Pular para o conteúdo

Narrativa escrita pelo Prof. Coord. Gabriel Spolaor

No último mês, a prática da Corrida foi vivenciada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio, no aprofundamento “O corpo humano e suas possibilidades: superação pela prática esportiva” organizado pelo Núcleo de Educação Física da ECC. 

A corrida como prática corporal acessível para a grande maioria dos jovens está sendo estudada na sua relação com os benefícios para a saúde e qualidade de vida, assim como, na sua inserção como fenômeno sociocultural contemporâneo, alinhando-se ao 3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU.

Ao longo das aulas, os alunos foram convidados à experiência de correr, traçar estratégias individuais e coletivas de ritmo e cadência, levando em consideração suas próprias capacidades físicas. Ao final de cada aula o grupo foi mobilizado a refletir sobre as percepções dos desafios, dificuldades, descobertas e efeitos da prática corporal em seus corpos. Com a proposta, alguns alunos começam a chegar nas aulas contando que em diálogo com as discussões propostas na disciplina de Projeto de vida, “estão olhando com maior atenção para a rotina e o equilíbrio dos tempos de estudo com as práticas de lazer”, algo muito importante nesta reta final de Ensino Médio e preparação para os vestibulares; dizem também que “estão tentando começar a correr nos finais de semana com amigos e familiares”, ampliando o uso de diferentes espaços da cidade e das redes de sociabilidade por meio do esporte; e que “até mesmo as noites de sono têm sido mais tranquilas com o início da prática da corrida nas aulas”. 

Percebemos assim, que a turma segue animada com a proposta, cada dia se abrindo para a superação de novos desafios, ao passo que, ampliam seus conhecimentos para uma vivência consciente e autônoma em meio ao esporte de participação.