As crianças do Programa Comunitária Integral e o encontro com a natureza
Por Carolina Baraglio, Bianca Vecchi e Fernanda Alves
O Projeto Exploradores da Natureza nasceu em meados de fevereiro quando notamos que sempre havia uma criança abaixadinha observando os bichos que passavam de lá para cá, como nós, habitando os muitos espaços da Escola Comunitária. Não sei se vocês sabem, mas nós andamos muito! Todos os dias, muitos caminhos… De cócoras olhavam ralos, paredes, frestas, bancos, folhas, jardins e plantas.
O grupo multietário do Programa Comunitária Integral do período da manhã se aventura explorando, construindo hipóteses, aprendendo e brincando. Buscamos valorizar as experiências significativas que surgem da curiosidade cotidiana da infância e a conexão com a natureza.
Assim, um dia, em uma conversa que começou no caminho do refeitório, estendeu- se a roda e despertou-se o interesse em todo o grupo para descobrir quais animais existem na escola, como vivem, quem cuida, porque se escondem e aparecem. Acolhendo o desejo e a alegria das crianças de estar perto deles e da natureza, organizamos a MISSÃO EXPLORAÇÃO # 01 que consistia em observar o que há nos movimentos e nos espaços dos quintais do integral, das praças da Paz, Amizade e até nas proximidades do teatro de arena… nós vamos longe!
Na primeira missão de exploração, não sabíamos de antemão o que fez mais sucesso neste dia: colocar as luvas, observar pela lupa, coletar alguns bichos para nosso pequeno terrário, sentir um ventinho no rosto ou a caminhada pelos espaços da escola, o encontro com outros amigos, os olhares frescos de quem vê pela primeira vez e também descobre ciclos e transformações da vida na natureza. Naquele dia as crianças do FI, em trocas com a monitora do FII descobriram um passarinho precisando de apoio.
Nasce uma história de amizade e aprendizagem sobre o ciclo da vida. O novo amigo era um João de Barro, que juntos decidiram cuidar e chamá- lo de “Biquinho”. Instantes depois descobriram que estava sem vida. Uma comoção grande permeou o grupo! O acolhimento dos sentimentos de perda, as dúvidas, o choro, a organização para a despedida e o afeto genuíno entre os pares.
Nos dias que se seguiram, exploraram o “Livro Dona Saudade, de André Neves e Claudia Pessoa, e no processo de elaboração do luto, construíram o “Biquinho” da imaginação, com diferentes recursos e materialidades, foram de forma singular ressignificando a relação de amizade e luto com Biquinho, expressados por homenagens e cartinhas, retratos em aquarela, frutos, flores no espaço e a sensação de aconchego no coração. Após esta experiência, muitas missões seguiram em parceria com as oficinas Maker, Laboratório de Ciências e Tecnologia e ampliamos as explorações tornando-as leves, interessantes e divertidas!
São muitas histórias a contar… teve a descoberta de diferentes animais empalhados; construção de fósseis no laboratório de ciências; um cinto de utilidades para dar suporte aos acessórios para as missões de exploração construído na oficina maker; pesquisas, e registros utilizando os recursos no laboratório de informática, além de um precioso livro sob o genuíno olhar do grupo do infantil sobre os bichinhos do pomar.
No desfecho deste semestre criamos um terrário para acompanhamento dos ciclos de vida de alguns animais e o compartilhamento do cuidado com outros agrupamentos do Integral.
A experiência do Projeto Exploradores da Natureza tem sido especial e enriquecedora, porque todos os dias as crianças (e os adultos também!) não só observam, mas experimentam a vida nutridos pela curiosidade, pela sutileza que se manifesta no brincar livre e espontâneo, no desacelerar, na cooperação, autonomia e fortalecimento no cuidado com o planeta.
[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”16900,16901,16902,16903,16904,16905,16906,16907,16908″]