Skip to content

Education and Race Relations

item.image.title

History

The Education and Race Relations group, which is responsible for discussing anti-racist education, arose from a movement of mothers at ECC, which gave rise to the Anti-Racist Collective at ECC. Following the emergence of the collective, various actions began to take place inside and outside the school on racial issues.

One of these actions was the invitation from the Board of Directors, based on a proposal put forward by the Anti-Racist Collective, for a training experience from an anti-racist perspective. The “Education and Race Relations” course, offered by Ação Educativa, provides an opportunity to learn about different aspects of Afro-Brazilian culture and its interrelations with society, with an emphasis on education.

Eight members of the school (including management, coordination, administrative and teaching staff, as well as mothers and fathers of students) took the course with the aim of mobilizing the school community about education in an anti-racist environment and promoting participatory self-evaluation, as proposed by Ação Educativa in its methodology for Quality Indicators in Education – Education and Racial Relations in Schools.

For this mobilization and application of the methodology, a Guardian Group is to be set up. This group is responsible for studying the materials, planning and stimulating the mobilization of the school community, holding meetings with the community to explain the proposal of the Indicators of Quality in Education and preparing the necessary materials, and contributing to the organization of the application of the self-evaluation.

Guardian Group

The Guardian Group is made up of members from all parts of the school: from mothers and fathers to administrative and teaching staff and students. Keeping the guardian group heterogeneous in its representation of the school is extremely important for planning the self-evaluation and engaging the school community in the other actions to be carried out.

Everyday life

Nenhum post encontrado
  • Lançamento do Protocolo Antirracista da ECC

    Dentro das ações de enfrentamento ao racismo, rumo a uma escola antirracista, iniciou-se, em 2023, a construção do Protocolo Antirracista da Escola Comunitária. O processo contou com a participação ativa de representantes das famílias e de profissionais das áreas pedagógica e administrativa, com assessoria da “Ser Antirracista”. Esse grupo se reuniu em diversos momentos de formação e elaboração participativa, e o resultado foi a versão inicial do protocolo, que foi apresentada à comunidade escolar em outubro. O protocolo contém orientações para toda a comunidade escolar sobre o passo a passo que deve ser realizado em casos de racismo.

  • Autoavaliação Participativa

    Durante o mês de outubro aconteceu a segunda parte da Autoavaliação Participativa, evento coletivo para responder um conjunto de perguntas sobre Educação e Relações Raciais.

  • Lançamento do livro Sobrevivendo ao Racismo

    A educadora e colunista da revista CartaCapital Luana Tolentino esteve presente na Escola Comunitária para o lançamento do seu mais recente livro: “Sobrevivendo ao racismo: Memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil”.

  • Expo Ensino

    Durante sua participação na Expo Ensino, a Escola Comunitária realizou uma oficina que envolveu a diversidade racial no contexto da educação antirracista. Com tinta guache, os participantes misturaram as cores até que a coloração se aproximasse do seu tom de pele.

  • Encontro de formação com Paula Batista

    A equipe administrativa participou da finalização da formação antirracista, iniciada em 14/07. O encontro abordou a identificação das manifestações de racismo no ambiente escolar e apresentou uma diversidade de estratégias educativas de prevenção e intervenção.

  • Encontro de formação com Paula Batista

    A equipe administrativa se reuniu para discutir a importância da construção de uma escola antirracista. A conversa foi mediada por Paula Batista, idealizadora da empresa Ser Antirracista, jornalista, educadora antirracista e mestra em divulgação científica e cultural pela Unicamp.

  • Encontro com Tainá Santos

    Encontro online com Tainá Santos, historiadora e coordenadora de projetos da Casa Sueli Carneiro, para aprender e discutir sobre os 20 anos da Lei 10.639. A legislação inclui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas.

  • Rotas Afro

    Estudo do meio na cidade de Campinas com a equipe do Rotas Afro atendendo exclusivamente as famílias da Escola Comunitária de Campinas. A atividade envolveu uma caminhada pelo centro de Campinas reconhecendo pontos históricos da cidade que permeiam a história e a cultura afro, voltada para crianças, pais e profissionais da escola.

  • Encontro antirracista com oficinas para Fundamental 2 e Ensino Médio

    Sábado letivo para os alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio com a temática Antirracista. Atividades e oficinas foram oferecidas para refletir sobre a importância da cultura africana e das práticas antirracistas.

  • Equipe de Ajuda da ECC cria ação antirracista

    A partir de situações de conflito que surgiram na escola, integrantes da Equipe de Ajuda criaram uma ação antirracista, que consistiu em uma pesquisa para saber como está o racismo no ambiente escolar.

  • 15º Congresso para professores e famílias

    “O futuro é agora: superando o racismo no Brasil”. Palestra com Luana Tolentino, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, professora de História da Educação Básica desde 2008, colunista da revista Carta Capital e pesquisadora do NEIA (Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade – UFMG).

  • Sábado letivo de vivências da educação antirracista

    Com o objetivo de ampliar vivências da Educação Antirracista, as crianças do 2º ao 5º ano estiveram na escola para uma manhã de atividades. Teve confecção de bonecas africanas, conhecidas como abayomis, brincadeiras e jogos africanos, músicas, contação de histórias e instalação de artes.

  • Autoavaliação Participativa

    Mães, pais e funcionários estiveram na escola para realizar a primeira parte da Autoavaliação Participativa. O encontro foi dividido em três momentos: apresentação da proposta para a comunidade escolar; discussão em grupos para responder um conjunto de perguntas sobre diferentes temas de educação e relações raciais; e plenária para finalização do encontro.

  • Encontro da equipe pedagógica com Jacqueline Damázio

    Encontro online da equipe pedagógica da ECC com Jacqueline Damázio, Pedagoga e Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo da Prefeitura de Campinas.

  • Encontro da equipe administrativa com Jacqueline Damázio

    A equipe administrativa se reuniu para participar de uma conversa com Jacqueline Damázio, que trouxe como tema o necessário enfrentamento do racismo estrutural. No primeiro momento, falou da necessidade de entendermos o conceito de equidade racial, reconhecendo que não somos todos iguais e que precisamos garantir a pluralidade. No segundo momento, Jacqueline realizou uma dinâmica da “caminhada dos privilégios”.

  • Encontro com Ângela Soligo

    Encontros de formação da equipe pedagógica com Ângela Soligo, docente colaboradora da Faculdade de Educação da Unicamp e membro da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER).

  • Conselho de Representantes de reúne com Grupo Guardião

    Grupo composto por alunos representantes de sala do Fundamental 2 e Ensino Médio realizaram um encontro com membros do Grupo Guardião para formalizar a participação dos estudantes na construção de uma educação/escola antirracista.

  • Live com Ângela Soligo

    Conversa sobre cotas e sua importância na democratização de oportunidades.

  • Palestra com Jacqueline Damázio

    Encontro da equipe pedagógica do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio ECC com Jacqueline Damázio, Pedagoga e Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo da Prefeitura de Campinas, para avançar nas reflexões e ações para uma escola antirracista.

  • Roda de Conversa da Equipe de Ajuda

    3ª Roda de Conversa da Equipe de Ajuda do Ensino Fundamental 2 abordando o racismo e outros temas.

  • Formação antirracista para a equipe pedgógica

    Formação antirracista para a equipe pedagógica com a participação de membros do Coletivo Antirracista na ECC.

  • Encontro com Jacqueline Damázio

    Encontro online com Jacqueline Damázio, Pedagoga e Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa da Prefeitura Municipal de Campinas.

  • Encontro online com Luana Tolentino

    Bate-papo sobre como o racismo está presente em atitudes e ações no nosso cotidiano.

  • Encontro de formação online com a equipe de coordenação da ECC

    A equipe de coordenação da ECC realizou um encontro de formação online com a participação do Coletivo Antirracista na ECC. O tema central foi a reflexão e o planejamento de ações voltadas para a construção de uma educação e escola antirracistas.

  • Encontro online com Luana Tolentino

    Bate-papo sobre como o racismo está presente em atitudes e ações no nosso cotidiano.

  • Encontro do Coletivo Antirracista e equipe pedagógica

    Encontro entre o Coletivo Antirracista na ECC e a equipe pedagógica teve como tema central “Por que falar sobre antirracismo na ECC?”.

  • Curso “Educação e Relações Raciais"

    O Centro de Formação da Ação Educativa coordenou o curso “Educação e Relações Raciais”, que contou com a participação de representantes de pais/mães, funcionários das áreas pedagógica e administrativa e gestores.

  • Série de vídeos com o tema “Postura Antirracista”

    No Mês da Consciência Negra, lançamos a série Postura Antirracista, publicada diariamente com 5 episódios. Os vídeos, publicados em 5 episódios, são os resultados dos trabalhos realizados pelos alunos dos 9ºˢ anos. Com reflexões, a partir das aulas de História, os alunos descrevem suas impressões sobre o processo histórico de segregação das raças e etnias que resultaram em extermínio de diversos povos.