Educação Infantil
A Educação Infantil, composta por quatro séries (Infantil 1, 2, 3 e 4), acolhe crianças a partir dos 2 anos, proporcionando uma experiência educacional integral. Nossa abordagem se baseia no cotidiano enriquecido por práticas educativas que englobam convivência, brincadeiras, participação ativa, exploração, expressão e autoconhecimento.
Em um ambiente caloroso e inclusivo, com espaços amplos tanto internos quanto externos, promovemos atividades e experiências lúdicas e simbólicas. Aqui, as crianças têm a oportunidade de interagir livremente, expressando seus desejos e sentimentos. Essa interação é a essência de descobertas emocionantes, aprendizados significativos, socialização enriquecedora e cultivo de valores fundamentais, tais como respeito, cooperação e partilha.
Introdução
Diferenciais
Estrutura
A Educação Infantil da Escola Comunitária oferece um ambiente acolhedor e estimulante, promovendo interações significativas entre as crianças e os adultos, além de oportunidades para conhecerem novos colegas, ampliando assim seu repertório de experiências. Nossos espaços são cuidadosamente projetados para proporcionar atividades lúdicas e brincadeiras que incentivam a exploração do próprio corpo e a interação com o ambiente ao redor, permitindo que as crianças se reconheçam e compreendam o mundo que as cerca.
Em conformidade com os direitos fundamentais da criança, proporcionamos momentos enriquecedores de contato com a natureza, de colocar o pé na areia e de mexer na água, possibilitando a observação e compreensão das transformações do meio ambiente. Além disso, incentivamos o desenvolvimento do pensamento crítico ao estimular a criação de hipóteses provisórias e a capacidade de confrontá-las com diferentes ideias, promovendo assim o desenvolvimento cognitivo e social.
Valorizamos a importância da interação entre os colegas e reconhecemos o poder transformador da natureza em nosso cotidiano. Por meio de espaços e interações cuidadosamente planejados, buscamos proporcionar às crianças uma infância plena e feliz, onde o brincar é valorizado como uma forma essencial de aprendizado e desenvolvimento. Respeitamos a individualidade de cada criança, promovendo um ambiente inclusivo que favorece um crescimento saudável e equilibrado.
Na Educação Infantil da Escola Comunitária, cada dia é uma nova oportunidade de descoberta e de vivência da infância, onde o aprendizado se dá de forma natural e prazerosa.
Durante todo o ano letivo, o curso de Educação Infantil mantém um contato contínuo com as famílias, comunicando as experiências vivenciadas pelas crianças por meio de portfólios físicos e canais digitais. Essa prática visa manter as famílias informadas sobre o progresso e desenvolvimento dos alunos, possibilitando um acompanhamento mais próximo e colaborativo entre a Escola e os responsáveis. Essa troca constante de informações contribui para a construção de uma relação de confiança e parceria sólida.
A Educação Infantil adota uma abordagem metodológica baseada nos Campos de Experiências, que oferece uma vivência lúdica e dinâmica. Essa metodologia visa estimular o protagonismo da criança e respeitar o ritmo de aprendizado de cada uma.
Os espaços na Escola são concebidos como oportunidades para interação e aprendizado, desempenhando um papel crucial no diálogo entre educadores e crianças, que possibilita a exploração de desafios e propostas. Os parques e os brinquedos são encarados como verdadeiros laboratórios de descoberta.
A cozinha é vista como um ambiente para experimentação de receitas específicas, onde as crianças trabalham conceitos como medidas, peso e transformação dos alimentos, ao mesmo tempo em que promovem interações sociais. Os quintais, as salas de aula e outros espaços são igualmente explorados, permitindo que as crianças interajam e explorem as propostas apresentadas pelos educadores.
Outros ambientes, como a sala de música, oferecem oportunidades para explorar questões acústicas, materiais e instrumentos, enriquecendo o repertório de conhecimento das crianças e sua percepção sobre si mesmas em relação a esses elementos. As aulas de inglês são integradas aos projetos em andamento, proporcionando às crianças uma imersão em uma nova língua e cultura estrangeira.
Todos os espaços na Escola são explorados de maneira significativa pelas crianças, contribuindo para seu desenvolvimento e aprendizado.
Saiba mais sobre o Ensino Infantil
-
- Ensino Infantil
- Notícias
Crianças do Infantil 1 vivenciam projeto de afeto, investigação e descobertas
Por: Thaís Daros, professora do Infantil 1 Na semana de 18 a 22 de agosto, as crianças do Infantil 1C, do período da tarde, realizaram propostas de aproximação com o contexto do livro literário Plural: a história de um urso singular, da autora Ana Lasevicius. A obra narra a trajetória de um urso em processo […]
2 meses atrás
-
- Colunistas
- Ensino Infantil
- Notícias
Encerramento do Projeto “As Estações da Natureza e do Coração”
Por Professora Cínthya Ceará No dia 29 de maio, vivemos um momento muito especial na escola com o encerramento do projeto “As Estações da Natureza e do Coração”, inspirado no livro As Estações de Dentro de Mim, de Bianca Pozzi, que em seu caminhar promoveu reflexões significativas sobre os sentimentos, as emoções, a amizade e […]
4 meses atrás
-
- Ensino Fundamental 2
- Ensino Infantil
- Notícias
Cobertura da 34ª Olimpíada ECC
4 meses atrás
-
- Colunistas
- Ensino Infantil
- Notícias
Famílias do Infantil 3B visitam a exposição Árvore-mãe, da artista Vera Ferro
Por Tina Gonçalez, coord. do Núcleo de Artes Um dos objetivos da Galeria de Arte Francisco Biojone é sensibilizar o olhar de todos que frequentam a escola para a arte. A aproximação entre o artista e a instituição ocorre de forma natural, promovendo a construção de um repertório cultural que abrange diversas vertentes das artes […]
4 meses atrás