Pular para o conteúdo

Por Betina Mantoan

Na última semana, os alunos dos 5ºˢ anos se envolveram em uma atividade prática para compreender o ciclo da água na natureza. A proposta consistia em construir maquetes que representassem esse ciclo e compartilhar suas aprendizagens com os colegas.

A atividade faz parte de um estudo mais amplo sobre as diferentes aplicações da água e seu uso consciente, no qual os estudantes identificaram as principais utilidades da água em suas atividades cotidianas e discutiram os possíveis problemas relacionados a essas aplicações. Os alunos tinham como objetivo, também, o estudo das propriedades da água, seus estados físicos e o ciclo que ocorre na natureza.

A construção das maquetes foi apenas um dos recursos utilizados para a aprendizagem desse ciclo. Após a conclusão das maquetes, os alunos do 5º ano A compartilharam suas aprendizagens com os demais colegas do 5º ano B, dando início a uma troca de conhecimentos enriquecedora.

“Os estudantes se envolveram de forma criativa e participativa, tornando o aprendizado mais dinâmico. Durante a construção da maquete, os alunos verbalizaram que compreenderam o ciclo da água na natureza de uma forma muito significativa”, diz a professora Ana Rosa Mendes.

[agni_gallery img_caption=”yes” lightbox=”custom-gallery” type=”1″ column=”1″ img_url=”16881,16882,16883,16884,16885,16886,16887,16888,16889″]?Ákilla Magalhães