Alunos dos 5ºˢ anos fazem uma jornada de aprendizagem sobre educação financeira
Por Vanessa Janssen
Neste ano de 2023 os quintos anos iniciaram o trabalho com o Projeto de Educação Financeira, como um projeto piloto, sugerido e orientado pela coordenação de curso. Um dos objetivos e estratégias desse projeto foi propor às crianças que pensassem ações do dia a dia que envolvessem no que e quanto gastam, onde podem economizar, guardar, obter rentabilidade e como realizar sonhos… Além disso, debaterem sobre “Consumo X Consumismo”.
No final do semestre passado, a turma do 5⁰ ano D, havia feito uma proposta de construir uma loja. Foi uma ideia motivadora que provocou nas crianças o planejamento da construção: desde a escolha do nome, os artigos para venda, dinheiro em circulação… Aproveitando o talento da turma nos trabalhos manuais, ficou acordado que cada criança, que quisesse, poderia produzir um brinquedo de sucata, fazer dobraduras, desenhos, pulseirinhas, colares, livros esquecidos nas prateleiras de casa, criações diversas… Além disso, a necessidade de fazer cálculos para pensar no valor dos produtos (precificação).
Fizemos a escolha do nome da loja que passou a ser chamada de “Beehive” com a justificativa pelo seu significado, “colmeia”. Pensando no trabalho colaborativo e de grupo das abelhas, fazia-se sentido nomear a loja com essa sugestão, pois o trabalho seria feito por todos!
Para as crianças poderem comprar na loja, receberam uma “mesada estudantil” no valor de 60 reais (dinheiro impresso de forma simbólica), que foi pago sempre no final de cada mês. Precisaram pensar individualmente no dinheiro que seria poupado e na quantia destinada para o consumo dos artigos na loja.
Com a leitura do livro “O Gênio do Crime” que aborda o conflito referente a venda de figurinhas clandestinas para o Álbum de Futebol, as professoras pensaram na construção do álbum de figurinhas da turma, com fotos de vários momentos do primeiro semestre e de cada aluno(a) e professoras. O álbum e pacotinhos de figurinhas foram vendidos na loja “Beehive” para as crianças vivenciarem a gestão do dinheiro e pensarem sobre o consumo.
Pensando no planejamento da loja “Beehive”, convidamos o Sandro (administrador da Cantina) para ser entrevistado pela turma. Cada grupo de crianças elaborou questões envolvendo ideias sobre empreendedorismo, uso do dinheiro, administração e o preço dos alimentos. Foi um momento muito rico e importante para a coleta de informações para o Projeto.
No dia 6 de outubro foi inaugurada a loja da turma do 5º D, “Beehive”, trazendo muito sucesso, entusiasmo e situações diversas de aprendizagem.
A loja contou primeiramente com o empreendedorismo das meninas que dedicaram-se a pensar nos produtos, no tempo na confecção em casa, no valor para venda. Além disso, a venda tão esperada do álbum de figurinhas da turma! E para abrilhantar, a chegada dos consumidores!
No momento da vivência foi possível notar situações que merecem ser destacadas: planejamento, organização, empreendedorismo, lucro, controle do consumo, pesquisa e espera para as promoções futuras, perda do dinheiro (gerando frustração), negociação de empréstimo e juros e criação de ideias para a próxima abertura da loja.
Na última edição da loja, final de novembro, foi feita a “Black Friday”, que provocou a turma a pensar na porcentagem dos descontos, os produtos que poderiam ser confeccionados para a venda no sentido de atrair mais consumidores. E desta forma foi encerrada a loja com muito sucesso e aprendizagens!