Ensino Fundamental 1
No Ensino Fundamental 1 promovemos a educação integral das crianças, desenvolvendo diversas competências e habilidades que são essenciais para o seu crescimento. Nosso currículo é projetado para estimular o pensamento crítico, cultivar o compromisso com o aprendizado, promover o autoconhecimento e fortalecer as relações interpessoais.
Adotamos uma variedade de metodologias que favorecem o desenvolvimento da criatividade e incentivam a conduta autônoma, a autoconfiança, a autoestima e a iniciativa das crianças. Além disso, trabalhamos para desenvolver a responsabilidade pessoal e a compreensão dos direitos e deveres, bem como para cultivar hábitos e atitudes positivas para o trabalho em grupo e a convivência escolar.
Nosso objetivo é proporcionar às crianças experiências significativas que contribuam para o seu desenvolvimento integral, permitindo que adquiram conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para o aprendizado ao longo da vida e para o seu crescimento pessoal.
- Introdução
- Diferenciais
- Estrutura
O Ensino Fundamental 1 da Escola Comunitária tem como prioridade o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo aspectos intelectuais, sociais, culturais e emocionais, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular, que guia nosso trabalho educacional.
Nossa abordagem inclui a realização de projetos em sala de aula, tanto em equipe como individualmente, além de assembleias escolares, incluindo Assembleias de Classe e de Curso. Incentivamos ativamente os alunos a assumirem papéis de protagonismo em todas as atividades, estimulando assim a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades críticas e de opinião.
Valorizamos tanto o autoconhecimento quanto o conhecimento do outro, elementos fundamentais nesse processo educacional. Incentivamos trocas significativas em todas as etapas do ensino, incluindo perguntas desafiadoras propostas pelos próprios alunos e investigações em grupo, ampliando assim o conhecimento adquirido.
No Ensino Fundamental 1, adotamos práticas pedagógicas cuidadosamente planejadas para promover o desenvolvimento integral dos alunos, visando o aprimoramento de competências e habilidades essenciais. Destacamos especialmente os projetos de classe e individuais, que incentivam a participação ativa e o protagonismo das crianças, bem como as assembleias, que proporcionam espaços de diálogo e interação entre os alunos.
Além disso, oferecemos aos alunos espaços externos, como os quintais das salas de aula e a Praça da Amizade, que possibilitam a realização de diversas atividades, tanto individuais quanto em grupo. Complementando esses espaços, temos os Laboratórios Maker, de Ciências e de Informática, bem como a sala de metodologias ativas, que proporcionam ambientes propícios para o aprendizado prático e interativo.
Na Escola Comunitária, estamos sempre empenhados em criar um ambiente escolar que inspire aprendizado e crescimento. Nosso Projeto Político Pedagógico é constantemente revisado para garantir que ofereçamos uma experiência educacional enriquecedora. Todos os espaços, incluindo o parque, são projetados para ir além das salas de aula, com o objetivo de promover interações, momentos lúdicos e a aplicação prática do conhecimento acadêmico.
As disciplinas ministradas por especialistas, como Inglês, Música, Artes e Educação Física, são integradas de forma harmoniosa ao trabalho das professoras titulares. Nossas salas de aula são adaptadas para facilitar o trabalho em grupo e apresentações, permitindo que os alunos compartilhem o que aprenderam em diferentes momentos e espaços da escola.
Além disso, a Escola Comunitária conta com espaços como o Laboratório de Ciências e o Maker, onde as atividades desenvolvidas estão sempre conectadas a temas de trabalho específicos e proporcionam experiências contextualizadas para os alunos.