Extracurricular

As atividades extracurriculares complementam a formação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências em áreas específicas. São modalidades que perpassam as áreas da CULTURA, TECNOLOGIA, dos ESPORTES e IDIOMAS.
Na Comunitária Extracurricular, estendemos o trabalho com os valores e princípios que são inerentes ao nosso projeto político-pedagógico e que queremos efetivado em nossas práticas educativas.
Para as famílias, as atividades extracurriculares oferecidas na Escola proporcionam segurança, comodidade e otimização do tempo, evitando deslocamentos pela cidade.
Aos alunos, além da prática de atividades que complementam o seu aprendizado, favorecem a interação, um convívio maior com colegas de outras classes e até de outros anos.
Como escolher a atividade? Qual a modalidade mais apropriada?
É importante respeitar a escolha e o ritmo dos alunos e das alunas e estabelecer um diálogo para facilitar e clarear as escolhas dentre as diferentes opções. Algumas perguntas podem nortear a reflexão:
- A atividade extracurricular vai proporcionar o desenvolvimento de quais habilidades?
- Por que gostaria de complementar o desenvolvimento dessas habilidades?
- Há prazer em realizar essa modalidade extracurricular? Por quê?
Fazendo uma escolha consciente e mantendo a responsabilidade todos terão muito a aprender e compartilhar!
Cultura
Tecnologia
Esportes
Extra Idiomas
Atividades
Capoeira
A Capoeira é uma cultura de matriz africana desenvolvida em solo brasileiro como forma de reação aos valores e práticas sociais desumanizadoras relegados a população negra no Brasil.
Em seu desenvolvimento, a Capoeira tornou-se instrumento efetivo de luta contra o racismo e afirmação dos valores civilizatórios afro-brasileiros, primando pelo fortalecimento dos laços afetivos e solidários de convívio comunitário, o respeito e conexão com a natureza e a valorização dos ancestrais e mais velhos da comunidade.
Objetivos:
- Apresentar aos alunos(as), de forma lúdica, valores e práticas sociais ancestrais de respeito e comunhão com a diversidade étnica e cultural presente na sociedade.
- Contribuir para a formação cultural crítica e reflexiva dos alunos participantes.
- Favorecer o desenvolvimento da saúde física.
- Promover o conhecimento e reflexão acerca dos aforismos e demais formas de expressão da filosofia da Capoeira, deixados pelos velhos Mestres presentes na musicalidade e outras formas de registro histórico.
- Fortalecer o senso de comunidade e integração social.
Caras e Cantos
O Projeto Caras e Cantos tem como proposta trazer para os alunos além da habilidade do canto pela voz, o uso do corpo como ferramenta para a expressão das emoções no canto.
A proposta é que durante as aulas os alunos desenvolvam o conhecimento do significado das letras, das músicas e crie e desperte emoções, repercutindo não apenas na emoção do canto, mas também em uma reverberação no corpo, através de movimento e expressividade.
Durante as aulas serão apresentadas técnicas que possibilitem o desenvolvimento coletivo e individual do aluno.
Coro Cênico
Criação de um coral onde será desenvolvido repertório musical com atuações de teatro e movimento, onde serão desenvolvidas técnicas vocais (abertura de vozes, timbres, diversidade de estilos musicais), elaboração de vasto repertório musical popular e erudito, em diversas vozes, juntamente com performances teatrais.
Teatro
A modalidade extracurricular de Teatro é uma oportunidade de estimular a criatividade de maneira lúdica e divertida. A arte teatral contribui com a socialização e desinibição dos alunos (das crianças), oferecendo experiências sensíveis e artísticas numa convivência em grupo. Ao longo do curso, os alunos (as crianças) exercitarão, sempre de forma colaborativa, as possibilidades de expressão corporal e vocal, diversos exercícios cênicos, jogos de improviso e interpretação, jogos teatrais, a construção de personagens, a criação de cenas e as relações de palco e plateia.
Cada faixa etária é trabalhada de maneira singular, respeitando as características das idades e proporcionando ao aluno, além do conhecimento técnico do teatro, valores como: responsabilidade, autonomia, coletividade, respeito, igualdade e desenvolvendo seu lado crítico e estético, bem como o desenvolvimento de suas relações intra e interpessoais.
Violão
O curso introduz o Violão Popular em seus aspectos técnicos básicos, a partir da exploração do repertório do folclore brasileiro (cantigas, músicas de roda, músicas de festas populares e tradicionais) e da Música Popular Brasileira. São trabalhados também os conceitos elementares da música, como propriedades do som e diferenças entre nota e acorde.
Grade de Horários
Atividade | Dia da Semana | Horário | Público |
---|---|---|---|
Capoeira | Quinta | 18h30 – 19h20 | EF1 e EF2 |
Capoeira | Sexta | 13h20 – 14h10 | EF1 e EF2 |
Caras e Cantos | Terça | 13h25 – 14h55 | EF1 |
Caras e Cantos | Quarta | 18h35 – 20h05 | EF1 |
Coro Cênico | Segunda | 18h40 – 20h10 | EF2 e EM |
Teatro | Terça | 13h15 – 14h45 | 2º ao 5º ano |
Teatro | Terça | 18h30 – 20h00 | 3º ao 5º ano |
Teatro | Terça | 14h45 – 16h15 | 6º e 7º ano |
Teatro | Terça | 18h45 – 20h15 | 6º ano ao Ensino Médio |
Teatro | Sexta | 13h15 – 14h45 | 2º ao 5º ano |
Violão | Terça e Quinta | 13h15 – 14h15 | A partir do 2º ano |
Violão | Terça e Quinta | 14h30 – 15h30 | A partir do 2º ano |
Atividades
Clube de Inovação
Grade de Horários
Atividade | Dia da Semana | Horário | Público |
---|---|---|---|
Clube Inovação | Quinta | 13h05 – 14h35 | EF1 e EF2 |
Clube Inovação | Quinta | 14h45 – 16h15 | EF1 e EF2 |
Clube Inovação | Quinta | 18h30 – 20h | EF1 e EF2 |
Clube Inovação | Sexta | 13h05 – 14h35 | EF1 e EF2 |
Atividades
Basquete
A prática do Basquete visa estimular o desenvolvimento de capacidades motoras, intensificar a concentração e agilidade nos reflexos, proporcionar o aumento da resistência muscular e fortalecer o sistema cardiovascular. Por ser um esporte coletivo, potencializa a sociabilidade e favorece a autonomia na tomada de decisões.
Esportes de Aventura
Os Esportes de Aventura vêm se tornando, nos últimos anos, cada vez mais conhecidos, contribuindo com a prática regular de crianças e adolescentes na busca pela aventura e diversão que estas atividades proporcionam. Durante as aulas extracurriculares, os alunos vivenciam modalidades de Parkour, Escalada, Rapel adaptado, Slackline, Skate, entre muitas outras práticas adaptadas ao ambiente escolar.
Futebol Society
O futebol society é uma versão adaptada do futebol tradicional, jogada em campos menores e com times de 7 jogadores (6 na linha e 1 goleiro). Essa modalidade é ideal para crianças, pois permite maior participação no jogo, proporcionando mais toques na bola, finalizações e gols, o que torna o aprendizado mais dinâmico e divertido.
Por ser jogado em um espaço reduzido, o futebol society, assim como o Futsal, favorece o desenvolvimento técnico das crianças de forma mais rápida e eficiente. Além disso, possui regras específicas e diferenças como o tamanho e o peso da bola, as dimensões do campo e a duração dos jogos, que são adaptadas para atender às necessidades dessa faixa etária.
No aspecto físico, o society ajuda a desenvolver habilidades essenciais como resistência muscular e cardiovascular, força, coordenação motora e agilidade. Já fora das quatro linhas, valores importantes para a vida são desenvolvidos como respeito, trabalho em equipe, persistência e disciplina.
Essa modalidade é uma excelente oportunidade para que as crianças se divirtam, aprendam e cresçam, tanto no esporte quanto no desenvolvimento pessoal.
Futsal
O futsal, também chamado de futebol de salão, é um esporte coletivo semelhante ao futebol de campo, porém possui regras específicas e diferencia-se, por exemplo, pelo número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo. O jogo é disputado entre duas equipes com 5 jogadores em cada uma.
A prática regular do futsal busca desenvolver, através de uma formação adequada, as habilidades técnicas e táticas específicas da modalidade, na qual a criança exercitará suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico do futsal. Os estímulos são introduzidos progressivamente respeitando o desenvolvimento da criança, considerando a moderação na fase de iniciação.
Ginástica Rítmica
A modalidade extracurricular de Ginástica Rítmica desenvolve nas crianças a coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, consciência corporal, entre outras capacidades físicas.
Na GR as crianças executam uma série coreográfica (individual ou coletiva) que combina elementos corporais e rítmicos, com mãos livres ou com a manipulação dos aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maças, ampliando e estimulando a exploração dos movimentos de maneira harmoniosa, potencializando a criatividade, o trabalho em grupo e a autoestima.
Kung Fu
O Kung Fu, mais conhecido como Wushu, é uma luta oriental, originária da China, e que surgiu da observação dos movimentos dos animais. Nas aulas extracurriculares, os/as alunos/as podem conhecer um pouco mais sobre o contexto histórico e cultural desta arte milenar, além de desenvolver a agilidade e capacidade de resposta rápida, o equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade, além do foco e concentração. Como a prática se baseia principalmente nos movimentos dos animais, torna-se uma atividade muito atrativa para as crianças.
Street Dance
O Street Dance é uma modalidade na qual as crianças aprendem movimentos específicos da dança de rua, desenvolvendo a flexibilidade, coordenação motora, musicalidade, acrobacias de chão, agilidade e força, além de conhecer a cultura e filosofia desta arte, que se manifesta na realidade gestual do indivíduo, por meio de movimentos coordenados e harmoniosos, fazendo do corpo uma forma de comunicação. Nas aulas extracurriculares, os/as alunos/as, vivenciam diversos estilos inseridos na Dança de Rua, como Freestyle, Breaking, Popping, Locking, entre tantos outros, cada um com sua identidade e estilos próprios, que fazem parte da cultura Hip Hop.
Tecido Aéreo
O Tecido Aéreo é uma modalidade originalmente circense de acrobacia aérea executada em um longo tecido suspenso. Os movimentos exigem de seu praticante não apenas força, mas também conhecimento e controle sobre seu corpo e mente.
A criatividade, noções de segurança e responsabilidade são habilidades fundamentais desenvolvidas na prática do Tecido Aéreo.
Vôlei
O ensino do Voleibol nas atividades extracurriculares, contribui no desenvolvimento físico, afetivo, social e cognitivo. Desenvolve habilidades motoras como velocidade, resistência, força e mobilidade. Como todo esporte coletivo, beneficia o trabalho em equipe, concentração e cooperação, além de ser uma prática estimulante e de grande motivação.
Grade de Horários
Atividade | Dia da Semana | Horário | Público |
---|---|---|---|
Basquete | Terça e Quinta | 13h20 – 14h20 | A partir do 4º ano e EF2 |
Basquete | Terça e Quinta | 18h35 – 19h35 | A partir do 4º ano e EF2 |
Esportes de Aventura | Terça e Quinta | 18h30 – 19h30 | 1º ao 5º ano |
Futebol Society | Terça e Quinta | 17h – 18h | 3º ao 5º ano |
Futsal | Segunda e Quarta | 13h20 – 14h20 | 3º e 4º ano |
Futsal | Segunda e Quarta | 13h20 – 14h20 | 5º ano |
Futsal | Segunda e Quarta | 13h20 – 14h20 | EF2 |
Futsal | Segunda e Quarta | 18h30 – 19h30 | 1º e 2º ano |
Futsal | Segunda e Quarta | 18h30 – 19h30 | 3º ao 5º ano |
Futsal | Segunda e Quarta | 18h50 – 19h50 | EF2 e EM |
Futsal | Terça e Quinta | 13h15 – 14h15 | 1º e 2º ano |
Futsal Feminino | Terça e Quinta | 14h20 – 15h20 | EF2 |
Ginástica Rítmica | Segunda e Quarta | 13h20 – 14h20 | 1º e 2º ano |
Ginástica Rítmica | Segunda e Quarta | 13h20 – 14h20 | 3º ao 5º ano |
Ginástica Rítmica | Segunda e Quarta | 14h25 – 15h25 | 1º e 2º ano |
Ginástica Rítmica | Segunda e Quarta | 14h25 – 15h25 | 3º ao 5º ano |
Ginástica Rítmica | Terça e Quinta | 18h30 – 19h30 | 1º e 2º ano |
Ginástica Rítmica | Terça e Quinta | 18h30 – 19h30 | 3º ao 5º ano |
Kung Fu | Segunda e Quarta | 18h30 – 19h30 | 1º ao 5º ano |
Kung Fu | Terça e Quinta | 13h15 – 14h15 | 1º ao 5º ano |
Street Dance | Segunda e Quarta | 18h30 – 19h30 | EF1 |
Tecido Aéreo | Segunda e Quarta | 17h – 18h | 1º ao 5º ano |
Tecido Aéreo | Segunda e Quarta | 18h30 – 19h30 | EF1 |
Tecido Aéreo | Terça e Quinta | 13h20 – 14h20 | 1º ao 5º ano |
Tecido Aéreo | Terça e Quinta | 14h25 – 15h25 | A partir do 1º ano (F1/F2) |
Tecido Aéreo | Terça e Quinta | 17h – 18h | EF2 / EM |
Tecido Aéreo | Terça e Quinta | 18h50 – 19h50 | EF2 |
Vôlei | Segunda e Quarta | 14h25 – 15h25 | EF2 |
Vôlei | Segunda e Quarta | 18h50 – 19h50 | EF2 |
Com o intuito de ampliar a formação bilíngue dos alunos, iniciou-se em 2022 cursos e oficinas na Comunitária Extracurricular.
O objetivo principal é proporcionar maior exposição à língua estrangeira e atuar em consonância com a concepção de ensino e aprendizagem da ECC, na qual os idiomas são objetos de estudo e ferramentas para acesso a novos conhecimentos. Nessa perspectiva, a intenção é permitir que os estudantes possam aprimorar, retomar e sofisticar o conhecimento do idioma, intensificando seu uso em diferentes contextos e dinâmicas.
Atividades
Inglês
Os cursos incluem:
Relatório de aproveitamento.
Trabalho com diferentes habilidades, de acordo com faixa etária.
Foco na produção oral (speaking).
Uso de tecnologias – pesquisas/jogos/websites.
Instrumentos avaliativos ao longo do semestre.
Grade de Horários
Fundamental 1
Atividade | Dia da Semana | Horário / Turma | Público |
---|---|---|---|
Inglês | Terça e Quinta | 13h15 – 14h05 Discovery | 1º ano |
Inglês | Segunda e Quarta | 13h15 – 14h05 Connections | 2º ano |
Inglês | Terça e Quinta | 11h25 – 12h15 Connections | 2º ano |
Inglês | Terça e Quinta | 13h15 – 14h05 Connections | 2º ano |
Inglês | Terça e Quinta | 14h30 – 15h20 Connections | 2º ano |
Inglês | Terça e Quinta | 14h30 – 15h20 Challenges | 3º ano |
Inglês | Segunda e Quarta | 13h15 – 14h05 Exploration | 4º ano |
Inglês | Segunda e Quarta | 14h30 – 15h20 Exploration | 4º ano |
Inglês | Terça e Quinta | 18h30 – 19h20 Exploration | 4º ano |
Inglês | Segunda e Quarta | 13h15 – 14h05 Action | 5º ano |
Inglês | Segunda e Quarta | 15h30 – 16h20 Action | 5º ano |
Fundamental 2
Atividade | Dia da Semana | Horário / Turma | Público |
---|---|---|---|
Inglês | Segunda e Quarta | 14h30 – 15h20 Teen´s Talk 2 | 8º e 9º ano |
Inglês | Terça e Quinta | 13h15 – 14h05 Teen´s Talk 2 | 8º e 9º ano |