Pular para o conteúdo

Por Marilda Pastori e Mileine Picarelli

A diversidade é um aspecto inegável da vida. Aprender a conviver bem e respeitar as diferenças a partir da própria vivência, reflexões e ações concretas promovem a formação de uma cultura da paz.

No sábado letivo, de 01 de abril, a equipe docente do curso propôs um percurso reflexivo acompanhado de ações concretas e criativas junto às crianças.

O fio condutor aconteceu por meio do tema: “Eu não sou você e você não é eu. Mas somos um grupo enquanto somos capazes de ser eu e você ser você” .

Ao longo da manhã tivemos ações concretas representando a importância das individualidades e do coletivo para refinar o olhar e atitudes  para a diversidade.

Feitura de lanternas expostas no corredor do curso, jogos e atividades cooperativas, tessitura da colcha de retalhos foram dando forma, cor, corpo para o planejamento intencional para esse tema.

Foi uma manhã potente!

Passado esse mês, compartilhamos a conclusão da confecção da Colcha de Retalhos, com “a mão” de todos e todas.

Convidamos vocês para apreciarem, na passagem da sala de Música para a Praça da Amizade a nossa arte simbolizada em cada retalho trazido para esse dia a individualidade, a história de vida da criança revelando a importância do outro e do coletivo na construção das suas relações interpessoais para uma cultura da Paz.

Participantes: 1° ano A/B/C/D/E, 2° ano A/B/C/D/E, 4° ano D e E, 5° ano A/B/C/D, professores das séries acima e especialistas, monitores, assistentes administrativas escolares, orientação educacional, coordenação pedagógica do EF1.