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Comunitária Integral

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A Comunitária Integral foi cuidadosamente planejada para oferecer as famílias que necessitam de atendimento no contraperíodo escolar e/ou como forma de ampliação das atividades escolares, um espaço de acolhimento à pluralidade das infâncias.
A escolha do acolhimento enquanto abordagem educativa oferece TEMPO, ESPAÇO DE CUIDADOS, VIVÊNCIAS e EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS a criança. Compreendemos e estruturamos toda a rotina diária como processos educativos fundamentais para garantir segurança, estabilidade emocional e desenvolvimento integral, fundamentando a permanência neste período estendido que a criança encontra na escola.

A COMUNITÁRIA INTEGRAL TRABALHA AS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS
DESENVOLVENDO HABILIDADES E CONHECIMENTOS.

O Programa da Comunitária Integral contempla a carga horária de 5h30 nos períodos da manhã ou tarde, de segunda à sexta- feira.

O atendimento está organizado por grupos multietários, que propõe convivência, fortalecimento de vínculos e troca de saberes entre os diferentes grupos etários, e considera as necessidades, interesses e fases do desenvolvimento infantil.

As práticas corporais oportunizam que as crianças vivenciem tudo o que o corpo pode expressar e comunicar com o seu movimento. É espaço de ampliação ao conhecimento sociocultural, desenvolve o equilíbrio, percepção corporal e estímulo positivo a autoimagem.
A proposta explora jogos, brincadeiras, práticas rítmicas (iniciação ao freestyle do street dance, danças urbanas), iniciação a ginástica (base no desenvolvimento ginástica acrobática e circo (malabares, tecido aéreo, acrobacia de chão).

A proposta tem como objetivo iniciar o contato específico com diversas modalidades esportivas coletivas e individuais, compreendendo os aspectos técnicos e táticos através de jogos e brincadeiras com caráter lúdico. A proposta explora, futsal, futebol de campo, mini vôlei, basquete, esporte de aventura (parkour, slackline e escalada), escolinha de lutas (kung fu, capoeira e karatê).

Tem como desafio compreender, utilizar e criar diferentes tecnologias digitais de forma significativa em diversas práticas para se comunicar e acessar informações, produzindo conhecimentos, resolvendo problemas e exercendo protagonismo.

A educação alimentar e nutricional tem como objetivo levar conhecimento sobre a nutrição. Através de estratégicas lúdicas desenvolve aprendizagens no âmbito da alimentação, tais como estímulos sensoriais, familiarizar, conhecer e experimentar novos alimentos, sabores, texturas, formas de preparo, preferências, memórias, hábitos e cultura.

Oficina baseada na “Cultura Maker” onde através da prática “mão na massa” utiliza-se de materiais criativos não estruturados (recicláveis, sucatas, madeira, papel, etc) unindo tecnologia, criatividade e sustentabilidade na construção de diversos conhecimentos.

Objetiva intensificar o trabalho da produção oral (falar e compreender), ampliando a exposição ao idioma em diferentes situações. Praticar e consolidar diferentes aspectos linguísticos e culturais através de jogos, brincadeiras, práticas e vivências.

Alimentação

Incentivar o hábito da alimentação saudável e equilibrada, buscando observar a relação que as crianças estabelecem com os alimentos, as aprendizagens progressivas de saberes e fazeres relacionados à alimentação, expandindo a consciência e experiência.

No Programa Comunitária Integral o almoço e o lanche têm cardápio semanal elaborado e supervisionado pela nutricionista da Escola, de forma a atender às necessidades nutricionais por faixa etária com alimentos/preparações para que a criança conheça e seja estimulada a consumir. As crianças fazem as refeições no espaço do refeitório, sempre acompanhadas por educadores que incentivam a ampliação do repertório alimentar e a autonomia da criança.