Pular para o conteúdo

Por Gabriela Coppola:

A partir de uma brincadeira virtual que virou tendência em redes sociais neste ano, as aulas de Orientação Educacional voltaram das férias em agosto com a proposta de pensar e registrar: Eu estava de férias e é óbvio que: (dormi até tarde, comi coisas gostosas, não tive rotina, visitei meus amigos, parentes, entre outras situações específicas e gerais das férias…) e Eu voltei para as aulas e é óbvio que: (estou desacostumado com a rotina, já tenho provas, etc…).

Nas turmas dos 8os anos, a partir do Projeto Identidade, seguimos com esta reflexão e pedimos que pensassem em casa na continuidade da frase: Sou adolescente e é óbvio que…

As respostas dadas por estudantes, geraram ótimas possibilidades de entendimento do modo como se pressupõe o adolescente, porém acreditamos que a não rotulação é uma premissa a ser refletida no desenvolvimento humano. Podemos nos identificar com aspectos que formam um grupo, porém há que se propôr a observação da individualidade. 

Neste contexto, gravamos um vídeo com autores e autoras voluntários(as) das frases, mas também o vimos em sala para pensar com qual destas frases cada um se identificava, reconhecendo em si o adolescente ou a adolescente que cada um está se tornando.

O Projeto Identidade articula-se de diferentes formas para promover consciência de si, habilidades sociais e emocionais deste período tão bonito e, ao mesmo tempo, tão controverso do crescimento humano. E você? É adulto e é óbvio que…?

Com afeto, Orientação Educacional

Gravação e edição: Ákilla Magalhães