Pular para o conteúdo

16º Congresso para Professores e Famílias

Escola e Família refletindo a Educação

item.image.title

Estão abertas as inscrições para o 16º Congresso para professores e famílias, que será realizado nos dias 14 e 15 de agosto de 2024, na Escola Comunitária.

Neste ano, teremos a presença do professor, escritor, pesquisador e palestrante Hugo Monteiro Ferreira e do psicólogo e escritor Rossandro Klinjey.

Hugo Monteiro Ferreira é pós-doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Braga-Portugal), doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Além disso, é especialista em neuropsicologia e psicologia cognitivo-comportamental, possui licenciatura em Letras e é acadêmico de Psicologia. Atualmente, é professor associado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde orienta pesquisas científicas de mestrado e doutorado focadas na saúde mental de crianças, adolescentes e jovens. Como escritor e palestrante, Hugo Monteiro Ferreira é autor do livro “A geração do quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar”. Em 2014, foi finalista do prêmio Jabuti na categoria juvenil com o livro “Emílio ou quando se nasce com um vulcão ao lado”.

A partir de duas pesquisas realizadas – “A geração do quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar” e “Trajetus: programa de educação socioemocional de crianças e adolescentes” – Hugo Monteiro Ferreira discute os temas: o que é a geração do quarto, a matriz da geração do quarto, a geração do quarto e as redes sociais digitais, a educação socioemocional e o programa Trajetus: cuidado/autocuidado, autoconhecimento, convivência, dialogicidade e amorosidade.

Desse trabalho de pesquisa resulta o livro “A geração do quarto: quando crianças e adolescentes ensinam a amar”, que já se tornou um bestseller, chegando à sua 6ª edição. No livro, Hugo nos faz perceber o quarto como um espaço do isolamento psicossocial, onde meninos e meninas vivenciam diversas formas de sofrimento socioemocional e mental, e se desdobram experiências traumáticas, muitas vezes de difícil identificação pelas famílias e pelas escolas.

Porém, não são só as crianças e os adolescentes que estão no quarto – os adultos também estão. A fragilidade socioemocional dos filhos e das filhas deflagra a fragilidade socioemocional dos pais e das mães.

O quarto é a metáfora da família que não dialoga, mas grita; da escola que não acolhe, mas exige o desempenho das notas. É a metáfora da não escuta, do não diálogo, do não acolhimento e da dificuldade de dizer “não”.

Nesse sentido, é fundamental a escuta atenta de adultos e adultas às vozes das crianças e dos adolescentes, respeitando suas ideias, seus pensamentos e sentimentos, pois essas crianças e adolescentes, quando bem cuidados, são mestras e mestres na arte de transformar as dores e os sofrimentos vividos em sentimentos de amor.

Rossandro Klinjey é psicólogo, professor, palestrante, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano, fundador da Educa, empresa de educação socioemocional, e do Instituto RK, que trabalha com desenvolvimento emocional. É também professor convidado do curso de Felicidade da Unicamp e do mestrado em Psicologia Organizacional da PUCRS.
Devido ao seu poder de comunicação, que traduz a Psicologia para uma linguagem de fácil compreensão, consolidou-se como um dos dez maiores palestrantes em desenvolvimento pessoal do Brasil.
Seu olhar humanista e sua narrativa convidativa resultaram em bestsellers como “Help! Me eduque”, “Autoperdão, o aprendizado necessário”, “Eu escolho ser feliz”, “As cinco faces do perdão” e “O tempo do autoencontro”, livros que ganham reedições revistas periodicamente e posicionaram o autor como referência nos temas derivados do desenvolvimento emocional nas esferas individuais e coletivas.
Colunista da rádio CBN Brasil com os quadros semanais “O divã de todos nós” e “Saúde integral”, e à frente do podcast “Cuidando da alma”, tem intensificado a discussão sobre autoconhecimento e bem-estar. Esses temas atraíram mais de 17 mil alunos ao seu programa de desenvolvimento pessoal “Aprender a se amar e parar de se sabotar”.

HorárioProgramação
19hCredenciamento
19h30Início da palestra

A inscrição pode ser realizada pelo formulário:

  • – Preencha o formulário de inscrição.
  • – Anexe o comprovante de pagamento (PIX ou transferência bancária).

Dados para pagamento:

Chave PIX – CNPJ: 49.430.564/0001-53 (Escola Comunitária de Campinas)

Atenção: a inscrição dá direito a participação nas duas palestras!

Valor: R$150,00  

Em caso de dúvidas, entrar em contato com Eliane ou Elisabete, através do telefone (19) 3758-8500 ou e-mail [email protected].