Alunos do 3º ano purificam água suja utilizando filtro caseiro em experimento
Por Clara Viana:
Em um filtro caseiro feito de garrafa PET, foram organizados, nesta ordem: algodão, areia, terra e pedras. Por fim, adicionou-se a água suja, que foi rapidamente purificada pelos estudantes do 3º ano em um experimento de filtração, tornando-a adequada para o uso humano.
Essa atividade, além de fazer alusão à Semana Mundial da Água, também integra o projeto “Vida Saudável”. A experiência no laboratório foi uma das etapas da proposta sobre sustentabilidade , que vem sendo trabalhada desde o início do semestre.
Anteriormente, em sala de aula, os estudantes aprenderam sobre a importância da água e as dificuldades enfrentadas por quem não tem acesso a ela em condições adequadas para consumo. “Perguntamos aos alunos se sabiam que muitos não têm alcance aos serviços de saneamento básico, fato que muitos desconheciam. Para aprofundar o tema, utilizamos o contexto da purificação da água, abordando a necessidade de uma tratamento para torná-la limpa para tarefas de uso humano”, explicou a professora Marilena Bueno.
As crianças ficaram surpresas ao transformar água suja em limpa de forma rápida, utilizando materiais que são facilmente encontrados em casa. Durante as discussões com os colegas, mencionaram até uma possibilidade de filtrar a água de um rio para tratá-la e depois utilizá-la em atividades como lavar carros, calçadas e outras tarefas.
O projeto “Vida Saudável” está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Estilos de Vida Sustentáveis da Unesco, que vem sendo trabalhado na Escola Comunitária. Além do tema da água, até o final do primeiro semestre, serão abordados em sala de aula outros pontos relacionados ao saneamento básico, com o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças sobre um tema tão essencial.