Ensino Fundamental 1
No Ensino Fundamental 1 promovemos a educação integral das crianças, desenvolvendo diversas competências e habilidades que são essenciais para o seu crescimento. Nosso currículo é projetado para estimular o pensamento crítico, cultivar o compromisso com o aprendizado, promover o autoconhecimento e fortalecer as relações interpessoais.
Adotamos uma variedade de metodologias que favorecem o desenvolvimento da criatividade e incentivam a conduta autônoma, a autoconfiança, a autoestima e a iniciativa das crianças. Além disso, trabalhamos para desenvolver a responsabilidade pessoal e a compreensão dos direitos e deveres, bem como para cultivar hábitos e atitudes positivas para o trabalho em grupo e a convivência escolar.
Nosso objetivo é proporcionar às crianças experiências significativas que contribuam para o seu desenvolvimento integral, permitindo que adquiram conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para o aprendizado ao longo da vida e para o seu crescimento pessoal.
Introdução
Diferenciais
Estrutura
O Ensino Fundamental 1 da Escola Comunitária tem como prioridade o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo aspectos intelectuais, sociais, culturais e emocionais, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular, que guia nosso trabalho educacional.
Nossa abordagem inclui a realização de projetos em sala de aula, tanto em equipe como individualmente, além de assembleias escolares, incluindo Assembleias de Classe e de Curso. Incentivamos ativamente os alunos a assumirem papéis de protagonismo em todas as atividades, estimulando assim a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades críticas e de opinião.
Valorizamos tanto o autoconhecimento quanto o conhecimento do outro, elementos fundamentais nesse processo educacional. Incentivamos trocas significativas em todas as etapas do ensino, incluindo perguntas desafiadoras propostas pelos próprios alunos e investigações em grupo, ampliando assim o conhecimento adquirido.
No Ensino Fundamental 1, adotamos práticas pedagógicas cuidadosamente planejadas para promover o desenvolvimento integral dos alunos, visando o aprimoramento de competências e habilidades essenciais. Destacamos especialmente os projetos de classe e individuais, que incentivam a participação ativa e o protagonismo das crianças, bem como as assembleias, que proporcionam espaços de diálogo e interação entre os alunos.
Além disso, oferecemos aos alunos espaços externos, como os quintais das salas de aula e a Praça da Amizade, que possibilitam a realização de diversas atividades, tanto individuais quanto em grupo. Complementando esses espaços, temos os Laboratórios Maker, de Ciências e de Informática, bem como a sala de metodologias ativas, que proporcionam ambientes propícios para o aprendizado prático e interativo.
Na Escola Comunitária, estamos sempre empenhados em criar um ambiente escolar que inspire aprendizado e crescimento. Nosso Projeto Político Pedagógico é constantemente revisado para garantir que ofereçamos uma experiência educacional enriquecedora. Todos os espaços, incluindo o parque, são projetados para ir além das salas de aula, com o objetivo de promover interações, momentos lúdicos e a aplicação prática do conhecimento acadêmico.
As disciplinas ministradas por especialistas, como Inglês, Música, Artes e Educação Física, são integradas de forma harmoniosa ao trabalho das professoras titulares. Nossas salas de aula são adaptadas para facilitar o trabalho em grupo e apresentações, permitindo que os alunos compartilhem o que aprenderam em diferentes momentos e espaços da escola.
Além disso, a Escola Comunitária conta com espaços como o Laboratório de Ciências e o Maker, onde as atividades desenvolvidas estão sempre conectadas a temas de trabalho específicos e proporcionam experiências contextualizadas para os alunos.
Saiba mais sobre o Ensino Fundamental 1
-
- Colunistas
- Ensino Fundamental 1
- Notícias
Alunos dos 5ºs anos criam animações sobre sustentabilidade com Scratch
Por: Equipe do Laboratório de Informática e professoras dos 5ºs anos Em setembro, os alunos dos 5ºs ano se tornaram verdadeiros “Pequenos Cidadãos” por meio de um projeto que uniu tecnologia e conscientização social. Usando a plataforma Scratch, eles transformaram o aprendizado sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em animações interativas, mostrando como suas […]
1 semana atrás
-
- Colunistas
- Ensino Fundamental 1
- Notícias
Alunos dos 4ºˢ anos realizam Estudo do Meio ao Masp
Por: Luisa Gerin Nos dias 3, 4 e 5 de setembro, os estudantes dos 4ºˢ anos participaram de um Estudo do Meio no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), reconhecido como um dos mais importantes museus de arte da América Latina. A atividade faz parte dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Artes […]
2 semanas atrás
-
- Ensino Fundamental 1
- Notícias
Cerimônia marca início da 35ª edição dos Jogos da Primavera
Por: Clara Viana No último sábado (18), aconteceu a cerimônia de abertura da 35ª edição dos Jogos da Primavera. Durante esta semana, de 20 a 24 de outubro, os alunos do 1º ao 5º ano participaram de uma variedade de práticas, tematizadas nas aulas de Educação Física e que promovem o espírito de equipe e […]
2 semanas atrás
-
- Ensino Fundamental 1
- Ensino Fundamental 2
- Notícias
Aula coletiva com estudantes do 4º e 7º anos promove troca de conhecimentos sobre o Cerrado
Por: Clara Viana No dia 5 de setembro, os alunos do 4º ano E do Ensino Fundamental 1 e do 7º ano D do Ensino Fundamental 2 participaram de uma aula coletiva sobre o desmatamento no Cerrado. A atividade teve como objetivo identificar e compreender a extensão desse problema ambiental, que impacta significativamente o bioma. […]
4 semanas atrás