Pular para o conteúdo

[vc_row fullwidth=”has-fullwidth-column”][vc_column][vc_column_text]Por Betina Mantoan

A iniciativa da Equipe de Ajuda da Escola Comunitária em discutir o clima de sala de aula entre os alunos e a exclusão de alguns deles, têm gerado resultados positivos. A dinâmica das “panelinhas”, proposta durante um dos encontros semanais, teve como objetivo criar um espaço para que os estudantes pudessem expressar suas opiniões sobre o tema.

As panelinhas de plástico foram colocadas em um espaço na cantina da escola, e a partir da pergunta “o que você pensa sobre as panelinhas?”, os estudantes que por ali passaram compartilharam de forma anônima suas experiências e opiniões sobre o assunto. As panelinhas expostas representavam os grupos de alunos que se unem por meio de afinidades e interagem apenas entre si, deixando de lado outros colegas.

Em um segundo momento, os integrantes da Equipe de Ajuda se reuniram para analisar em conjunto as respostas coletadas, que posteriormente forão expostas em um mural, a fim de incentivar a integração entre os alunos e combater a exclusão.

“A ideia é criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos, valorizando as diferenças e as individualidades de cada um”, dizem os alunos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row fullwidth=”has-fullwidth-column”][vc_column][agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”16665,16666,16667,16668,16669,16670,16671,16672,16673″][vc_column_text]📷Ákilla Magalhães[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]