Pular para o conteúdo

Comunitária Integral

item.image.title

A Comunitária Integral foi cuidadosamente planejada para oferecer às famílias, no contraperíodo das aulas regulares, uma proposta diferenciada em um ambiente acolhedor.

Valoriza o cuidado, o brincar, a experimentação, a investigação, as relações com a natureza e a construção da autonomia.

Potencializa experiências socioemocionais, sensoriais e corporais, complementando o desenvolvimento das crianças que permanecem na escola em tempo integral.

As propostas educativas são planejadas por uma equipe multidisciplinar, garantindo tempos de acompanhamento e estímulo à alimentação saudável, com almoço e lanche, momentos de autocuidado, descanso, estudo e lição de casa, recreação, projetos e oficinas diversificadas.

A COMUNITÁRIA INTEGRAL TRABALHA AS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS
DESENVOLVENDO HABILIDADES E CONHECIMENTOS.

De acordo com a idade e opção dos dias na semana, as crianças participam de Práticas Corporais, em Inglês, Laboratório Maker e Educação Tecnológica.

Também são programados momentos para estudo (lição de casa) e realização de vivências temáticas que valorizam o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

As práticas corporais incentivam a linguagem corporal, desenvolvendo as experimentações do próprio corpo com desafios e construção das habilidades motoras.

Atividades contemplam as linguagens do esporte, jogos, brincadeiras, práticas rítmicas e circenses.

As práticas em inglês apresentam temáticas diferentes, favorecendo o contato das crianças com o segundo idioma. Através de jogos, brincadeiras, histórias, observações, simulações, músicas e investigações as crianças ampliam e enriquecem o vocabulário e as expressões da língua inglesa.

Tem como desafio compreender, utilizar e criar diferentes tecnologias digitais de forma significativa em diversas práticas para se comunicar e acessar informações, produzindo conhecimentos,  resolvendo problemas e exercendo protagonismo.

Oficina baseada na “Cultura Maker” onde através da prática “mão na massa” utiliza-se de materiais criativos não estruturados (recicláveis, sucatas, madeira, papel, etc) unindo tecnologia, criatividade e sustentabilidade na construção de diversos conhecimentos.

Com o objetivo de ajudar na construção da autonomia como estudante, as crianças são acompanhadas na realização das lições de casa, orientadas na organização dos materiais e do tempo, incentivadas a aprofundarem o conhecimento em assuntos de interesse ou que precisam sistematizar.

Atividades oferecidas

PeríodoTurmaSegundaTerçaQuartaQuintaSexta
ManhãInfantilPráticas em InglêsPráticas em InglêsPráticas em InglêsPráticas em InglêsOficinas
ManhãFundamental 1Práticas corporaisPráticas corporaisEducação TecnológicaLaboratório MakerOficinas
TardeInfantilPráticas em InglêsPráticas em InglêsPráticas em InglêsPráticas em InglêsOficinas
Tarde1º e 2º anoPráticas corporaisPráticas corporaisEducação TecnológicaEducação TecnológicaOficinas
Tarde3º ao 5º anoPráticas corporaisPráticas corporaisLaboratório MakerLaboratório MakerOficinas

Alimentação

Incentivar o hábito da alimentação saudável e equilibrada, buscando observar a relação que as crianças estabelecem com os alimentos, as aprendizagens progressivas de saberes e fazeres relacionados à alimentação, expandindo a consciência e experiência.

No Programa Comunitária Integral o almoço e o lanche tem cardápio semanal elaborado pela nutricionista da Escola. As crianças fazem as refeições no espaço do refeitório, sempre acompanhadas por educadores que incentivam a ampliação do repertório alimentar e a autonomia da criança. As observações em relação aos hábitos alimentares das crianças são enviadas com regularidade às famílias.