Pular para o conteúdo

Por Clara Viana:

O terceiro dia da 2ª edição da ECC Literária foi marcado por uma programação repleta de arte, literatura e troca de ideias entre os autores convidados e os estudantes, expandindo ainda mais a atmosfera literária nos espaços da Comunitária.

A escritora e ilustradora Priscila Malfatti conversou com os alunos dos 5ºˢ anos do Ensino Fundamental 1 sobre seus hábitos de leitura e o processo de escrita. Ela incentivou os estudantes a refletirem sobre como construir um bom repertório literário, além de levantar questões que aguçaram a curiosidade sobre as obras.

O escritor e ilustrador Alexandre Rampazo instigou as crianças do Ensino Fundamental 1 em uma atividade interativa. Ele começou rabiscando uma grande folha de papel e convidou os estudantes a completarem o desenho. Em seguida, desafiou-os a criar esboços que ele próprio finalizava, resultando numa dinâmica colaborativa e divertida. Muitas crianças participaram da experiência, que ressaltou a ideia de que qualquer traço pode se transformar no que a imaginação permitir – um conceito que Rampazo abordou no início da conversa com os alunos.

As crianças da Educação Infantil foram transportadas para o universo dos livros por meio da obra Menino Baleia, contada de forma interativa e animada pela própria autora e ilustradora, Natália Gregorini.

O autor Roger de Andrade conversou com os alunos da 1ª série do Ensino Médio sobre suas obras Nenhuma Poesia e Flores em Escombros. Durante o encontro, também abordou o seu livro Memórias Sentimentais de um Gauche na Vida, explicando o significado da palavra de origem francesa, inspirada no poema O Gauche no Tempo, de Carlos Drummond de Andrade, e como ela foi introduzida para construir o romance escrito por ele.

Assim como no primeiro dia da ECC Literária, o escritor Felipe Tazzo conversou com os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental 2 sobre o processo criativo de histórias em quadrinhos. Ele utilizou exemplos de suas obras, como Cozinha Monstro, História de Daniel Dias, O Botão Vermelho e O Bar do Pântano.