Pular para o conteúdo

Por Rassani Costa

Durante os meses de maio e junho, os alunos do 4º ano B realizaram uma série de registros de atividades desenvolvidas dentro do projeto “Brasil: minha cidade, meu país”.

No processo foi possível observar as diferentes formas de registro possíveis, como vídeo, fotografia e texto. O trabalho em grupo é ponto de destaque e reflexão constante. Temas como comunicação, troca de conhecimento e foco nos objetivos são abordados nas formações de grupos em sala de aula.

O estabelecimento de regras para participação do trabalho em grupo e as orientações como responsabilidade, compromisso e exposição de opiniões sobre o tema trabalho foram apresentados aos alunos pela profª Marissol Prezotto. Ademais, outros pontos de destaque que os alunos precisaram desenvolver ao longo do processo são: a busca de diferentes fontes e linguagens para o enriquecimento do material, ter interesse e criatividade, ter liderança, ser organizado, dividir responsabilidades e ter escuta com atenção sobre as propostas e como será feito o registro.

A organização dos alunos em grupo foi feita a partir dos temas vividos pelos alunos em diferentes momentos. Um dos grupos ficou responsável em registrar o trabalho realizado pela classe ao comunicar do Infantil ao 5º ano sobre a importância e o cuidado com os materiais expostos  nos espaços da escola, pois ao realizarem uma exposição da maquete da Mata Atlântica se depararam com a alteração de algumas produções.

Abaixo, podemos ver na composição de imagens, o registro final deste grupo que também sugeriu o encaminhamento para o Informa para que as famílias pudessem conversar com seus filhos.