Aniversário ECC – 45 anos
Por Marcos Marcio
Parabéns, COMUNITÁRIA, pelos 45 anos!
Hoje é dia de celebrar e agradecer pelos 45 anos da Escola Comunitária de Campinas! Gratidão é um sentimento de reconhecimento por algo de bom. E nós temos o privilégio de ser parte dessa escola tão especial.
A ECC não é especial somente pela qualidade do seu ensino. É uma escola especial porque acolhe a todas as pessoas, olha para o coletivo e para o individual.
Na busca dessa inclusão, nossa escola tem a atenção para a diversidade e a dignidade das pessoas, cultivando valores como a não violência, a tolerância, o diálogo, a reconciliação, a moderação, a justiça, a liberdade e a solidariedade.
Para desenvolver todos esses valores, precisamos do conhecimento, da reflexão e da ação. Por isso, a ECC tem cada vez mais implementado ações de combate a toda forma de preconceito e discriminação, seja racial, religiosa, por gênero, entre outras, enfatizando a importância da diversidade.
Com esse objetivo, estamos construindo uma educação e uma escola antirracistas. Como o racismo está presente na nossa sociedade, ele não está apenas nos acontecimentos externos ou em outras escolas. O racismo está presente também na nossa instituição.
Por isso, na ECC, estamos aprendendo cada vez mais sobre o que é o racismo, sobre como o racismo estrutural permeia a cultura, as instituições e a sociedade. Aprendemos também quais expressões e falas são racistas e porque devemos eliminá-las do nosso vocabulário, seja nas relações presenciais ou virtuais, como as redes sociais e grupos de Whatsapp. Porém, cuidar apenas das palavras não basta, é fundamental cuidar das nossas relações, da nossa convivência, pois é no exercício de estar com o outro que precisamos respeitar. Somos todos diferentes, mas temos os mesmos direitos e dignidade. O racismo não deve ser evitado, o racismo precisa ser eliminado de nós e da nossa sociedade.
Esta escola que hoje pensa e age assim, não se fez de uma hora para a outra. Nesses 45 anos muitas pessoas contribuíram para a sua construção, assim como nós contribuímos hoje.
Quando falamos da história da Comunitária, necessariamente, lembramos de D. Amélia, nossa professora emérita, que há 45 anos liderou pessoas no ousado projeto de criação da Comunitária, mostrando desde o início a importância do trabalho participativo.
Como a cada ano temos novos integrantes na Comunitária, é sempre importante resgatar a memória e o legado de D. Amélia, que continua nos inspirando através de seus ensinamentos e do compromisso que teve com a Educação. D. Amélia atuou como diretora pedagógica da Comunitária por 31 anos, desde sua fundação, em 1977, até o ano de 2008. D. Amélia faleceu em 2013, com 93 anos. Em 2020, comemoramos o seu centenário de nascimento. À D. Amélia, nossa gratidão e admiração!
Neste mês festivo do aniversário da ECC, queremos reforçar o convite para a participação no 15º Congresso para Professores e Famílias que acontecerá nos dias 21 e 22, com as presenças de Clóvis de Barros Filho e Luana Tolentino. As inscrições podem ser realizadas acessando a página do congresso.
Contamos também com a presença de toda a nossa comunidade escolar na grande caminhada dos 45 anos, na Lagoa do Taquaral, no dia 27 (domingo). Será um grande encontro de confraternização e de manifestar a nossa alegria por fazermos parte de uma escola tão especial. Nos próximos dias divulgaremos a programação.
Que essa linda história de desafios e conquistas se estenda por muitos anos!
Obrigado a você – aluno(a), professor(a), funcionário(a), pai/mãe – por fazer parte da Comunitária e contribuir para a sua construção!
Hoje a festa é de todos nós!