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Por Betina Mantoan

Na última sexta-feira, dia 10 de novembro, os estudantes dos 5ºˢ anos do Ensino Fundamental 1 participaram do Congresso de Projetos Individuais. Essa iniciativa é fruto de um trabalho que teve início no 2º ano, destacando-se como uma experiência enriquecedora para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.

O Projeto Individual é uma proposta pedagógica que permite aos estudantes escolherem um tema de seu interesse, a partir do 2º ano. Com a orientação e mediação das professoras, eles realizam pesquisas, registram dados coletados e compartilham suas descobertas com os colegas e a professora da sala. Essa prática não apenas estimula a curiosidade, mas também promove a autonomia e a responsabilidade na construção do conhecimento.

Ao chegar ao 5º ano, o Projeto Individual assume uma nova dimensão. As apresentações agora transcendem as paredes da sala de aula, proporcionando uma experiência única no Congresso de Projetos Individuais. Nesse evento, os alunos têm a oportunidade de comunicar suas aprendizagens para estudantes e professores de outras salas, ampliando a troca de conhecimento e fortalecendo os laços entre as turmas.

Essa abordagem não apenas enriquece o processo de aprendizado, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais ao longo do Ensino Fundamental 1. A capacidade de comunicar as descobertas, lidar com emoções em diferentes contextos, aprender colaborativamente e despertar o interesse por temas diversos são aspectos essenciais trabalhados nessa experiência educacional.

Fotos: Ákilla Magalhães