Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Hoje (17), a equipe administrativa da Escola Comunitária se reuniu para participar de uma conversa com Jacqueline Damázio, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo da Prefeitura de Campinas.

O encontro contou com a presença de aproximadamente 80 funcionárias e funcionários da ECC.

Jacqueline trouxe como tema o necessário enfrentamento do racismo estrutural e dividiu o encontro em dois momentos: teoria e prática. No primeiro momento, falou da necessidade de entendermos o conceito de equidade racial, reconhecendo que não somos todos iguais e que precisamos garantir a pluralidade.

No segundo momento, Jacqueline realizou uma dinâmica da “caminhada dos privilégios”, onde os participantes caminhavam para frente, para trás ou permaneciam no mesmo lugar, conforme as perguntas relacionadas a situações que descrevem determinados privilégios ou desvantagens de acordo com a constituição sociorracial.

 

Equidade Racial na ECC

Ao final de 2022 surgiu na ECC o Coletivo Antirracista, grupo formado por mães, pais, funcionárias(os) das áreas administrativa e pedagógica e estudantes, responsáveis por discutir e provocar todas as instâncias da Escola a olhar e pensar sobre uma educação antirracista.

A partir do Coletivo Antirracista é criado na Escola o Grupo Guardião, responsável pelas ações institucionais ligadas a pauta do antirracismo. A vinda da Jacqueline Damázio é uma das ações de atuação do Grupo Guardião.