ClassApp – Conheça nossa nova ferramenta de comunicação
Com o objetivo de facilitar e trazer novas e melhores oportunidades de comunicação, informamos que a partir de amanhã (18), o novo aplicativo de mensagens – ClassApp – será implementado na ECC.
O aplicativo é um investimento importante da Escola como estratégia de comunicação para:
- Centralizar o envio de mensagem às famílias e funcionárias(os), substituindo gradativamente o envio por e-mail, ferramenta cada vez menos acessada.
- Evitar comunicações pelo WhatsApp, ferramenta não recomendada a partir da implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Agilizar e dinamizar a comunicação com os setores administrativos e pedagógicos da ECC, que estarão organizados em “Canais” no ClassApp.
- Comunicar com maior dinamismo os acontecimentos na Escola.
As famílias receberão, via e-mail e/ou SMS, um convite para baixar o ClassApp e começar a usá-lo.
Canais de Relacionamento
Os canais de contato são destinados à Comunicação direta com os setores administrativos. Além dos setores, estão classificados como canais de relacionamento as(os) professoras(es), orientação educacional, coordenação pedagógica, direção pedagógica e coordenação executiva. Além destes, na esfera da SCEC (Sociedade Comunitária de Educação e Cultura), o Conselho Administrativo (C.A.) também terá um canal.
Funcionamento
O horário de funcionamento dos canais obedece ao horário de atendimento e funcionamento diário dos setores.
As mensagens enviadas fora do horário de atendimento dos canais serão respondidas no próximo dia útil, dentro do horário de trabalho dos respectivos responsáveis por cada canal.
Telefone, Email, WhatsApp
Os telefones e e-mails de contato para relacionamento com as famílias continuam ativos.
No entanto, pedimos que o exercício do uso do app seja feito, para que possamos testar as funcionalidades e aprimorar os fluxos de comunicação com as famílias, visando cada vez mais um relacionamento funcional e dinâmico.
A partir da orientação de consultoria nos assuntos relacionados a LGPD, a ECC não utiliza o aplicativo WhatsApp em suas comunicações. Pedimos às famílias que, como alternativa a este modelo de serviços de mensagens nos assuntos relacionados a Escola, utilizem o ClassApp.
As coordenações de Comissão possuem como alternativa o uso do Google Chat, ferramenta apresentada em ocasiões anteriores pelo Departamento de Comunicação.
Canais de relacionamento disponíveis
Canais específicos dos Cursos
Assistentes- As assistentes administrativas são responsáveis pelo atendimento do dia-a-dia dos cursos, recebendo recados sobre alunas(os) e apoiando possíveis dúvidas das famílias na rotina do período de aula.
Coordenação – A coordenação pedagógica dos cursos é responsável pelo projeto pedagógico de cada curso, coordenando todo o trabalho da equipe pedagógica. Questões referentes às aulas, aos projetos realizados, ao trabalho da equipe são tratadas com as coordenações.
Orientação Educacional – A orientação educacional atende às várias demandas relacionadas aos alunos, como o aproveitamento escolar, relações interpessoais, dificuldades, dúvidas e solicitação de reuniões.
Saída Antecipada – Atende a uma necessidade presente em todos os cursos: comunicar a saída antecipada da(o) aluna(o), ou seja, a saída antes do término do período de aula, por motivos particulares (consulta médica, exame, compromissos familiares, etc).
Recuperação Paralela – Avisos sobre convocação para atividades de recuperação paralela no contraperíodo e outras informações aos pais sobre recuperação.
Suporte Classroom – Informações sobre usuário e senha do aluno. Suporte às funcionalidades do Classroom e outros aplicativos do Google Workspace.
Professora da turma – O canal de cada professora titular da Educação Infantil e do Fundamental 1 tem o objetivo de favorecer a comunicação das mães e pais da turma com a professora. O ClassApp assumirá, num tempo breve de transição, a comunicação que acontece no Classroom entre os pais/mães e a professora com o uso do mural.
Os comunicados, circulares, avisos que são postados no Classroom serão realizados com o ClassApp, numa interação muito prática e rápida com o App.
Questões de ordem funcional, como o pedido de dispensa do aluno antes do término das aulas ou o pedido de agendamento de reunião com a professora, orientação educacional ou coordenação, não devem ser feitas no canal da professora. Para essas questões funcionais, os pais devem utilizar os canais “Saída Antecipada”, “Orientação Educacional” e “Coordenação de Curso”. Aos poucos, essa nova rotina de comunicação vai se estabelecendo.
Canais da Escola
Comunitária Integral – Acolhimento às demandas das famílias, envio de comunicados e informações, esclarecimentos, informes de alterações nos horários de entrada ou saídas, entre outros, relacionados aos alunos da Comunitária Integral.
Comunitária Extracurricular – Canal voltado às demandas das atividades extracurriculares: envio de informes às famílias; orientações e cancelamento de matrícula; autorizações e alterações de saída; agendamento de aulas experimentais e encaminhamento de recados aos professores e professoras responsáveis.
Ambulatório – Tem o objetivo de comunicar e receber informações sobre as ocorrências em saúde da(o) filha(o), esclarecer dúvidas e orientar as famílias sobre os procedimentos adotados.
Biblioteca – Informações de empréstimos e devoluções das(os) alunas(os) e das obras do acervo; tratar de reposição de livros perdidos ou danificados; renovação de livros emprestados por famílias.
Cantina – Canal direto com Sandro e equipe da Cantina, para assuntos relacionados aos serviços de alimentação oferecidos.
Financeiro – Destinado à informações tais como: boletos; informe de rendimentos para Imposto de Renda; declaração de quitação; cobrança – parcelas de mensalidades em atraso.
Recepção – Canal para acolhimento, encaminhamento e posicionamento às famílias, sobre eventuais demandas urgentes, inclusive quando outros canais se encontrarem fora do horário de atendimento.
Secretaria – Assuntos relacionados à documentação acadêmica.
Matrículas – Atendimento às famílias de alunas(os) novas(os).
Portal Educacional – Suporte para acesso (usuário e senha) e às funcionalidades do Portal Educacional (gerar boleto, visualizar ocorrências, notas e boletim).
Coordenação Executiva – Contato direto com Caroline, coordenadora das áreas operacionais da Escola, para assuntos relacionados à gestão administrativa da escola.
Direção Pedagógica – Contato direto com o diretor Marcos Marcio para assuntos gerais da área pedagógica. Os assuntos específicos de cada curso devem ser direcionados aos canais: assistentes, orientação educacional ou coordenação de curso.
Recursos “Momentos” e “Eventos”
Um recurso interessante do ClassApp é o “Momentos”, que permite o compartilhamento rápido de uma cena do cotidiano da classe na realização de uma atividade, de um projeto, de um momento de recreação/brincar, etc. Essa divulgação pode ser curtida pelas famílias, sem exposição pública do conteúdo, aproximando ainda mais as famílias em relação à professora, à turma e às vivências na escola.
O recurso “Eventos”, a agenda do ClassApp, pode ser utilizado para agendar eventos da turma ou do curso/escola. As turmas que organizam as atividades na agenda de papel ou na Agenda Google, podem continuar dessa forma, não há necessidade de alterar o procedimento. Lembrando: a implantação do ClassApp tem o objetivo principal de favorecer a comunicação com as famílias e a exploração dos seus recursos para fins pedagógicos poderá vir a ser feito de forma gradativa, conforme as demandas e necessidades.
Tempo de resposta dos canais
Conforme cada canal vai estabelecendo a sua comunicação, o próprio ClassApp tem um sistema de métrica que vai contabilizando o tempo de resposta e dando essa informação para quem acessa o canal.
Os canais do ClassApp têm a característica de agilidade na resposta, o que não significa resposta imediata. No entanto, de acordo com as especificidades de cada setor, haverá sempre o compromisso da resposta no menor tempo possível, favorecendo a comunicação ágil e dinâmica.
Confira instruções para instalação e uso do aplicativo e o manual de suas funcionalidades. Caso não receba o convite para baixar o ClassApp por e-mail e/ou SMS, ou em caso de dúvidas, fale com o Setor de Informática, através do e-mail [email protected] ou telefones (19) 3758-8524 / (19) 9.7420-9608.
Com a implantação dessa ferramenta, esperamos qualificar e facilitar a comunicação interna e externa da nossa Escola.
Atenciosamente,
Caroline Cardoso Silva
Coordenadora Executiva – ECC
Marcos Roberto Marcio
Diretor Pedagógico – ECC
17/05/2022