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Por Betina Mantoan

Como parte do Projeto “Sentimentos”, as crianças do Programa Comunitária Integral embarcaram em uma jornada de autoconhecimento emocional, explorando as cinco emoções básicas: medo, raiva, alegria, tristeza e nojo.

A educadora responsável pela atividade, Joyce Rodrigues, enfatiza a importância de nomear e compreender todas as emoções, considerando que elas fazem parte das relações sociais e, muitas vezes, acontecem ao mesmo tempo. “O trabalho com as emoções tem sido uma rica aprendizagem que contribui para o desenvolvimento identitário, da linguagem, do recurso de mediação de conflitos, fortalecimento de vínculos e de expressão da autonomia”, destaca Joyce.

Ao longo do projeto, a alegria foi a terceira emoção compreendida e aprofundada pelas crianças. Por meio da exploração de músicas, rodas de conversa, leituras e pinturas, as crianças compartilharam suas expressões de alegria com o grupo. A partir dessas interações, avançaram para a fase de investigação, buscando compreender outras facetas da felicidade entre os membros da escola, o que culminou na produção deste vídeo.

Os registros das crianças e as anotações das educadoras durante a pesquisa foram compilados e agora estão na exposição “Alegria, Alegrias”.

Joyce destaca a relevância do trabalho com as emoções na infância, sublinhando o papel fundamental da escola em promover não apenas os conhecimentos intelectuais, mas também o reconhecimento da importância das emoções no processo de ensino-aprendizagem e na emancipação das crianças. “A partir da observação do campo emocional é possível desenvolver a afetividade, autoconfiança, autoestima, inteligência emocional, inteligência interpessoal, conhecimento de sua própria personalidade, além de estabelecer limites nas relações socioemocionais e sociorrelacionais”, conclui a educadora.

Confira o vídeo gravado com a educadora Joyce Rodrigues, as alunas Catarina Gerhard e Alice Muller e o aluno Guilherme Landucci.

Gravação e edição: Ákilla Magalhães