Crianças do Infantil 4 aprendem sobre os movimentos da Terra numa experiência conjunta com os estudantes do Ensino Médio
Por Cínthya Ceará e equipe
Acolher, inspirar, transformar…
Essas três palavras traduzem o que vivenciamos todos os dias: experiências vivas, sentimentos que afloram e descobertas que florescem em cada criança.
Neste caminhar coletivo, somos guiados por princípios que entrelaçam afeto, curiosidade e a construção do conhecimento. Como nos inspira Paulo Freire, “ensinar é criar possibilidades para a construção do conhecimento” — e é exatamente isso que vivemos: trajetórias que nascem do olhar atento, da escuta sensível e da presença comprometida com o que pulsa em cada criança.
Nosso projeto “As Estações da Natureza e do Coração” tem se revelado um espaço fértil de aprendizagens significativas, onde aprender é também sentir, tocar, investigar e se transformar.
Essas vivências dialogam profundamente com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valoriza a investigação, o pensamento crítico e o encantamento diante dos fenômenos da natureza.
Ao explorarem o mundo com olhos curiosos e corações abertos, nossos pequenos começam a perceber que a Terra está em constante movimento — e que a ciência pode ser uma ponte entre o mistério e o saber.
Guiados pelas perguntas e interesses das crianças, mergulhamos em experiências encantadoras.
Logo no início do projeto, elas foram organizadas em grupos e, com o apoio da biblioteca, dos computadores, de livros e revistas, realizaram coletas de dados e pesquisas e compartilharam suas descobertas com a turma.
Foi nesse contexto que, em diálogo com o professor Adilson, de Geografia, soubemos que a turma da 3ª série do Ensino Médio estudava os movimentos de rotação e translação da Terra.
Surgiu então o convite: que tal promover um encontro entre essas duas gerações para uma troca de saberes?
E assim aconteceu.
Os alunos do Ensino Médio trouxeram globos, lanternas e até um aparelho curioso para demonstrar como a Terra gira em órbita ao redor do Sol. Com entusiasmo, escuta atenta e delicadeza, explicaram como esses movimentos dão origem às estações do ano — tempos de frio e calor, de flores que desabrocham e folhas que caem.
Foi um momento precioso de troca, marcado pela curiosidade, pelo respeito mútuo e pela alegria de aprender juntos.
Nada disso acontece por acaso.
Cada uma dessas vivências é um fio que costura o coração do nosso projeto, convidando as crianças a perceber que, assim como a natureza, nós também vivemos ciclos, mudanças e transformações.
Aqui, aprender é viver com o corpo, com a mente e com o coração.