou de pelo menos tocar nela. Existem também os movimentos utilizados pelos goleiros como empunhaduras, defesas baixas, defesas altas, arremessos, lançamentos, saídas de gol, domínio, passe, recepção, chute.
Participações:
Ginástica Rítmica
A Ginástica Rítmica, GR, é uma modalidade esportiva que combina movimentos corporais com a manipulação dos aparelhos (corda, arco, bola, maças e fita) de maneira harmoniosa demonstrando graciosidade, agilidade e expressão artística. As coreografias podem ser individuais ou em conjuntos, sempre com acompanhamento musical.
A GR desenvolve a coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, consciência corporal e força entre outras capacidades físicas importantes para o desenvolvimento infantil.
Além do desenvolvimento físico dos praticantes, também melhora o desenvolvimento cognitivo, através da criação e exploração dos movimentos, estimulando a atividade cerebral, o trabalho em equipe que desenvolve a cooperação e colaboração com o grupo ampliando o sentido da coletividade, e a autoestima e confiança através das apresentações em público.
Mini Volei
O mini voleibol é um método simples e adaptado para o ensino de voleibol e foi especialmente desenvolvido para as necessidades de crianças de 8 a 13 anos. É desempenhado por duas equipes, sempre com menos de seis jogadores cada equipe, com ações complexas reduzidas a situações de jogo simplificadas, correspondentes ao atual estado de desenvolvimento dos alunos. É um jogo completo, de fluxo livre, que expressa gestos naturais. Além disso, é adequado para iniciantes que ainda não estão prontos para o voleibol regular.
As regras são adaptadas ao nível real de habilidade dos jogadores e podem incluir: número reduzido de jogadores, segurando a bola, fundamentos simplificados, tamanho reduzido de quadra, altura reduzida da rede, entre outros. Como envolve menos de seis jogadores por equipe, quando joga, há um maior número de contatos com a bola durante uma prática, o que também é uma ótima vantagem dessa modalidade.
As vantagens de praticar esse esporte pela criança podem ser verificadas tanto nos aspectos físicos e cognitivamente, quanto nos aspectos morais e afetivos. No plano da psicomotricidade, desenvolve destreza, coordenação, capacidade de resposta, velocidade e domínio sobre si mesmo. No plano moral, desenvolve um espírito de apoio, ajuda e facilita a interação social progressiva.
Participações: jogos amistosos e campeonatos com instituições que dialoguem com nosso objetivo de entender o esporte dentro de um contexto pedagógico e educacional.
Multiesportes
O Multiesportes tem como objetivo proporcionar de forma lúdica e variada a vivência em diversas práticas corporais esportivas coletivas, individuais e de aventura. A modalidade contribui para o enriquecimento do repertório motor, respeitando os níveis e fases de aprendizagem, privilegiando o lúdico nas diversas atividades realizadas em diferentes contextos.
As regras dos conteúdos abordados são simples, alterando as dimensões dos espaços, contendo pequenos jogos, atividades em equipe e desafios de forma coletiva e individual, proporcionando um melhor convívio social, conhecendo as possibilidade e seus próprios limites e incentivando a desafiá-los.
Eventos: durante o ano os pais são convidados a participarem de atividades com seus filhos ou assistirem a algum trabalho que foi desenvolvido na modalidade
Valores da anuidade e formas de pagamento
Informações dos Materiais e Uniformes