Pular para o conteúdo

Por Gabriela Lima

A UNESCO escolheu o ano de 2020 para destacar importância da união das nações para garantir a saúde das plantas, protegendo a biodiversidade e o meio ambiente, por meio de ações que favoreçam a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico sustentável.

As mudanças climáticas, as ações humanas com o manejo inadequado e o comércio internacional ampliam a dispersão das pragas e doenças que, uma vez instaladas, são difíceis de erradicar. Portanto, o melhor meio para evitá-las é através da prevenção.

Unindo as propostas da UNESCO com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que destaca a importância da competência digital nos alunos através da compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais da informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética para acessar, disseminar e produzir conhecimentos, os alunos das 2ªs séries do Ensino Médio, na disciplina de Geografia, produziram pequenos vídeos publicitários explorando as mensagens-chaves propostas, quais sejam:

1. É arriscado levar plantas e produtos vegetais através das fronteiras, pois isso pode espalhar pragas e doenças nas plantas.

2. Torne o comércio de plantas e produtos vegetais seguro, sem estabelecer barreiras desnecessárias.

3. Mantenha plantas saudáveis ​​para proteger o meio ambiente e a biodiversidade.

4. Proteger, gerenciar e restaurar ambientes terrestres e marinhos para manter as plantas saudáveis.

5. Investir em organizações de saúde vegetal e em pesquisas e desenvolvimento.

6. Plantas saudáveis ​​são cruciais para acabar com a fome e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Além de tudo, a proposta permitiu uma aproximação dos alunos em tempos de isolamento social, pois precisaram trabalhar em equipe para a pesquisa, produção e edição do material a ser publicado, o que os levou a agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. Competências socioemocionais fundamentais no mundo atual.

Parabenizo aos alunos das 2ªs séries pelo envolvimento, dedicação e cuidado na produção.

Confiram o material produzido clicando aqui.