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Por Michelle Cristina, educadora, e Fernanda Alves, Supervisora Educacional.

O projeto Coleta Seletiva surgiu a partir das propostas educativas realizadas na oficina de Educação Ambiental com agrupamento multietário do 3º ao 5º ano do período da tarde desenvolvidas no Programa Comunitária Integral.

A proposta de oficinas com enfoque na educação ambiental é um convite para as crianças descobrirem e discutirem sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. 

Abordar esta temática na infância, por meio de vivência, jogos, o brincar e a atividade lúdica, favorece o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da construção de relações saudáveis com o coletivo e com o meio ambiente.

No desenvolvimento do projeto buscou-se estratégias que envolveram a participação do coletivo e do protagonismo permitindo que cada criança expresse suas ideias, crie e contribua com seu conhecimento e habilidades.

Iniciamos o projeto discutindo sobre as relações de consumo e a gestão dos resíduos, através da linguagem do Maker e trabalharam a coleta seletiva, conheceram o fluxo de encaminhamento dos resíduos da escola, além de construir, mapear e implantar lixeiras em diferentes espaços da escola.

Para compreenderem todo o processo de separação e destino dos resíduos produzidos na escola, as crianças também elaboraram perguntas e realizaram uma entrevista com  Sandro Afonso, responsável pelo serviço de alimentação da escola, ampliando a discussão sobre o tema. Após a conclusão do projeto as lixeiras foram alocadas em diferentes pontos estratégicos da escola para realização do descarte.

Fotos: Ákilla Magalhães