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Com a pandemia vivenciamos, nos dois últimos anos, uma outra realidade de convivência na escola, restrita apenas aos alunos(as) e funcionários(as) das áreas pedagógica e administrativa. Essa experiência resultou na perda de boa parte da convivência da comunidade escolar, como os encontros nos portões ou dentro da escola, o contato de pais/mães e educadores(as) e funcionários(as) quando do acompanhamento dos(as) filhos(as) na entrada ou na saída das aulas, almoço ou café na Cantina.

Contudo, essa nova realidade trouxe impactos no cotidiano escolar e evidenciou alguns aspectos positivos:

  • Reafirmou a importância do ambiente da Escola como o espaço do(a) aluno(a), delimitando as esferas do público (escola) e do privado (família), e o papel da escola na ampliação das relações sociais. Nesse sentido, notamos que as crianças e os jovens se mostraram mais autônomos e seguros na interação com o ambiente escolar e com os(as) educadores(as).

 

  • Em função da pandemia, os espaços abertos (praças, quadras, galpões), que já eram extensão da sala de aula, foram mais explorados. Nesse sentido, a diminuição da circulação de pessoas na escola está sendo muito importante para evitar interferências nas atividades em ambientes externos/abertos, o que antes era muito comum e ocasionava problemas nas relações interpessoais e no processo de ensino e aprendizagem.

 

  • A Escola ganhou mais segurança com a restrição da entrada dos pais e outras pessoas na rotina do período de aula, principalmente nas entradas e saídas. Por mais que os nossos(as) funcionários(as) conheçam a maioria dos pais/mães e alunos(as), sempre há um grau de vulnerabilidade nesses momentos de grande movimento de pessoas.

 

  • O trânsito nos arredores da escola melhorou, assim como o fluxo de veículos nas portarias, com maior agilidade no processo de embarque e desembarque dos(as) alunos(as) e menos carros estacionados, uma vez que alunos(as) aprenderam a entrar na escola com mais autonomia.

 

  • A situação de atendimento da Cantina também sofreu o impacto de se reorganizar para atender somente estudantes. Sabemos o quanto o serviço de alimentação ajuda as famílias além de ser um espaço de gostosa convivência, porém ainda há um grande limite no oferecimento da alimentação, que precisa atender alunos(as) em atividades de período estendido, Integral e Atividades Extracurriculares.  

A partir das melhores condições que estamos vivendo em relação à pandemia, queremos encontrar um “meio do caminho” para restabelecer a convivência de todos na ECC. Gostaríamos de manter algumas conquistas que foram relatadas acima e também proporcionar o encontro das pessoas no espaço da escola, o que é muito desejado.

Nesse sentido, a partir do dia 11/04 (segunda-feira), organizaremos a entrada dos(as) responsáveis na Escola, em alguns horários, conforme essas orientações:

 

Entradas e saídas do Período Regular

Cantina

Estamos na fase final de ampliação da Cantina, que contará com ambiente extra, no piso superior, para o atendimento das crianças da Comunitária Integral, o que liberará mais espaço na parte térrea.

Com a inauguração do novo espaço, avaliaremos a possibilidade de receber familiares dos(as) alunos(as) no horário do almoço, uma vez que, neste ano, introduzimos várias atividades extracurriculares com a presença de alunos(as) no contraperíodo, aumentando a demanda interna da Cantina, que já sofria com grandes dificuldades de atendimento antes da pandemia. Novos estudos serão realizados, avaliando quais demandas poderão ser absorvidas, bem como alterações no modelo de atendimento. Assim, o serviço de alimentação continuará atendendo somente aos estudantes.

 

Novo espaço destinado às famílias

Atividades do contraperíodo e do Extracurricular

Os(as) alunos(as) matriculados(as) na Comunitária Extracurricular, nas várias modalidades, têm horários variados de início e término das atividades. Essa situação ocorre também com os(as) alunos(as) do Fundamental 2 e do Ensino Médio nos vários projetos, atividades, recuperações, aulas de reforço, etc, que acontecem no contraperíodo.

 

Nesses casos, os(as) responsáveis poderão aguardar o término das atividades de seus filhos(as) em local específico para este fim, no Galpão de Entrada da Escola, com acesso pela Portaria da rua Egberto F. A. Camargo. Nesse local, organizamos um ambiente de espera com acesso a tomadas para dispositivos móveis, bebedouro, acesso aos banheiros e sinal de internet. Com isso, os pais e as mães aguardarão dentro da escola, em local apropriado, sem a necessidade de circulação pelos espaços, preservando os ambientes educativos de trabalho com os(as) alunos(as).

Em momentos específicos do mês, os pais e mães serão convidados a assistirem às aulas ou atividades de algumas modalidades extracurriculares onde essa participação é possível.

Nos cursos (ensino regular), os pais e mães também terão oportunidade de participar das apresentações de projetos e outros eventos ao longo do ano, promovendo a aproximação e integração das famílias com a Escola, gerando vínculos muito valorizados na ECC.

Periodicamente, a partir da experiência dessa convivência, avaliaremos essas medidas e procedimentos e poderemos adotar novas estratégias e configurações de uso e ocupação dos espaços escolares, comunicando a todos as possíveis novidades ou alterações.

Contamos com a colaboração de vocês, pais e mães, para que a Comunitária possa retomar com qualidade a interação e o convívio entre todos(as) que fazem parte da nossa comunidade escolar.

 

Marcos Roberto Marcio

Diretor Pedagógico

Caroline Cardoso Silva

Coordenadora Executiva