Pular para o conteúdo

As férias escolares estão terminando e espero que estejam bem, com saúde e aproveitando esses últimos dias antes do retorno às aulas!

Na ECC, estamos finalizando a organização e a limpeza dos vários espaços para deixar tudo preparado para receber nossos alunos no dia 2 de agosto.

No comunicado enviado no dia 17 de junho, falamos da expectativa de receber 100% dos alunos para as aulas presenciais, a partir de agosto, uma vez que o Governo do Estado havia alterado a regra de funcionamento das escolas, conforme o Decreto nº 65.849, publicado em 06/07/21, permitindo a ocupação das mesmas de acordo com a capacidade física e a observância de 1 metro de distanciamento. 

Naquele momento, a prefeitura de Campinas ainda não havia se pronunciado sobre a volta às aulas, o que acabou acontecendo somente na semana passada, com a publicação do Decreto Municipal nº 21.575, de 22/07, que divergia da medida estadual quanto ao distanciamento físico que, em Campinas, deveria continuar sendo de 1,5 metro. 

Com essas informações, fizemos novo estudo de ocupação dos espaços buscando atender 100% dos alunos, expectativa de todos nós no final do semestre. Conseguimos organizar uma estrutura que atenderia todos os alunos de Infantil ao 5º ano do Fund. 1, utilizando espaços diversos, como a quadra coberta do Fund. 1, os “quintais” das salas de aula, o laboratório de informática e algumas salas de aula vagas nos vários cursos, principalmente no período da tarde. No Fundamental 2 e no Ensino Médio, faríamos um sistema de rodízio com ocupação máxima da capacidade das salas (20 alunos), o que resultaria numa frequência maior das aulas presenciais.

A estrutura estava pronta, a comunicação já constava no nosso site e seria enviada a todos os pais por e-mail, quando recebemos a notícia de que a Prefeitura de Campinas seguirá o Plano São Paulo com o distanciamento de pelo menos um metro, conforme publicação em seu site.

É importante prestar esses esclarecimentos para evitar confusão, pois, apesar de conseguirmos barrar o envio do comunicado por e-mail, algumas pessoas podem tê-lo acessado pelo site. Caso isso tenha acontecido, pedimos que desconsidere o seu conteúdo.

A partir de segunda-feira, 2 de agosto, receberemos todos os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, para as aulas presenciais, sem a necessidade de realização de nenhum tipo de rodízio. 

Cumprindo o distanciamento físico de 1 metro, nossas salas de aula comportam receber todos os alunos, sem a necessidade de utilização de outros espaços, os quais continuarão a ser utilizados normalmente para as atividades a que se destinam.

Os alunos que necessitarem permanecer em ensino remoto terão acesso às aulas pelas plataformas digitais (Google Classroom e Google Mett). Para isso, os pais devem enviar e-mail para a respectiva coordenação de curso justificando o motivo e solicitando a permanência do aluno nas aulas remotas, até o dia 30/07. 

E-mails das coordenações:

(Importante identificar o aluno, colocando nome completo e ano/série)

Sempre é importante reforçar que todas as medidas de prevenção à Covid-19 deverão ser cumpridas conforme estabelece o “Protocolo para as aulas presenciais”, disponível em nosso site. Clique AQUI para acessá-lo. 

Com mais pessoas frequentando a escola, aumenta a responsabilidade de toda a comunidade escolar com os protocolos de biossegurança. O distanciamento, o uso de máscara, a higiene das mãos e o uso de álcool em gel precisarão ser mantidos, assim como os demais cuidados, não enviando as crianças e jovens à escola no caso de apresentarem sintomas ou de terem contato com caso suspeito ou confirmado de Covid-19.

Estamos substituindo o formulário de autodeclaração de saúde por um termo de responsabilidade que todos os pais receberão por e-mail nos próximos dias. Este termo será obrigatório para a frequência dos alunos às aulas presenciais e deverá ser preenchido de forma digital uma única vez.

Um ótimo retorno a todos!

Marcos Roberto Marcio

Diretor Pedagógico

28/07/2021