Siga-nos:

Extracurricular na ECC

 

 

 

 

 

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NA ECC

O conteúdo extracurricular compreende as atividades não contempladas na matriz curricular e sua realização é opcional para o aluno, de acordo com o seu interesse e disponibilidade.

A Comunitária Extracurricular reúne atividades que perpassam as áreas dos esportes, das artes, da cultura, da ciência e da tecnologia, divididas em três grupos:

 

 

As atividades extracurriculares, no contexto de trabalho da Escola Comunitária, não são atividades de recreação – apesar de trabalharem os aspectos lúdico e social – e têm o objetivo de agregar valores à formação do nosso aluno, contribuindo para o desenvolvimento de diversas habilidades físicas, intelectuais, emocionais e atitudinais. Dessa forma, no conteúdo extracurricular, estendemos o trabalho com os valores e princípios que são inerentes ao nosso projeto político-pedagógico e que queremos efetivado em nossas práticas educativas.

 

Como escolher a atividade? Qual a modalidade mais apropriada?

 

Em primeiro lugar é preciso respeitar a escolha e o ritmo da criança ou do jovem. Muitas vezes os pais acabam escolhendo atividades que eles mesmos gostariam de fazer sem ao menos perguntarem para o seu filho. Uma escolha realizada nesses pressupostos pode resultar em desistência durante o ano e em frustação para o aluno.

É importante um diálogo entre pais e filhos diante das várias opções, procurando amadurecer os motivos e objetivos de tais escolhas. Algumas perguntas merecem reflexão antes da escolha da atividade:

- Tenho gosto, prazer na atividade?

-  A atividade vai me proporcionar o desenvolvimento de quais habilidades ou me trará quais benefícios?

-  Tenho organização suficiente para dar conta da escola regular e de mais atividades?

-  Essa atividade vai me ajudar a utilizar meu tempo de forma mais produtiva, ajudando também na organização e na disciplina?

 

Essas e outras perguntas ajudarão a fazer uma escolha adequada e responsável da atividade. Depois de iniciado, o curso deve ser levado a sério na relação de trabalho com a turma e com o professor. Como referência para essa boa participação na atividade, elaboramos um “Termo de Compromisso e Responsabilidade”, que deve ser lido e assumido pelos alunos, sempre com o apoio e a participação dos pais.

Fazendo uma escolha consciente e mantendo a responsabilidade, cada aluno deve aproveitar ao máximo para fazer o que gosta, juntamente com outras pessoas que terão muito a aprender, colaborar e compartilhar!


Todos os direitos reservados • ECC • Desenvolvido por W2F Publicidade