Pular para o conteúdo

Por Stênio Carvalho e Magaly Farias:

No dia 31 de outubro de 2024, os alunos dos 7ºˢ realizaram nas disciplinas de Língua Portuguesa e Artes Visuais, sob orientação dos professores Stênio Carvalho e Magaly Farias, um estudo do meio em São Paulo, com visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo e ao Museu da Língua Portuguesa, num trabalho integrado cujo objetivo era possibilitar um contato mais direto e dinâmico com conteúdos já tratados em sala de aula.

Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade. Suas exposições enfatizam a produção brasileira, desde o século XIX até a contemporaneidade, mas sempre consideram diálogos com variadas culturas do mundo. 

Com o passar dos anos formou um significativo acervo. Atualmente sua coleção conta com cerca de 11 mil peças. Os alunos puderam apreciar trabalhos de importantes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, entre outros.

Além do acervo, conheceram também a mostra “Entre a cabeça e a terra: arte têxtil tradicional africana“. Essa exposição buscou estimular novas percepções sobre a África, a partir de um olhar diverso para um continente povoado de saberes, tradições e contribuições artísticas. Na mostra,  os estudantes puderam entrar em contato com obras que resultam de um conjunto de saberes artesanais ancestrais.

O Museu da Língua Portuguesa, fundado em 2006, é um espaço cultural que celebra a riqueza e a diversidade da língua portuguesa. Os estudantes puderam apreciar a exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”, que os levou a conhecer melhor a presença das línguas dos habitantes da África Subsaariana na configuração do português falado no Brasil, seja no vocabulário, seja na maneira de pronunciar as palavras e de entoar as frases. Visitar o Museu da Língua Portuguesa enriqueceu também a sala de aula na apreciação das exposições fixas, nas quais foram convidados a mergulhar na história da língua, nas suas relações possíveis com outras línguas e nas relações existentes entre suas próprias estruturas. Nesse sentido, as atividades interativas estimularam a compreensão da análise gramatical, de produções estéticas e, principalmente, da diversidade linguística.

Tal Estudo do Meio revelou-se um momento de aprendizagem prazeroso e fundamental, que evidenciou o fato de que, ao reconhecerem aspectos já trabalhados, os alunos os incorporam a seu repertório cultural de forma significativa, ampliando seus conhecimentos.