Pular para o conteúdo

Educação Infantil

item.image.title

A Educação Infantil, nas suas quatro séries (Infantil 1, 2, 3 e 4), recebe as crianças a partir dos 2 anos, oferecendo uma proposta de educação integral, por meio do cotidiano das práticas educativas que envolvem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. 

Por meio de um ambiente acolhedor, com amplos espaços internos e externos, e de atividades e vivências lúdicas simbólicas, as crianças interagem expressando seus desejos e sentimentos, gerando descobertas, aprendizagens, socialização e desenvolvimento de valores como o respeito, a cooperação e a partilha.

A Educação Infantil da Escola Comunitária de Campinas proporciona um ambiente acolhedor, onde as crianças interagem com outros adultos e conhecem novos colegas, expandindo seu repertório de experiências. Oferecemos espaços lúdicos e brincadeiras que permitem às crianças explorarem seu próprio corpo, reconhecerem a si mesmas e ao próximo.

Colocamos em prática os direitos fundamentais da criança, proporcionando momentos como colocar o pé na areia, mexer na água e observar as transformações ao seu redor. Estimulamos o desenvolvimento de hipóteses provisórias e a capacidade de confrontá-las com outras ideias que surgem ao longo do caminho.

Valorizamos a troca entre os colegas e o poder de influência da natureza em nosso cotidiano. Através de nossos espaços e interações cuidadosamente planejadas, buscamos proporcionar às crianças a oportunidade de brincar e vivenciar plenamente a infância, respeitando sua individualidade e promovendo um crescimento saudável e feliz.

Na Educação Infantil da Escola Comunitária, cada dia é uma nova descoberta e um convite para ser criança.

Durante todo o ano escolar, o curso Infantil mantém um contato constante com as famílias, comunicando o que é vivido pelas crianças através de portfólios físicos e canais digitais.

As famílias são mantidas informadas sobre o desenvolvimento dos alunos, o que permite um acompanhamento mais próximo e colaborativo entre a Escola e os responsáveis, construindo uma relação de confiança e parceria.  

A Educação Infantil apresenta, através dos Campos de Experiências, uma metodologia lúdica e dinâmica que incentiva o protagonismo da criança e o respeito ao ritmo de cada um.

Os espaços na Escola são vistos como oportunidades de interação e aprendizado. Eles desempenham um papel importante no diálogo entre os educadores e as crianças, possibilitando a exploração de desafios e propostas. Os parques e os brinquedos funcionam como grandes laboratórios.

A cozinha é considerada um espaço de contato com receitas específicas, onde as crianças trabalham conceitos como medidas, peso e transformação dos alimentos, além de promover interações sociais. Os quintais, a sala de aula e outros ambientes também são explorados, permitindo que as crianças interajam e explorem as proposições trazidas pelos educadores.

Outros espaços, como a sala de música, oferecem questões acústicas, materiais e instrumentos, proporcionando às crianças novos conhecimentos e uma percepção de si mesmas diante desses materiais. As aulas de inglês também se conectam com os projetos em andamento, permitindo que as crianças se sintam inseridas em um contexto de uma nova língua e cultura estrangeira.

Todos os espaços na Escola são explorados e permeados pelas crianças de maneira significativa para elas.