Pular para o conteúdo

Por Silvia Henrique de Campos – CRN-3: 2.861

O Dia Mundial da Alimentação é importante para conscientizar a população sobre a alimentação no mundo, especialmente sobre a fome, qualidade dos alimentos e o acesso universal à alimentação saudável. Foi criado com o objetivo de desenvolver uma reflexão sobre o cenário da alimentação mundial. A data escolhida como dia mundial da alimentação (16 de outubro) foi a mesma data da criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, que lidera os esforços internacionais para erradicar a fome no planeta, alcançando a segurança alimentar das pessoas e assegurando acesso regular a alimentos de alta qualidade suficientes para a população viver de forma saudável e digna.

A cada ano, o Dia Mundial da Alimentação é celebrado ao redor de um tema escolhido para reflexão, em especial tratando-se da população com menos recursos e sua nutrição. No ano de 2023, o tema definido foi “Água é vida, água é alimento”.

É essencial não ver a água como garantida e começar a melhorar a forma como a usamos no cotidiano. O que comemos e como esse alimento é produzido afetam a água. Podemos fazer a diferença escolhendo alimentos locais, sazonais e frescos, desperdiçando menos – até mesmo reduzindo o desperdício de alimentos e encontrando formas seguras de reutilizá-los, evitando a poluição da água.

É preciso produzir mais alimentos e outros produtos agrícolas essenciais com menos água, garantindo que esta seja distribuída de forma equitativa, que os nossos sistemas alimentares aquáticos sejam preservados.

Fonte: Food and Agriculture Organization of The United Nations