Alunos do 3º ano C promovem vivência reflexiva sobre discriminação racial e saúde
Por Betina Mantoan
Como parte do projeto de classe “Vida saudável, um direito de todos”, as crianças do 3º ano C desenvolveram uma atividade sobre a discriminação racial.
A partir de uma questão formulada pelos próprios alunos: “Por que discriminam as pessoas pela cor da pele e como isso interfere na vida saudável delas?”, as crianças embarcaram em uma jornada de reflexão e aprendizado sobre as implicações da discriminação na vida saudável das pessoas.
Inspirados nas obras “Tintas Polvo” e “Polvo color Wheels”, da artista Adriana Varejão, que exploram a diversidade de cores e texturas encontradas na pele humana, as crianças realizaram experimentos com tintas de diferentes tonalidades, representando a variedade de cores de pele existentes.
Durante a atividade, as crianças discutiram sobre os estereótipos e preconceitos associados à cor da pele, bem como seus impactos na saúde e no bem-estar das pessoas.
“Os alunos realizaram experimentos com tintas “cor da pele”, refletindo que há uma variedade enorme de cores de pele e que a convivência respeitosa entre todos é possível de acontecer”, diz a professora Ana Luisa Sobral.
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