Education and Race Relations
History
The Education and Race Relations group, which is responsible for discussing anti-racist education, arose from a movement of mothers at ECC, which gave rise to the Anti-Racist Collective at ECC. Following the emergence of the collective, various actions began to take place inside and outside the school on racial issues.
One of these actions was the invitation from the Board of Directors, based on a proposal put forward by the Anti-Racist Collective, for a training experience from an anti-racist perspective. The “Education and Race Relations” course, offered by Ação Educativa, provides an opportunity to learn about different aspects of Afro-Brazilian culture and its interrelations with society, with an emphasis on education.
Eight members of the school (including management, coordination, administrative and teaching staff, as well as mothers and fathers of students) took the course with the aim of mobilizing the school community about education in an anti-racist environment and promoting participatory self-evaluation, as proposed by Ação Educativa in its methodology for Quality Indicators in Education – Education and Racial Relations in Schools.
For this mobilization and application of the methodology, a Guardian Group is to be set up. This group is responsible for studying the materials, planning and stimulating the mobilization of the school community, holding meetings with the community to explain the proposal of the Indicators of Quality in Education and preparing the necessary materials, and contributing to the organization of the application of the self-evaluation.
Guardian Group
The Guardian Group is made up of members from all parts of the school: from mothers and fathers to administrative and teaching staff and students. Keeping the guardian group heterogeneous in its representation of the school is extremely important for planning the self-evaluation and engaging the school community in the other actions to be carried out.
Everyday life
Timeline
-
Lançamento do Protocolo Antirracista da ECC
Dentro das ações de enfrentamento ao racismo, rumo a uma escola antirracista, iniciou-se, em 2023, a construção do Protocolo Antirracista da Escola Comunitária. O processo contou com a participação ativa de representantes das famílias e de profissionais das áreas pedagógica e administrativa, com assessoria da “Ser Antirracista”. Esse grupo se reuniu em diversos momentos de formação e elaboração participativa, e o resultado foi a versão inicial do protocolo, que foi apresentada à comunidade escolar em outubro. O protocolo contém orientações para toda a comunidade escolar sobre o passo a passo que deve ser realizado em casos de racismo.
-
Autoavaliação Participativa
Durante o mês de outubro aconteceu a segunda parte da Autoavaliação Participativa, evento coletivo para responder um conjunto de perguntas sobre Educação e Relações Raciais.
-
Lançamento do livro Sobrevivendo ao Racismo
A educadora e colunista da revista CartaCapital Luana Tolentino esteve presente na Escola Comunitária para o lançamento do seu mais recente livro: “Sobrevivendo ao racismo: Memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil”.
-
Expo Ensino
Durante sua participação na Expo Ensino, a Escola Comunitária realizou uma oficina que envolveu a diversidade racial no contexto da educação antirracista. Com tinta guache, os participantes misturaram as cores até que a coloração se aproximasse do seu tom de pele.
-
Encontro de formação com Paula Batista
A equipe administrativa participou da finalização da formação antirracista, iniciada em 14/07. O encontro abordou a identificação das manifestações de racismo no ambiente escolar e apresentou uma diversidade de estratégias educativas de prevenção e intervenção.
-
Encontro de formação com Paula Batista
A equipe administrativa se reuniu para discutir a importância da construção de uma escola antirracista. A conversa foi mediada por Paula Batista, idealizadora da empresa Ser Antirracista, jornalista, educadora antirracista e mestra em divulgação científica e cultural pela Unicamp.
-
Encontro com Tainá Santos
Encontro online com Tainá Santos, historiadora e coordenadora de projetos da Casa Sueli Carneiro, para aprender e discutir sobre os 20 anos da Lei 10.639. A legislação inclui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas.
-
Rotas Afro
Estudo do meio na cidade de Campinas com a equipe do Rotas Afro atendendo exclusivamente as famílias da Escola Comunitária de Campinas. A atividade envolveu uma caminhada pelo centro de Campinas reconhecendo pontos históricos da cidade que permeiam a história e a cultura afro, voltada para crianças, pais e profissionais da escola.
-
Encontro antirracista com oficinas para Fundamental 2 e Ensino Médio
Sábado letivo para os alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio com a temática Antirracista. Atividades e oficinas foram oferecidas para refletir sobre a importância da cultura africana e das práticas antirracistas.
-
Equipe de Ajuda da ECC cria ação antirracista
A partir de situações de conflito que surgiram na escola, integrantes da Equipe de Ajuda criaram uma ação antirracista, que consistiu em uma pesquisa para saber como está o racismo no ambiente escolar.
-
15º Congresso para professores e famílias
“O futuro é agora: superando o racismo no Brasil”. Palestra com Luana Tolentino, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, professora de História da Educação Básica desde 2008, colunista da revista Carta Capital e pesquisadora do NEIA (Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade – UFMG).
-
Sábado letivo de vivências da educação antirracista
Com o objetivo de ampliar vivências da Educação Antirracista, as crianças do 2º ao 5º ano estiveram na escola para uma manhã de atividades. Teve confecção de bonecas africanas, conhecidas como abayomis, brincadeiras e jogos africanos, músicas, contação de histórias e instalação de artes.
-
Autoavaliação Participativa
Mães, pais e funcionários estiveram na escola para realizar a primeira parte da Autoavaliação Participativa. O encontro foi dividido em três momentos: apresentação da proposta para a comunidade escolar; discussão em grupos para responder um conjunto de perguntas sobre diferentes temas de educação e relações raciais; e plenária para finalização do encontro.
-
Encontro da equipe pedagógica com Jacqueline Damázio
Encontro online da equipe pedagógica da ECC com Jacqueline Damázio, Pedagoga e Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo da Prefeitura de Campinas.
-
Encontro da equipe administrativa com Jacqueline Damázio
A equipe administrativa se reuniu para participar de uma conversa com Jacqueline Damázio, que trouxe como tema o necessário enfrentamento do racismo estrutural. No primeiro momento, falou da necessidade de entendermos o conceito de equidade racial, reconhecendo que não somos todos iguais e que precisamos garantir a pluralidade. No segundo momento, Jacqueline realizou uma dinâmica da “caminhada dos privilégios”.
-
Encontro com Ângela Soligo
Encontros de formação da equipe pedagógica com Ângela Soligo, docente colaboradora da Faculdade de Educação da Unicamp e membro da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER).
-
Conselho de Representantes de reúne com Grupo Guardião
Grupo composto por alunos representantes de sala do Fundamental 2 e Ensino Médio realizaram um encontro com membros do Grupo Guardião para formalizar a participação dos estudantes na construção de uma educação/escola antirracista.
-
Live com Ângela Soligo
Conversa sobre cotas e sua importância na democratização de oportunidades.
-
Palestra com Jacqueline Damázio
Encontro da equipe pedagógica do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio ECC com Jacqueline Damázio, Pedagoga e Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo da Prefeitura de Campinas, para avançar nas reflexões e ações para uma escola antirracista.
-
Roda de Conversa da Equipe de Ajuda
3ª Roda de Conversa da Equipe de Ajuda do Ensino Fundamental 2 abordando o racismo e outros temas.
-
Formação antirracista para a equipe pedgógica
Formação antirracista para a equipe pedagógica com a participação de membros do Coletivo Antirracista na ECC.
-
Encontro com Jacqueline Damázio
Encontro online com Jacqueline Damázio, Pedagoga e Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa da Prefeitura Municipal de Campinas.
-
Encontro online com Luana Tolentino
Bate-papo sobre como o racismo está presente em atitudes e ações no nosso cotidiano.
-
Encontro de formação online com a equipe de coordenação da ECC
A equipe de coordenação da ECC realizou um encontro de formação online com a participação do Coletivo Antirracista na ECC. O tema central foi a reflexão e o planejamento de ações voltadas para a construção de uma educação e escola antirracistas.
-
Encontro online com Luana Tolentino
Bate-papo sobre como o racismo está presente em atitudes e ações no nosso cotidiano.
-
Encontro do Coletivo Antirracista e equipe pedagógica
Encontro entre o Coletivo Antirracista na ECC e a equipe pedagógica teve como tema central “Por que falar sobre antirracismo na ECC?”.
-
Curso “Educação e Relações Raciais"
O Centro de Formação da Ação Educativa coordenou o curso “Educação e Relações Raciais”, que contou com a participação de representantes de pais/mães, funcionários das áreas pedagógica e administrativa e gestores.
-
Série de vídeos com o tema “Postura Antirracista”
No Mês da Consciência Negra, lançamos a série Postura Antirracista, publicada diariamente com 5 episódios. Os vídeos, publicados em 5 episódios, são os resultados dos trabalhos realizados pelos alunos dos 9ºˢ anos. Com reflexões, a partir das aulas de História, os alunos descrevem suas impressões sobre o processo histórico de segregação das raças e etnias que resultaram em extermínio de diversos povos.
Indications
Literature
Audiovisual
Culture

Blackberries
Author: Emicida
Publisher: Companhia das Letrinhas
Year of publication: 2019
Children’s Literature

Author: Kiusam de Oliveira
Publisher: Mazza Edições
Year of publication: 2010
Children’s Literature

Racism and Anti-racism in Education Rethinking Our School
Author: Eliane dos Santos Cavalleiro
Publisher: Selo Negro
Year of publication: 2001

A Look Beyond Borders – Education and Race Relations
Author: Nilma Lino Gomes (Orgs)
Publisher: Autêntica Editora
Year of publication: 2017

Author: Bell Hooks
Publisher: Editora Elefante
Year of publication: 2019
Reading age: 12 and over

Rediscussing Mestizaje in Brazil – National Identity versus Black Identity
Author: Kabengele Munanga
Publisher: Autêntica
Year of publication: 2019

500 Years of Education in Brazil
Authors: Cynthia Greive Veiga, Eliane Marta Santos Teixeira Lopes, Luciano Mendes de Faria Filho
Publisher: Autêntica
Year of publication: 2000

Author: Luana Tolentino
Publisher: Mazza Edições
Year of publication: 2021
Unicef – PIA (Anti-racist Early Childhood)

My Heroes: Brazil’s Black Personalities game

It consists of an educational card game, which aims to publicize in a playful way the black personalities who have contributed to the country’s history. Focusing mainly on children and black youth, the aim is to allow them to see their ethnic peers in a positive light, representing engineers, geographers, doctors, writers and other areas of knowledge on the cards, to show that black people are not intellectually inferior, as scientific racism claims, and thus contribute to strengthening their racial identity and possibly increasing their self-esteem.
Source: https://afrohistoricos.com.br/
Suitable age: +3 years
Memorelas Game – Brazilian Women Memory Game
Cecerelê


Memorelas is a memory game with 15 illustrated pairs + 1 pair of blank pieces for you to draw and include the woman you want in your game + 1 booklet with mini biographies of the women. It’s not just a memory game, there are up to 3 options to play.
Source: https://www.cecerele.com.br/pd-8dc467-memorelas-jogo-de-memoria-das-mulheres-brasileiras.html
Indication: +4 years