Pular para o conteúdo

Os quintos anos estudam no Projeto de Classe o tema “Construindo caminhos: quem somos nós?”. E para aproximar as crianças do tema, foi proposto a elaboração da “Árvore da família”, com objetivo de investigarem a própria história familiar. As descobertas foram narradas no dia da apresentação do trabalho e as crianças foram percebendo as diferenças e semelhanças nas diversas histórias familiares.

 

Confira abaixo os depoimentos das famílias sobre o trabalho:

Ficamos muito emocionados com a grandiosidade desse Projeto que levou a discussões, reflexões e questionamentos importantíssimos e necessários, para o início da formação de uma consciência crítica. De maneira muito organizada e lúdica, conceitos como respeito, igualdade, empatia, origem das famílias e diversidade, foram sendo desenvolvidos e estruturados nas cabecinhas das crianças. Muito orgulhosa dessa turminha, das professoras e da ECC. Que as crianças possam ser a ponte para um futuro melhor, contribuindo para uma sociedade mais justa e humana. Parabéns! Lindo trabalho!” (Elisangela e Fábio)

 

“Ficamos muito felizes e emocionados com a discussão que se iniciou sobre o projeto. Os temas trazem um  conhecimento sobre a importância da história do país e sobre a diversidade tão ampla que existe aqui. Entendemos que é tão importante e fundamental essa discussão em grupo para o amadurecimento e entendimento da origem de tanta discussão necessária que é feita hoje em dia. Muito importante entender nosso papel na sociedade, como um lugar mais justo e igual para todos. Com certeza, o exercício do respeito, empatia, igualdade irá nortear nossas crianças a querer um mundo melhor para todos. Parabéns aos professores e alunos envolvidos pelo lindo trabalho!” (Leticia e Gustavo)

“O projeto é muito interessante, aborda temas que são bastantes relevantes na sociedade e de importante reflexão. Além disso, possibilita às crianças pesquisarem mais sobre suas origens, entrando assim em contato com sua história através dos tempos e compreendendo melhor como foram formadas as famílias. Fiquei muito feliz por poder compartilhar com o João Pedro momentos de acompanhar e ouvir um pouco das histórias das nossas famílias, descobrir nomes de ancestrais que eu não conhecia e montar a árvore. Estão de parabéns pelo trabalho feito (escola, professoras e crianças). Continuem instigando a curiosidade com criatividade e despertando o interesse em vivenciar a diversidade de uma maneira melhor”. (Ana Cláudia)

“Muito bonito e interessante o trabalho dessa turminha!!! Parabéns!!! Os temas trazidos por esse projeto nos fazem pensar sobre nossas origens, sobre como vivemos nos dias atuais e como queremos viver nos próximos anos! Temas que acabam virando assunto durante nossas conversas aqui em casa! Temas importantes e fundamentais para o amadurecimento e crescimento das nossas crianças! Mais uma vez parabéns à todos, excelente trabalho e que sigam este ano com mais descobertas, debates e muito aprendizado!” (Marina)

“ADOREI o Projeto! A sensação que ficou foi: “como eu gostaria ter sido aluna da Comunitária” e uma gratidão imensa por minha filha estudar em uma escola como a ECC. O Projeto aborda temas muito importantes de forma linda e lúdica, proporcionando a interdisciplinaridade e a oportunidade de reflexão não apenas para as crianças, como também para nós, como família e indivíduos, que vivemos em uma sociedade tão desigual e avessa às diferenças. Discutir sobre respeito, solidariedade, empatia, diversidade e igualdade são de fundamental importância, assim como o conhecimento de nossas origens mostra-se essencial para possibilitar uma análise da realidade de forma crítica, enxergando as oportunidades de se fazer “ponte”, a partir da união uns com os outros, visando superar nossos medos e transformar o mundo em um lugar melhor para todos. Parabéns!” (Juliana Seixas)

“O Projeto é maravilhoso, completo, bem estruturado, aborda diversos assuntos e disciplinas e, mais que tudo, torna as crianças mais humanas. Lindíssimo! Estão de parabéns! Fiquei impressionada. Sensacional como vocês conseguiram relacionar tantos temas e disciplinas dentro de um mesmo conteúdo e valorizar os nossos familiares e nossas origens. Orgulhosa por a Melissa estudar nesta escola! Parabéns novamente!” (Michelli Ruesta)

“Adoramos todo o material apresentado, um ótimo trabalho desenvolvido, até aqui, pelas professoras e pelas crianças! Parabéns! Muito bem estruturado e organizado, que facilita o entendimento de forma leve, mesmo com temas tão complexos e desafiadores como este. O envolvimento da família está sendo muito interessante também, pudemos revisitar nossas memórias e resgatar fatos e lembranças que, muitas vezes, pela correria do dia a dia, são esquecidos… nossas origens, nossas histórias e perceber toda trajetória vivida, às vezes de vitórias e às vezes de fracassos, mas que nos fazem aprender, crescer e evoluir, corrigindo nossos erros mas preservando costumes e tradições de acordo com a origem de cada um, respeitando diferenças, combatendo velhos preconceitos, mas sempre com o cuidado de não gerarmos novos!” (Família Malvestiti)

[agni_image img_url=”11195″ img_link=”1″][agni_image img_url=”11196″ img_link=”1″][agni_image img_url=”11197″ img_link=”1″]